O que é pesquisa com animais?

Perguntado por: Letícia Castro de Azevedo  |  Última atualização: 16. November 2024
Pontuação: 4.9/5 (42 avaliações)

Os testes com animais são experimentos realizados com a utilização de animais, chamados cobaias, a fim de produzir conhecimento científico aos seres humanos, como a elaboração de novas drogas, novos métodos cirúrgicos, vacinas, terapia genética etc.

O que é uso de animais em pesquisas?

A experimentação animal pode ser entendida como a prática de realizar intervenções em animais vivos ou recém-abatidos com a finalidade de beneficiar o conhecimento científico.

Quem pesquisa sobre animais?

A Comissão de Ética no Uso de Animais é formada por diversos profissionais, dentre eles médicos-veterinários, biólogos, zootecnistas e um membro da Sociedade Protetora de Animais. Juntos, eles avaliam todos os projetos que utilizam animais na Instituição.

Qual a importância da realização de pesquisas com animais?

O progresso tecnológico, como a fabricação de novos medicamentos, técnicas de cirurgia ou diagnósticos devem à experimentação animal os benefícios que hoje desfruta a humanidade.

Quais são os principais princípios éticos para pesquisa com animais?

É na educação e consciência de cada pessoa, que deseja trabalhar com animais, que deve estar incutido o princípio de minimizar a utilização, suprimir a dor, evitar o sofrimento e o estresse dos animais.

Uso de animais na pesquisa científica

37 questões relacionadas encontradas

Quais os principais argumentos a favor e contra a pesquisa com uso de animais?

Isso não é uma forma de exploração? A favor: Os testes com animais beneficiam também os próprios animais, pois são usados no desenvolvimento de rações, vacinas e medicamentos veterinários. Contra: Nem sempre os resultados obtidos em animais são os mesmos obtidos posteriormente em humanos.

Por que os animais não devem ser usados em testes científicos?

1- Menos de 2% das doenças humanas são observadas em animais. 2- Testes em animais e os resultados nos humanos concordam somente de 5 a 25% das vezes. 3- 95% das drogas homologadas por testes em animais são imediatamente descartadas como desnecessárias ou perigosas ao humanos.

Quais são as vantagens dos testes em animais?

Testes com animais também foram essenciais para a descoberta de anestésicos, de antibióticos e dos anti-inflamatórios, de fármacos para o controle da hipertensão arterial e diabetes, da dor e da asma, para tratamento da ansiedade, dos antidepressivos, dos quimioterápicos, e dos hormônios anticoncepcionais.

Quais são os argumentos contra do uso de animais para pesquisa?

Os testes feitos em animais podem causar problemas duradouros para a saúde da criatura. Além disso, muitas das vezes o animal utilizado em testes acaba sendo morto depois que os experimentos acabam. Isso quando não é usado para outras sessões de testagem.

Quais são as consequências dos testes em animais?

Desde então, esta prática se tornou comum a fim de realizar testes estéticos em diferentes tipos de animais. A experimentação serve para confirmar a segurança das substâncias contidas nos produtos. Dentre as consequências, estão a dor, cegueira, convulsão, queimaduras, hemorragias e, principalmente, a morte do animal.

Quais são os animais mais utilizados em pesquisa?

Macacos, cachorros, coelhos, porquinhos-da-índia, bovinos e aves são algumas das espécies mais utilizadas pelos cientistas.

Porque os animais são usados como cobaias?

Os animais servem como uma ferramenta para entender seus efeitos no organismo. Por lei, medicamentos devem passar por diversos testes in vivo, ou seja, com seres vivos, antes da sua aprovação. Para descobrir se uma droga é segura e eficaz, inicialmente é testada em animais e só depois em humanos.

É ético usar animais em pesquisas científicas?

Toda pesquisa depende do bem-estar animal. Usar animais em alguns tipos de pesquisas ainda é uma necessidade, mas manter o seu bem-estar é uma obrigação dos pesquisadores e da instituição! Ao contrário do que muitos pensam, um biotério não é sinônimo de sofrimento ou estresse animal. Não é e nem pode ser!

Como substituir o uso de animais em pesquisas?

Cultura de células e tecidos como alternativa à pesquisa com animais. A cultura de células e tecidos é uma alternativa muito eficiente que levou a avanços científicos significativos, impactando positivamente a saúde humana. Sua aplicação possibilitou ainda a redução do número de animais utilizados em pesquisa.

Quantos animais são usados em testes?

De acordo com a Coligação Europeia para o Fim das Experiências em Animais cerca de 115 milhões de animais são usados em pesquisas, por ano, em todo o mundo, sendo que três milhões morrem.

Quantos animais são usados em testes no Brasil?

A resposta foi que, em 2021, foi autorizado o uso de 4,07 milhões de animais no país. Quase a metade era de roedores, seguidos por 600 mil aves, 429 mil peixes, 413 mil equinos e 170 mil suínos. Já no rol dos menos utilizados, figuram os primatas não humanos (4.062 bichos) e os répteis (3.684).

Quantos animais morrem por causa de testes?

Debate ganhou força no Brasil após caso envolvendo cães da raça beagle. Só na Europa estima-se que 3 milhões de bichos morrem anualmente em testes científicos, mas ONG alerta que números podem ser ainda maiores.

O que a lei diz sobre testes em animais?

No Brasil, essas orientações já eram obrigatórias desde 1998, de acordo com o artigo 32 da Lei 9.605 contra crimes ambientais”, explica. O texto do artigo 32 da Lei 9.605 afirma que é proibido abusar, maltratar, ferir e mutilar animais de todo tipo, com pena de detenção de três meses a um ano.

O que diz a lei sobre o uso de animais em testes científicos?

Foi publicada nesta semana, no Diário Oficial da União, a Resolução nº 58, de 24 de fevereiro de 2023, que proíbe o uso de animais em pesquisas científicas de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes.

Porque defender testes em animais?

Estudos com animais: Considerações éticas importantes que você precisa conhecer. Pesquisas com animais vêm sendo conduzidas há muito tempo. Um dos principais argumentos para os testes em animais é o fato de que podemos gerar dados que serão úteis para o tratamento de doenças em humanos.

É permitido fazer testes em animais no Brasil?

O Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), publicou uma resolução que proíbe o uso de animais em pesquisa, desenvolvimento e controle de cosméticos, produtos de higiene pessoal e perfumes.

Quais são os produtos que são testados em animais?

Empresas que testam em animais: Bic Corporation, Cândida/Q'Boa, Clorox, Colgate Palmolive, Elizabeth Arden, Estee Lauder, Glaxo Smith Kline, Johnson&Johnson, L'Occitane, L'oreal, Mary Kay, Maybelline, Pfizer, Procter&Gamble, Reckitt&Benckiser, ReNu Bausch&Lomb, Schering-Plough, Unilever (lista da PETA), é recomendável ...

Qual a sua opinião sobre o uso de animais em testes de laboratório?

Entre os pesquisadores, a opinião é unânime: os bichos são imprescindíveis para os experimentos. Por isso, são permitidos no mundo todo; e sem eles não há como desenvolver novos remédios e tratamentos — a ciência médica poderia decretar falência no país. “O uso de animais em experimentos não é opcional.

Quando começou o uso de animais em pesquisas científicas?

Em 1638, foi publicado o experimento de William Harvey (1578-1657), destinado ao estudo da fisiologia da circulação sanguínea, no qual foi realizado o primeiro uso sistemático de animais em atividades científicas, oportunidade em que foram utilizadas mais de oitenta espécies de animais (RAYMUNDO; GOLDIN, 2002).

O que você acha do uso de animais em experimentos científicos Justifique sua resposta?

O uso de animais com objetivos científicos é uma prática comum que vem sendo empregada desde a Antiguidade, mas para que essa prática seja aceitável do ponto de vista ético e exponha resultados eficazes, é dever do especialista a consciência de que o animal que está sendo utilizado como cobaia é um ser vivo e como tal ...

Artigo anterior
Qual é a parte mais interna da Terra?
Artigo seguinte
Quais são os principais tipos de plásticos recicláveis?