O que é um verbo no participio?

Perguntado por: Lourenço Lopes Abreu  |  Última atualização: 19. Dezember 2021
Pontuação: 4.1/5 (59 avaliações)

Nas gramáticas, o particípio é uma forma nominal de um verbo que tem várias funções, podendo funcionar como um substantivo, adjetivo, advérbio e também pode ser utilizada na construção de frases compostas.

O que é verbo particípio exemplos?

Integrante das formas nominais do verbo, o Particípio indica uma ação já finalizada ou relacionada com o passado e caracteriza-se pela terminação -ADO e –IDO. Ele, também, possibilita a formação de tempos verbais compostos. Além disso, o particípio pode ter a função de adjetivo. O pai era muito folgado.

Quais são os verbos do particípio?

O particípio indica uma ação que já se encontra finalizada.
...
Verbos que têm apenas particípio irregular
  • Verbo dizer: dito;
  • Verbo fazer: feito;
  • Verbo escrever: escrito;
  • Verbo pôr: posto;
  • Verbo ver: visto;
  • Verbo vir: vindo:
  • Verbo abrir: aberto;
  • Verbo cobrir: coberto.

O que é um verbo no particípio?

O particípio, assim como o infinitivo e o gerúndio, é uma forma nominal do verbo. Recebe essa nomenclatura porque, ao lado do seu valor verbal, desempenha função de nomes. O particípio, assim como o infinitivo e o gerúndio, é uma das formas nominais do verbo. ...

Qual particípio usar?

Com os verbos ter e haver, devemos usar o particípio regular (marcado pelas terminações -ado ou -ido). Por exemplo: "Ele tinha salvado o arquivo" e "Ela havia prendido o dedo". Já com o ser e o estar, emprega-se o irregular: "Ele foi salvo por um herói" e "Os bandidos estão presos".

Uso do verbo no PARTICÍPIO

26 questões relacionadas encontradas

Quando usar os verbos no particípio?

O particípio é uma das formas nominais dos verbos. É usado para indicar o estado de uma ação depois de terminada, transmitindo, assim, a conclusão da ação verbal. É utilizado principalmente na formação dos tempos compostos e nas locuções verbais.

Quando se usa o participio passado?

PARTICÍPIO PASSADO O particípio passado é usado nos tempos verbais compostos e na voz passiva. O particípio passado é formado a partir do infinitivo, retirando-se a terminação -ar, -er ou -ir e adicionando-se a terminação correspondente.

O que são verbos defectivos dê exemplos?

São exemplos de alguns verbos defectivos: adequar, falir, doer, reaver, abolir, banir, brandir, carpir, colorir, delir, explodir, ruir, exaurir, demolir, puir, delinqüir, fulgir (resplandecer), feder, aturdir, bramir, esculpir, extorquir, retorquir, soer (costumar: ter costume de), etc. ...

O que é voz passiva exemplos?

Voz passiva é uma construção sintática em que um objeto direto passa a ocupar a posição de sujeito, ou seja, é a maneira de como o verbo se expressa em relação ao sujeito, que no caso da passiva, ele sofre a ação. O bolo foi comprado pelos funcionários. A casa da mãe foi reformada pelo filho.

O que é modo subjuntivo exemplos?

O modo subjuntivo é aquele que apresenta o fato, a ação, mas de maneira incerta, imprecisa, duvidosa ou eventual. Este é o modo verbal exigido nas orações que dependem de outros verbos. Exemplos: Talvez ele chegue mais tarde.

Quais são os verbos gerúndio?

Exemplos de verbos no gerúndio
  • Verbo cantar: cantando.
  • Verbo pular: pulando.
  • Verbo correr: correndo.
  • Verbo viver: vivendo.
  • Verbo ouvir: ouvindo.
  • Verbo sentir: sentindo.

Como identificar um particípio irregular?

Quando os verbos no particípio terminam em -ado ou -ido, são regulares. Quando apresentam outras terminações, são irregulares.

O que é um verbo auxiliar?

Os verbos auxiliares são aqueles que auxiliam na conjugação de outros verbos e por isso recebem esse nome. Eles se unem ao verbo principal na formação dos tempos compostos e das locuções verbais. Os principais verbos auxiliares no português são o ser, o estar, o ter e o haver.

Quando o particípio é adjetivo?

Todos os particípios passados são adjetivos desde que usados em frases predicativas, ou seja, com verbo copulativo (ser, estar, ficar parecer, permanecer, tornar-se, revelar-se,..).

O que é verbo no infinitivo exemplos?

1) infinitivo – é o verbo em seu estado natural, terminando em ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr). 2) infinitivo pessoal – é aquele que, como o próprio nome diz, se refere às pessoas do discurso. Exemplos: para eu amar, para tu amares, para ele amar, para nós amarmos, para vós amardes, para eles amarem.

Como escrever na voz passiva?

A voz passiva pode ser formada por dois processos: analítico e sintético. Constrói-se da seguinte maneira: Verbo SER + particípio do verbo principal. Por exemplo: A escola será pintada.

Como escrever frases na voz passiva?

Voz passiva analítica

Normalmente, é usado o verbo ser como verbo auxiliar. Como verbo principal pode ser usado qualquer verbo transitivo, que aceite complementos. A voz passiva analítica é construída da seguinte forma: Sujeito paciente + verbo auxiliar + particípio + preposição + agente da passiva.

O que é voz ativa e passiva?

A diferença entre a voz ativa e a voz passiva é que na voz ativa o sujeito pratica a ação expressa pelo verbo e na voz passiva o sujeito sofre a ação expressa pelo verbo. Frase na voz ativa: O menino comeu o iogurte.

Quais são os verbos defectivos?

Existem alguns verbos que não apresentam conjugação completa, ou seja, não têm todas as formas, não sendo, portanto, conjugados em determinados modos, tempos e pessoas. São os chamados verbos defectivos.

Quais são os tipos de verbos defectivos?

Verbos defectivos são verbos que não apresentam conjugações completas, ou seja, que não possuem todas as formas verbais, não sendo conjugados em todas as pessoas, tempos ou modos.
...
Tipos de defectividade verbal
  • Verbo colorir;
  • Verbo demolir;
  • Verbo banir;
  • Verbo abolir;
  • Verbo retorquir.

Quais são os verbos classificados como abundantes?

Verbos abundantes são verbos cuja conjugação apresenta duas formas equivalentes de particípio: um particípio regular e um particípio irregular.
...
Exemplos de verbos abundantes:
  • ganhar;
  • pagar;
  • eleger;
  • acender;
  • imprimir;
  • exprimir.

O que é particípio passado no inglês?

O Past Participle (particípio passado) é uma forma verbal utilizada como estruturas complementares de alguns tempos verbais e ainda, pode desempenhar o papel de adjetivos.

Como se usa o particípio passado com o verbo trabalhar?

em particípio pretérito: trabalhado.

Quando se usa o past perfect?

O past perfect é usado para expressar uma ação que ocorreu no passado antes de uma outra ação ter ocorrido. Esse tempo verbal é marcado pela forma: Sujeito + had + verbo principal no particípio passado + complemento The movie had already started when I got home yesterday.

Artigo anterior
O que são processos administrativos?
Artigo seguinte
O que é estudar filosofia?