Quais são os tipos de pena no Direito Penal brasileiro?

Perguntado por: Hélder Pacheco  |  Última atualização: 29. März 2025
Pontuação: 4.3/5 (68 avaliações)

O Direito Penal brasileiro tipifica a punição para quem comete crimes em três espécies de pena: penas privativas de liberdade, penas restritivas de direitos e multas.

Quais são os tipos de pena no Brasil?

Neste diapasão, o ordenamento jurídico brasileiro prevê três tipos de pena, as privativas de liberdade, as restritivas de direito e a pena pecuniária, as quais devem ser aplicadas pelo magistrado de modo a punir e evitar a ocorrência de novos crimes, nos termos do artigo 59 do Código Penal, veja-se: “Art.

Quais são os tipos de penas que existem?

Os tipos de pena privativa de liberdade previstos na legislação penal são: reclusão (crimes graves), detenção (crimes menos graves) e prisão simples (contravenções penais).

Quais as penas para crime?

As principais diferenças estão no campo da pena: para os crimes, a lei prevê prisão de reclusão ou detenção, que pode chegar a até 30 anos. Para as contravenções, a lei prevê a pena de prisão simples, que na prática muito se assemelha a detenção, que pode chegar no máximo a 5 anos.

Como são classificadas as penas quais são as penas vedadas e as previstas no Brasil?

32 do CP agrupou as penas previstas pela CF em três grupos: (i) privativas de liberdade; (ii) restritivas de direitos; e (iii) multa. As primeiras, como o próprio nome já diz, implicam restrição à liberdade do condenado e, portanto, são as comumente chamadas de "prisão". Estas são regulamentadas pelos arts.

TIPOS DE PENA no Direito Penal: quais são?

25 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre detenção e reclusão?

A pena de reclusão é aplicada a condenações mais severas, o regime de cumprimento pode ser fechado, semi-aberto ou aberto, e normalmente é cumprida em estabelecimentos de segurança máxima ou media. A detenção é aplicada para condenações mais leves e não admite que o inicio do cumprimento seja no regime fechado.

Qual o caráter da pena no Brasil?

A pena tem índole retributiva, porém objetiva os fins da reeducação do criminoso e de intimidação geral. Afirma, pois, o caráter de retribuição da pena, mas aceita sua função utilitária"[45].

Quais as 7 penas restritivas de direito?

43. As penas restritivas de direitos são: I - prestação pecuniária; II - perda de bens e valores; III - (vetado) IV - prestação de serviço à comunidade ou a entidades públicas; V - interdição temporária de direitos; VI - limitação de fim de semana.

Qual a pena máxima de um crime no Brasil?

A Lei 13.964/2019, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, trouxe uma mudança significativa no sistema penal brasileiro: o aumento da pena máxima de prisão de 30 para 40 anos.

O que significa o 7 no crime?

"7 no crime" é uma expressão popular que surgiu no contexto do crime organizado. Ela é usada para se referir a uma pessoa que é considerada leal e confiável dentro de uma organização criminosa.

O que é uma contravenção penal?

Como já brevemente citada, a contravenção penal é uma espécie de infração penal, passível de penalidade. Estas infrações estão dispostas na Lei das contravenções penais e no Código Penal. Considera-se, no ordenamento jurídico, que a contravenção penal é, então, uma infração de menor potencial ofensivo.

Qual a pena mínima para o regime fechado?

Regime fechado: Pena superior a 8 anos.

Quando se aplica a pena privativa de liberdade?

Esse tipo de pena é aplicada aos crimes de maior lesividade e pode ser cumprida por meio de reclusão - nos regimes fechado, semiaberto e aberto - ou detenção. Vamos observar os dispositivos legais que tratam do assunto e analisar mais profundamente cada tipo de Pena Privativa de Liberdade (PPL).

Qual a diferença entre crime e pena?

A legislação brasileira define como crime as infrações penais consideradas mais graves e que, por isso, possuem penas mais severas, existindo três tipos de penas previstas para os autores desse tipo de infração: privação de liberdade (detenção e reclusão) e/ou multa, que a depender do caso, podem ser substituídas por ...

Qual o significado de pena pecuniária?

A prestação pecuniária é um tipo de pena restritiva de direitos – ou para parcela da doutrina, restritiva de liberdade –, de natureza patrimonial, que substitui a pena privativa de liberdade e é autônoma em relação as demais reprimendas.

Qual a pena para crime hediondo?

Art. 8º Será de três a seis anos de reclusão a pena prevista no art. 288 do Código Penal, quando se tratar de crimes hediondos, prática da tortura, tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins ou terrorismo. Parágrafo único.

Qual a pena para quem comete homicídio?

Além disso, a lei penal estipula pena maior para o crime mais grave. Enquanto para o homicídio simples o Código Penal prevê pena de reclusão de 6 a 20 anos, para o homicídio qualificado a pena varia de 12 a 30 anos.

O que é uma pena privativa de liberdade?

A pena privativa de liberdade é aquela que tem o poder de limitar o direito de ir e vir por um certo período tempo de quem foi condenado. Sendo que, dentro dela existem três tipos, se é que podemos chamar assim. Reclusão: condenações mais severas (regime de cumprimento fechado, semiaberto ou aberto).

Porque no Brasil a pena máxima é de 30 anos?

E por que 30 anos? É meio que um pensamento mágico. Poderia ser mais ou menos, mas o legislador precisava determinar um número, e escolheu por bem 30 anos porque, na década de 40, quando o Código Penal foi publicado, a expectativa de vida era de menos de 43 anos.

Qual a diferença de crime doloso e culposo?

Crime culposo – Crime praticado sem intenção. O agente não quer nem assume o resultado. Crime doloso – Crime com intenção. O agente quer ou assume o resultado.

Quais penas podem ser convertidas?

§ 2o Na condenação igual ou inferior a um ano, a substituição pode ser feita por multa ou por uma pena restritiva de direitos; se superior a um ano, a pena privativa de liberdade pode ser substituída por uma pena restritiva de direitos e multa ou por duas restritivas de direitos.

O que é 55 no Código Penal?

55 do Código Penal, a pena de prestação de serviços à comunidade terá a mesma duração da pena privativa de liberdade substituída, não havendo, portanto, como diminuí-la nos termos requeridos pela defesa. Precedentes.

Quais são as 3 funções da pena?

A pena teria três fins: retribuir o mal causado (conforme Teoria Absoluta), prevenção geral e prevenção especial (conforme Teoria Relativa).

O que é pena absoluta?

É a punição direta, derivada de julgamento, pela prática de um crime. Na Teoria Absoluta da Pena, não há indicativo de elementos de ressocialização ou, ainda, de orientação para correção de prática criminosa/comportamental.

O que é a pena imposta?

Segundo o Dicionário Aurélio pena é punição ou castigo imposto por lei a algum crime, delito ou contravenção. Então temos que pena é para punir ou castigar, que tem que esta lei (fato típico).

Artigo anterior
O que quer dizer rpm?
Artigo seguinte
Como somar quantidade de nomes iguais no Excel?