O que significa ter medo da noite?

Perguntado por: Henrique Sandro de Pereira  |  Última atualização: 2. Juni 2025
Pontuação: 4.2/5 (2 avaliações)

O medo do escuro é denominado como nictofobia, do grego nyctus (noite ou escuridão) e phobos (medo profundo). Portanto, a nictofobia é medo exacerbado do escuro ou da noite. A fobia pode gerar o desenvolvimento de um quadro de depressão, de ansiedade ou de pânico.

O que é ter medo da noite?

A palavra vem da junção de duas raízes do grego: nictus, que significa “noite”, e phobos, “medo”. Portanto, a nictofobia é definida como o medo do escuro ou da noite. São usados como sinônimo os termos “escotofobia” (medo da escuridão), “aclufobia” (medo da névoa) e “ligofobia (medo do crepúsculo).

Porque sentimos medo à noite?

O estresse acumulado durante o dia, assim como as preocupações constantes, são fatores que interferem diretamente na qualidade do sono, causando esse transtorno. Além da insônia, essa condição pode causar outros problemas do sono, como agitação, síndrome das pernas inquietas, apneia e terror noturno.

O que fazer quando estiver com muito medo à noite?

Outras formas de atenuar os episódios de ansiedade noturna podem ser feitas no dia a dia, evitando alguns excessos e mudando alguns hábitos: manter uma rotina constante de sono, fazer atividades físicas regularmente até três horas antes do horário de dormir, deitar-se apenas quando sentir sono e evitar cafeína, álcool ...

Quais os sintomas da ansiedade noturna?

Quando se aproxima a hora de dormir, a pessoa fica tensa e surgem sintomas como palpitações, sudorese e inquietações. Com isso, a pessoa dominada pela ansiedade não consegue dormir a noite toda. Nos casos mais graves, é comum ficar se revirando na cama, acordado, agitado e com pensamentos intrusivos.

Medo de Dormir: o que é e como superar?

31 questões relacionadas encontradas

Qual é o horário que a ansiedade ataca mais?

“A ansiedade se acumula à noite porque a preocupação ansiosa é evitável quando estamos ativamente usando o cérebro e o corpo”, explica a psicóloga Kate Cummins.

Como resolver a ansiedade noturna?

O tratamento da ansiedade noturna deve ser feito de acordo com a intensidade do transtorno e também levando em consideração as características do quadro de cada paciente, podendo incluir sessões de psicoterapia e também o uso de medicamentos, como ansiolíticos e indutores do sono.

O que o medo faz com a mente?

Pesquisa publicada na Revista Brasileira de Psiquiatria revisou estudos feitos em tragédias, epidemias e pandemias e demonstrou que, quando o medo é crônico ou faz o perigo parecer maior do que é, ele pode se tornar gatilho para problemas mentais relacionados ao aumento dos níveis de ansiedade e estresse.

É normal sentir medo antes de dormir?

O Brasil tem a maior taxa de transtorno de ansiedade do mundo, por isso, muitas pessoas também sofrem com a ansiedade noturna. Esta, por sua vez, é caracterizada por preocupações, pensamentos negativos e medos constantes antes de dormir. Dessa forma, a mente não consegue se acalmar e a pessoa tem problemas para dormir.

É normal ter medo de dormir?

Existem pessoas que têm medo de dormir sozinhas, sendo a somnifobia uma das causas desse temor. Outros fatores que podem levar uma pessoa a ter o receio de pegar no sono desacompanhadas são distúrbios de ansiedade e a autofobia ou monofobia (medo de ficar sozinho em diversos momentos ou situações emocionais).

O que é depressão noturna?

Dificuldade para pegar no sono e acordar no meio da noite são características dessa condição. Saiba como lidar com a ansiedade noturna. Dificuldade para pegar no sono e acordar no meio da noite são características dessa condição. Saiba como lidar com a ansiedade noturna.

Quando estou quase pegando no sono levo um susto?

Chamada de mioclonia do sono, essa condição envolve pequenos espasmos e tremedeiras repentinas que acontecem enquanto a pessoa dorme. É um sintoma involuntário, que pode ocorrer afetando músculos menores e causando movimentos principalmente dos braços ou das pernas, assemelhando-se a espasmos musculares.

O que é ansiedade noturna?

Preocupações excessivas

A ansiedade noturna geralmente se manifesta através de preocupações excessivas, que podem estar relacionadas a assuntos como trabalho, relacionamentos, saúde ou vida financeira.

O que fazer para parar de ter medo?

Veja abaixo:
  1. Entenda o medo. O primeiro passo para vencer o medo é compreendê-lo. ...
  2. Não evite o medo. Fazer isso só vai prolongar o problema. ...
  3. Busque ajuda profissional. ...
  4. Faça terapia.

Como se libertar do medo?

7 dicas para superar os seus medos
  1. Aceite os seus medos. Uma das piores coisas que você pode fazer é negar que tem determinado medo. ...
  2. Escreva sobre os seus medos. ...
  3. Cultive pensamentos positivos. ...
  4. Ressalte as suas vitórias. ...
  5. Converse sobre os seus medos com amigos e familiares. ...
  6. Foque na sua respiração. ...
  7. Faça terapia.

Porque eu tenho tanto medo?

Ele exerce, principalmente, um estímulo de proteção. Sentimos medo para nos preservarmos de situações que colocam nossa vida, saúde e integridade física em perigo. Portanto, pode-se dizer que ele tem um papel importante na sobrevivência das espécies e, assim, é essencial para a evolução humana.

Como pedir a Deus a cura da ansiedade?

Como pedir a Deus a cura da ansiedade? Que vossa vontade seja feita na terra como no céu. Dai-me a graça de cumprir vossa vontade celestial.Eu me ofereço a vós e vos entrego a minha ansiedade atual. Aceitai-me, eu vos rogo, e suportai-me com isso e com todo cuidado mundano.

O que é síndrome do pânico do sono?

Do nada, você sente medo, ansiedade ou angústia. Junto com essas sensações surgem também dor no tórax, náuseas e aceleração das batidas do coração. E, de repente, tudo isso passa.

O que fazer para se acalmar e dormir?

Para dormir mais rapidamente, pode-se seguir algumas técnicas e exercícios, como:
  1. Controlar a respiração. ...
  2. Relaxar os músculos. ...
  3. Distrair a mente. ...
  4. Ouvir música relaxante. ...
  5. Concentrar-se em algo. ...
  6. Tentar manter os olhos abertos. ...
  7. Adequar o ambiente. ...
  8. Tomar uma bebida quente.

Quais são os piores sintomas da ansiedade?

Os sintomas de transtorno de ansiedade vão além do campo psicológico e podem refletir também no físico, causando diferentes reações no corpo, como:
  • boca seca;
  • braços dormentes;
  • náuseas e diarreia;
  • problemas digestivos;
  • calafrios, suor e tremores;
  • taquicardia e dores no peito;
  • respiração acelerada e falta de ar.

Onde a ansiedade ataca?

Com ansiedade excessiva, é comum que o indivíduo respire rapidamente e de forma superficial. Além disso, a tensão muscular afeta os músculos respiratórios, dificultando a respiração e provocando a sensação de falta de ar.

O que tomar para acalmar a ansiedade e dormir?

Calmantes naturais em comprimidos
  1. Passiflorine;
  2. Maracugina;
  3. Sintocalmy;
  4. Pasalix;
  5. Recalm;
  6. Serenus;
  7. Calman;
  8. Ansiopax.

Quando a ansiedade é preocupante?

A ansiedade passa a ser patológica quando começa a prejudicar o dia a dia, causando transtornos físicos e emocionais e interferindo na qualidade de vida do indivíduo, que não consegue controlá-la.

Quem tem ansiedade acorda assustado?

Olá, Podem ocorrer episódios de ansiedade ao acordar. Em alguns casos a ansiedade se apresenta junto com sintomas físicos também. Há situações em que a dor física pode causar ansiedade e situações em que a ansiedade pode gerar um mal estar físico.

Porque a ansiedade não me deixa dormir?

No caso da ansiedade, quando a pessoa vai deitar para dormir, não consegue relaxar, tem pensamentos acelerados, sensação de nervos à flor da pele, não conseguindo adormecer. Além disso, quando dorme, muitas vezes, não atinge as fases mais profundas do sono, o chamado sono REM”, explica.

Artigo anterior
Quais são os tipos de pronomes pessoais?
Artigo seguinte
Como interpretar o resultado do clearblue?