Quais são os tipos de meningite?

Perguntado por: Isaac Amorim de Marques  |  Última atualização: 6. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (41 avaliações)

Há três tipos de meningite, a meningite viral, a meningite bacteriana e a meningite fúngica.

Qual é o tipo de meningite mais grave?

A meningite meningocócica, também chamada de doença meningocócica, é uma das formas mais graves da meningite bacteriana e pode levar à morte em menos de 24 horas. Em 2018, o Brasil registrou 1.072 casos da doença e 218 mortes.

Quantos tipo de meningite existem?

As principais bactérias que podem causar meningite são: Meningococo (meningite meningocócica); Pneumococo (meningite pneumocócica); Haemophilus influenzae tipo B.

Qual o tipo de meningite não é contagiosa?

leia mais ). A meningite não infecciosa é um tipo de meningite asséptica (meningite causada por alguma coisa que não sejam as bactérias que geralmente causam meningite aguda).

O que leva uma pessoa a ter meningite?

A meningite é uma inflamação nas membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por bactérias, vírus, parasitas e fungos ou por processos não infecciosos, como traumatismo. A forma de transmissão depende do tipo.

MENINGITE | QUAIS OS TIPOS E COMO SE PREVENIR? | BEEP SAÚDE

30 questões relacionadas encontradas

Como se contrai a meningite?

A meningite meningocócica é causada por uma bactéria, o meningococo e é contagiosa. Transmissão: Pode ser transmitida pelo doente ou pelo portador através da fala, tosse, espirros e beijos, passando da garganta de uma pessoa para outra.

O que podemos fazer para evitar a meningite?

Como evitar a doença?
  1. Vacine-se contra a meningite: existe vacina contra hemófilos, meningoco e pneumococo, para a maioria das cepas patogênicas mais frequentes;
  2. Lembre-se sempre de higienizar as mãos;
  3. Não compartilhe itens como copos, cigarros ou escovas de dente com outras pessoas;

Qual a diferença da meningite viral é bacteriana?

O que é a meningite? É uma infecção que ataca as meninges, as membranas que envolvem e protegem o encéfalo, a medula espinhal e partes do sistema nervoso central. Essa infecção pode ser causada por um vírus, sendo chamada de meningite viral, ou por bactéria, recebendo o nome de meningite bacteriana.

Como saber se a meningite é viral ou bacteriana?

Meningite pode ser causada por vírus ou bactérias. A diferenciação só pode ser feita por exames, em especial a coleta de líquido da medula espinhal (punção lombar). MENINGITE VIRAL: é a forma mais comum e mais leve da doença e frequentemente acomete crianças pequenas e bebês, especialmente no primeiro ano de vida.

Qual a diferença entre meningite bacteriana é viral?

Qual é a diferença entre meningite viral e bacteriana? Além da diferença óbvia – uma é causada por vírus e outra, por bactérias –, a meningite viral costuma ser menos grave e tende a não deixar sequelas, enquanto a meningite bacteriana pode ser mais grave.

Qual a meningite mais comum?

Atenção: a manifestação mais comum da doença, a Meningococo C, atinge pessoas de todas as idades, mas a incidência maior é em crianças menores de 5 anos, em especial aquelas que ainda estão no primeiro ano de vida. Adolescentes e idosos também são grupos bastante afetados.

Qual vacina dar meningo B ou ACWY?

A vacina meningocócica ACWY, também conhecida como vacina tetravalente, protege contra os meningococos dos sorogrupos A, C, W, Y. Quando tomar: a vacina pode ser aplicada a partir dos 2 meses de idade. Iniciando aos 3 meses, há necessidade de uma segunda dose ao 5 meses e reforço aos 5 e 11 anos.

O que é a meningite B?

A doença é caracterizada pela inflamação das meninges, membranas que envolvem todo o sistema nervoso e é causada pelo meningococo B (MenB), um dos principais agentes da meningite bacteriana. Esse tipo é considerado um dos mais letais – a cada dez casos, dois são fatais – e representam entre 20% a 40% das meningites.

Quem pode tomar a vacina ACWY?

Vacina meningocócica ACWY está disponível para adolescentes de 11 e 12 anos. Muita gente desconhece, mas desde março de 2020 o Ministério da Saúde incorporou ao Calendário Nacional de Vacinação a vacina meningocócica ACWY. Ela está disponível em todas as salas de vacina para adolescentes de 11 e 12 anos de idade.

Qual a meningite mais comum no Brasil?

Segundo dados de 2015 do Ministério da Saúde, a meningite mais comum no Brasil é a viral, constituindo quase metade dos casos. Os vírus responsáveis pertencem aos Enterovírus. Não existe vacinação para este tipo de meningite, entretanto, ela é mais branda que a bacteriana, para qual existem vacinas.

Qual é o tipo de meningite mais grave Brainly?

O quadro das meningites virais é mais leve e seus sintomas se assemelham aos da gripe e resfriados. Entretanto, a bacteriana – causada principalmente pelos meningococos, pneumococos ou hemófilos – é altamente contagiosa e geralmente grave, sendo a doença meningocócica a mais séria.

Como diagnosticar meningite viral?

O diagnóstico laboratorial das meningites é realizado através do estudo do líquido cefalor- raquidiano, sangue e raspado de lesões petequiais, quando se suspeitar de meningococcemia e doença meningocócica. O diagnóstico das meningites virais também pode ser realizado através da urina e fezes.

Qual o vírus da meningite viral?

Os vírus que podem causar meningite viral são os enterovírus como echo, coxsackie e poliovírus, arbovírus, vírus da caxumba, da herpes simplex, herpes tipo 6, citomegalovírus, vírus Epstein-Barr, varicela zoster, sarampo, rubéola, parvovírus, rotavírus, varíola, vírus do HIV 1 e alguns vírus que afetam a função ...

Como sabemos que estamos com meningite?

Sintomas e complicações da meningite
  1. Dor de cabeça e na nuca.
  2. Rigidez no pescoço.
  3. Febre.
  4. Vômito.
  5. Confusão mental.
  6. Gangrena de pés, pernas, braços e mãos.
  7. Paralisia.
  8. Surdez.

Quanto tempo demora para curar uma meningite viral?

A maioria das pessoas que têm meningite viral se recupera em poucas semanas. Ocasionalmente, a recuperação pode levar meses, tal como ocorre, por vezes, quando a meningite é causada pelo vírus do Nilo Ocidental ou vírus da coriomeningite linfocítica.

Quanto tempo dura a meningite bacteriana?

Em geral são de 2 a 10 dias, em média 3 a 4 dias. Pode haver alguma variação em função do agente etiológico responsável. A meningite tuberculosa, em geral, ocorre nos primeiros seis meses após a infecção. É variável, dependendo do agente infeccioso e da instituição do diagnóstico e tratamento precoces.

Tem vacina para meningite bacteriana?

A vacina meningocócica B é indicada para auxiliar na proteção de crianças com idade superior a 2 meses e adultos até aos 50 anos de idade, contra a doença causada pela bactéria Neisseria meningitidis do grupo B, como a meningite e a sepse. Esta vacina também pode ser conhecida pelo nome comercial Bexsero.

Como proteger as crianças da meningite?

E a melhor forma de se proteger dessa enfermidade é manter a caderneta de vacinação em dia. Conforme o Calendário Nacional de Vacinação, há quatro vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) que protegem contra a meningite: BCG, Pentavalente, Pneumocócica 10 valente e Meningocócica C.

O que ataca a meningite?

Meningite é uma infecção que se instala, principalmente, quando uma bactéria ou vírus, por alguma razão, consegue vencer as defesas do organismo e ataca as meninges, três membranas que envolvem e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central.

Para que serve a vacina meningite B?

O que previne: Meningites e infecções generalizadas (doenças meningocócicas) causadas pela bactéria meningococo do tipo B. Do que é feita: Trata-se de vacina inativada, portanto, não causa infecção.

Artigo anterior
Como acalmar os nervos e ansiedade?
Artigo seguinte
Qual a desvantagem do steel frame?