Quais são os tipos de pronomes pessoais?
Perguntado por: Dinis Jaime Gomes Carneiro Esteves | Última atualização: 2. Juni 2025Pontuação: 4.6/5 (72 avaliações)
Os pronomes pessoais oblíquos átonos são: me, te, lhe, o, a, se, nos, vos, lhes, os, as, se. Os oblíquos tônicos são: mim, ti, ele, ela, si, nós, vós, eles, elas, si. Exemplo de pronome oblíquo átono: Entreguei-lhe o livro para autografar.
Quais são os tipos de pronomes que existem?
Há seis tipos de pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, interrogativos e relativos. Pronomes podem ser classificados em seis tipos diferentes.
O que é pronome pessoal exemplos?
Os pronomes pessoais referem-se às pessoas do discurso, ou seja, aos agentes envolvidos no enunciado, podendo ser a 1ª, a 2ª ou a 3ª pessoa, do singular ou do plural. São elas: 1ª pessoa: eu (singular), nós (plural); Não pare agora...
Quais são os oito pronomes pessoais?
Eles são I (eu), you (você), he (ele), she (ela), it (ele/ela/isto), we (nós) e they (eles). Eles são usados no lugar dos nomes (substantivos) e como sujeito de uma sentença.
Quais são os 10 pronomes pessoais?
Os pronomes pessoais oblíquos átonos são: me, te, lhe, o, a, se, nos, vos, lhes, os, as, se. Os oblíquos tônicos são: mim, ti, ele, ela, si, nós, vós, eles, elas, si.
Pronomes - Aula 1 [Prof Noslen]
Quais são os 10 pronomes?
São eles: onde, que, quem, o qual, a qual, os quais, as quais, quanto, quantos, cujo, cuja, cujos, cujas, quantas, etc. Eles retomam substantivos, substituindo-os na oração seguinte.
Como identificar o pronome pessoal?
- São usados para representar os substantivos e as três pessoas do discurso.
- Podem ser do caso reto, do caso oblíquo e de tratamento.
- Pronomes pessoais do caso reto funcionam como sujeito da oração. ...
- Pronomes pessoais do caso oblíquo funcionam como objeto ou complemento da oração.
Como explicar pronome pessoal?
Os pronomes pessoais são associados a uma pessoa gramatical em particular, sendo ela da primeira pessoa, segunda pessoa, ou terceira pessoa. Os pronomes pessoais também podem se apresentar de formas distintas, a depender do seu número gramatical – singular ou plural -, gênero gramatical, caso gramatical, e formalidade.
Como explicar pronomes pessoais?
São aqueles que substituem os substantivos, indicando diretamente as pessoas do discurso. Quem fala ou escreve assume os pronomes eu ou nós, usa os pronomes tu, vós, você ou vocês para designar a quem se dirige e ele, ela, eles ou elas para fazer referência à pessoa ou às pessoas de quem fala.
O que é pronome 5 Exemplos?
Pronomes são vocábulos que substituem ou acompanham um termo substantivo. Esta casa é do meu pai, já aquela (casa) é da minha mãe. Veja que o pronome “este” acompanha o substantivo “casa”, modificando-o. Já o pronome “aquela” substitui o substantivo “casa”, o qual está implícito na oração.
O que é o pronome pessoal oblíquo?
Os pronomes pessoais oblíquos são aqueles que se referem às pessoas do discurso tendo função de complemento (e não de sujeito) na oração. Quando as pessoas do discurso (1ª, 2ª ou 3ª pessoa do singular ou do plural) são o sujeito da oração, trata-se do pronome pessoal reto (eu, tu, ele, nós, vós, eles).
Quantos pronomes são?
Os pronomes são uma classe gramatical variável que se subdivide em pessoais retos e oblíquos, de tratamento, demonstrativos, possessivos, relativos, indefinidos e interrogativos.
Quais são os 9 pronomes?
Eles são divididos em pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, interrogativos, relativos e de tratamentos.
Que pronome eu sou?
As palavras EU, TU, ELE, NÓS, VÓS, ELES são pronomes pessoais. São denominados desta forma por terem a característica de substituírem os nomes, ou seja, os substantivos.
Qual é o pronome feminino?
Tipos de pronomes
Ela/dela para se referir a alguém que prefere o uso dos pronomes femininos. Ele/dele para se referir a alguém que prefere o uso dos pronomes masculinos. Elu/delu para se referir a alguém que prefere o uso de pronomes neutros ou que é adepto da linguagem neutra.
São os pronomes possessivos?
Pronomes possessivos: são pronomes que estão relacionados à ideia de posse. Eles são: “meu”, “minha”, “meus”, “minhas”, “teu”, “tua”, “teus”, “tuas”, “seu”, “sua”, “seus”, “suas”, “nosso”, “nossa”, “nossos”, “nossas”, “vosso”, “vossa”, “vossos” e “vossas”.
Qual é a função de um pronome?
Ele tem a função de relacionar o substantivo a uma das três pessoas do discurso (quem fala, com quem se fala e de quem se fala), podendo ainda indicar a posse de um objeto ou sua localização. Quando substituem o substantivo, denominam-se pronome substantivo; quando o acompanham, pronome adjetivo.
Qual o pronome pessoal que tem o mesmo sentido de a gente?
"A gente" é uma locução pronominal com o mesmo valor do pronome pessoal "nós". Embora tenha um sentido plural, é um sujeito que está no singular.
Quando se usa Vossa é sua?
Emprega-se o termo “Vossa” quando se fala diretamente com a pessoa, quando é o interlocutor, portanto, na 2ª pessoa. Já o termo “Sua” quando se fala da pessoa, quando ela é o tema, portanto, na 3ª pessoa.
Como usar o pronome o?
De acordo com a Gramática Tradicional, quando o verbo não exigir preposição, usa-se o pronome oblíquo “o” ou “a”. Caso exija (enquadrando-se como verbo transitivo indireto), usa-se o pronome oblíquo pessoal “lhe”. Vamos ao encontro de alguns exemplos? “O bom gerente respeita todos os vendedores.”
Como fica a micropigmentação Depois que descasca?
O que significa ter medo da noite?