O quê Pinel defendia?

Perguntado por: Benedita Ângela Costa Martins Cruz  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (57 avaliações)

Pinel defendia a cura da loucura por meio do chamado "tratamento moral"¹, que consistia em uma ampla pedagogia normalizadora com horários e rotina rigidamente estabelecidos, medicamentos receitados somente pelo médico e atividades de trabalho e lazer.

O que era a loucura para Pinel?

Pinel instaurou a transformação dos hospícios em instituições de tratamento e não meramente de isolamento como eram tidas até então. Para tal, legitimou a "loucura" como entidade patológica caracterizada como distúrbio "no âmbito das paixões" e fundou os primeiros hospitais psiquiátricos europeus.

Foi reconhecido como o pai da psiquiatria?

Influenciado pelas idéias do Iluminismo e da Revolução Francesa, Philippe Pinel (1745-1826) foi pioneiro no tratamento de doentes mentais e um dos precursores da psiquiatria moderna.

Quem foi e cite o maior feito de Philippe Pinel?

A obra mais importante escrita por Pinel foi "Traité médico-philosophique sur l'aliénation mentale ou la manie". Pinel considerava emigrar para a América. Em 1784 ele se tornou editor da revista médica The Gazette de santé, um semanário de quatro páginas.

O que é o tratamento moral?

Em psiquiatria, é o tratamento humano do doente mental. O movimento iniciado no século XVIII, em prol de um tratamento mais humano dos insanos, foi propagado pelos franceses.

Dr. Philippe Pinel, O Libertador (Por Bruno Tavares)

41 questões relacionadas encontradas

O que é um tratamento psicossocial?

reabilitação psicossocial é um processo que facilita a oportunidade para indivíduos – que são prejudicados, inválidos ou dificultados por uma desordem mental – alcançarem um ótimo nível de funcionamento independente na comunidade.

O que se entende por alienação mental?

Considera-se alienação mental o estado mental conseqüente a uma doença psíquica em que ocorre uma deterioração dos processos cognitivos, de caráter transitório ou permanente, de tal forma que o indivíduo acometido torna-se incapaz de gerir sua vida social.

Quem foi Philippe Pinel e quais foram suas atitudes e propostas em relação às pessoas com transtornos mentais?

Phillipe Pinel foi o principal percussor do processo de mudança que possibilitou o surgimento do alienismo na sociedade moderna. Ele integrou a corrente que constituiu o saber psiquiátrico por meio da observação e análise sistemática dos fenômenos perceptíveis da doença.

Quem descobriu os transtornos mentais?

Os seguidores de Hipócrates parecem ter sido os primeiros a produzir uma classificação das doenças mentais. Porém durante o período medieval consta, segundo alguns autores, que prevaleciam as explicações místico-religiosas para a origem de transtornos mentais.

Quem foi o pioneiro na humanização dos atendimentos médicos?

Patch Adams é um dos pioneiros da humanização da assistência hospitalar, processo desencadeado pelos estudos da relação entre humor e saúde no campo da medicina nas décadas de 1960 e 1970.

Quem foi o primeiro psiquiatra do mundo?

Johann Christian Reil (1759-1813) foi o criador do termo “psiquiatria” e o principal representante da corrente de pensamento filosófica-especulativa.

Foi considerado o pai da psiquiatria propõe nova forma de tratamento aos insanos Libertando-os das correntes e Transferindo-os aos asilos Manicomiais?

Século XVIII – Philippe Pinel, considerado o pai da psiquiatria, propõe nova forma de tratamento aos insanos, libertando-os das correntes e transferindo-os aos asilos manicomiais.

Como eram chamados os psiquiatras antigamente?

Os “desviantes”, trancafiados nesses asilos, recebiam os cuidados das irmãs de caridade, porém esses cuidados eram leigos e repressivos e os números de asilos, só aumentavam, e junto com eles a disseminação de doenças, assim, com a necessidade de diminuir a quantidade de prisioneiros e reduzir as taxas de doentes, com ...

O que era considerado loucura antigamente?

Na Antiguidade grega, a loucura tinha um caráter mitológico que se misturava à normalidade. Num tempo em que a noção de passado era vaga, a escrita inexistia e os deuses decidiam tudo, o “louco” era uma espécie de ponte com o oculto.

Como era tratado os doentes mentais antigamente?

Os doentes mentais eram tratados como animais, vivendo em condições desumanas, dormindo sobre capim sujo de fezes e urina. Se as medidas farmacológicas não fossem suficientes, a terapia de choque e a lobotomia eram feitas, sem qualquer aprovação das famílias, daqueles que ainda as tinham.

Como era tratada a loucura na Idade Média?

Na idade média as cidades escorraçavam os loucos (os de origem estrangeira), deixando-os correrem pelos campos distantes, quando não eram confiados a grupos de mercadores e peregrinos. Havia barcos que levavam os insanos de uma cidade para outra, e como errantes eles vagavam de cidade em cidade.

Como surgiu o transtorno mental?

Não existe uma causa definida para esse tipo de distúrbio. Os avanços científicos, porém, já permitem estabelecer uma relação entre fatores genéticos e a incidência desses casos. Também existem questões que podem desencadear um distúrbio mental, como luto, traumas ou uma situações de estresse intenso.

Quando foi descoberto os transtornos mentais?

Apenas em meados do século 19 os distúrbios mentais foram reconhecidos como doença e o primeiro DSM só surgiu em 1952. Anteriormente, casos de depressão e loucura estavam associados a mitos e superstições. O livro A história da Melancolia (Editora Artmed, 2016) relata esse percurso.

Qual a origem dos transtornos mentais?

Estresse, genética, nutrição, infecções perinatais e exposição a perigos ambientais também são fatores que contribuem para os transtornos mentais.

Qual foi o impacto da Revolução Francesa na conduta de Philippe Pinel?

Qual foi o impacto da Revolução Francesa na conduta de Philippe Pinel? Alternativas: A compreensão de que a melhor forma de tratamento ao alienado deveria ser a liberdade. A libertação, das correntes, dos sujeitos considerados loucos.

Qual foi a primeira iniciativa brasileira no tratamento de doenças mentais?

A primeira iniciativa que sugeriu de forma clara e objetiva a criação de um espaço próprio para os portadores de doença mental data de 1838 e encontra-se em um relatório da Comissão de Salubridade da Sociedade de Medicina do Rio de Janeiro.

Quem foi Franco Basaglia quais suas contribuições para reforma psiquiátrica?

Basaglia e seus companheiros de luta e trabalho, iniciaram as mudanças na assistência psiquiátrica italiana através de duas experiências bastante expressivas na história do movimento: as experiências nos hospitais psiquiátricos de Gorizia e Trieste.

Quais as doenças de alienação mental?

Conceito e características da aposentadoria alienação mental
  • Transtornos esquizoafetivos (eventos de psicose com alteração de humor);
  • Episódios depressivos;
  • Psicose não especificada;
  • Esquizofrenia;
  • Transtorno depressivo recorrente;
  • Transtornos devido ao uso de álcool;
  • Bipolaridade;

Quais doenças se encaixa em alienação mental?

O entendimento jurídico sobre "alienação mental" para fins de isenção de Imposto de Renda pode abarcar: estados de demência, psicoses esquizofrênicas, paranóia, parafrenia, oligofrenias, bem como outros quadros clínicos graves que interfiram na vida psicossocial e laboral do indivíduo.

Quais são os sintomas de alienação mental?

Baixa auto-estima; Insegurança em si próprio e nos outros; Dificuldade em aceitar críticas; Sensação de solidão e de vazio interior.

Artigo anterior
Em que ano surgiu o expressionismo?
Artigo seguinte
Qual é a forma do ar?