Quais as áreas de atuação da psicomotricidade?

Perguntado por: Rita Matilde Mendes de Garcia  |  Última atualização: 18. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (14 avaliações)

Atualmente, na Psicomotricidade, existem três campos de atuação: reeducação, terapia e educação. A reeducação é o atendimento individual ou em pequenos grupos de crianças, adolescentes ou adultos que apresentam sintomas de ordem psicomotora.

Quais são as áreas de atuação da psicomotricidade?

Além de escolas, os psicomotricistas atuam em hospitais e clínicas, com crianças, jovens, adultos e idosos que apresentam alguma necessidade deste tipo de profissional.

Quem trabalha com psicomotricidade?

O Psicomotricista é o profissional que age na interface saúde, educação e cultura, avaliando, prevenindo, cuidando e pesquisando o indivíduo na relação com o ambiente e processos de desenvolvimento, tendo por objetivo atuar nas dimensões do esquema e da imagem corporal em conformidade com o movimento, a afetividade e a ...

Qual é a função do psicomotricista?

A Psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança. ... O movimento humano é construído em função de um objetivo.

Quem pode fazer especialização em Psicomotricidade?

Quem pode fazer pós em Psicomotricidade? A pós em Psicomotricidade é um curso de especialização, sendo assim, o maior requisito para se matricular é já ter concluído um curso de nível superior, ou seja, uma graduação, podendo ser bacharelado ou licenciatura.

A PSICOMOTRICIDADE E O MUNDO DO TRABALHO: possibilidades e campos de atuação

34 questões relacionadas encontradas

Quais os princípios básicos da Psicomotricidade?

Durante o processo de ensino/aprendizagem, são utilizados alguns elementos básicos da psicomotricidade com mais frequência tais como: lateralidade, orientação espacial e temporal, esquema corporal e coordenação motora.

Como se trabalha a Psicomotricidade?

A escola e o professor têm um papel muito importante e influenciam diretamente o desenvolvimento da criança, principalmente nos anos iniciais. Em sala de aula, podem usar jogos recreativos que estimulam os seguintes aspectos: motor, social, afetivo e cognitivo.

Como trabalhar a Psicomotricidade da criança?

Por isso, uma dica para estimular a psicomotricidade é colocar o seu filho em frente a um espelho, a uma curta distância, na qual ele consiga se ver por inteiro. Sente-se com o seu pequeno e levante os braços dele apontando para o movimento do espelho.

Quais os três elementos básicos da psicomotricidade ampla?

A estruturação especial, portanto, é parte integrante de nossa vida; alias, é difícil dissociar os três elementos fundamentais da psicomotricidade corpo, espaço tempo e, quando operamos com toda dissociação, limitamo-nos a um aspecto bem preciso e restrito da realidade.

Quais são os pilares da psicomotricidade?

A psicomotricidade é sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto. Sendo estruturada por três pilares: o querer fazer (emocional) – sistema límbico, o poder fazer (motor) – sistema reticular e o saber fazer (cognitivo) – córtex cerebral.

O que são elementos da psicomotricidade?

A psicomotricidade integra os aspectos motores, cognitivos e emocionais da criança. Dessa forma, as áreas psicomotoras, quando estimuladas adequadamente, favorecem o desenvolvimento global do indivíduo.

Quais são os fatores da psicomotricidade?

Fonseca (1995) indica que os fatores psicomotores são tonicidade, equilíbrio, lateralidade, noção corporal, estruturação espaço temporal, praxia fina e praxia global.

Qual a importância dos elementos psicomotores na infância?

A psicomotricidade no desenvolvimento da criança visa favorecer o desenvolvimento cognitivo, afetivo-social e psicomotor procurando envolver jogos e atividades lúdicas para proporcionar um processo de ensino-aprendizagem significativo.

Qual a tríade da psicomotricidade?

Pode-se entender que a psicomotricidade está associada ao processo de evolução do corpo. O corpo é a origem não somente das aquisições cognitivas e orgânicas como também sustenta a tríade dos conhecimentos: o movimento, o intelecto e o afeto.

O que diz Piaget sobre a psicomotricidade?

Segundo Jean Piaget (1987, apud Oliveira, 1997), o desenvolvimento da psicomotricidade está relacionado à importância do brincar, do prazer de agir e do prazer do pensar. O corpo debate a proporção do desenvolvimento humano, isto é, desenvolve-se corpo e mente.

O que se entende por psicomotricidade?

O que é Psicomotricidade:

Psicomotricidade é a ciência que estuda o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interior e exterior, podendo ser definida como a capacidade de determinar e coordenar mentalmente os movimentos corporais.

O que é Praxias finas e globais?

Na psicomotricidade a práxis fina e global são de extrema importância para o desenvolvimento do corpo. A práxis fina é considerada os movimentos precisos do corpo, feito pelas mãos (cortar papel, pegar em uma pince etc.). A práxis global é considerada um todo, é o movimento de todo o corpo (correr, andar, saltar etc.).

Qual é o elemento principal para o movimento psicomotor?

Esquema corporal – Considerado o principal elemento relacionado à Psicomotricidade na Educação, o esquema corporal é caracterizado pelo conhecimento pré-consciente do indivíduo em relação ao seu próprio corpo, de modo que seja possível executar movimentos e lidar de forma madura com objetos e pessoas em seu entorno, ...

O que é a coordenação motora ampla?

A coordenação motora ampla está relacionada com a habilidade de movimentar, de forma eficiente, as articulações e os músculos do corpo, por meio de comandos programados do cérebro. Trata-se da primeira coisa aprimorada na criança, desde os meses iniciais de vida até a Educação Infantil.

Como desenvolver coordenação motora ampla?

Dicas para desenvolver a coordenação motora ampla
  1. Correr. Além de melhorar a capacidade cardiorrespiratória e ajudar na redução de peso, correr é um ótimo exemplo de coordenação motora ampla. ...
  2. Dançar. Que estilo de música a criança gosta? ...
  3. Pular obstáculos. Pular parece algo muito simples, mas não é.

Como estimular a coordenação motora ampla?

Outra forma de estimular a coordenação motora grossa é com a amarelinha. Ela é uma brincadeira para que as crianças desenvolvam a capacidade de pular, de se equilibrar pulando em um pé só, de desenvolver consciência corporal e, também, de aprender a trabalhar com regras que são combinadas antes do jogo.

O que é a motricidade ampla e fina?

O que é a motricidade fina? Ao contrário da motricidade ampla, a motricidade fina exige o uso de músculos menores do corpo. Por exemplo, exige a coordenação de mãos e olhos na hora de escrever, recortar ou pintar. Mover os lábios para mandar beijo, sugar e sorrir também faz parte desse conjunto de habilidades.

Como avaliar a Praxia fina?

O instrumento utilizado para avaliar a praxia Global e fina dos pré-escolares foi a Bateria psicomotora (BpM), de fonseca (1995), que classifica o perfil psicomotor em apráxico, dispráxico, eupráxico e hiperpráxico.

O que é Praxia?

Práxis é uma palavra com origem no termo em grego praxis que significa conduta ou ação. Corresponde a uma atividade prática em oposição à teoria.

Artigo anterior
Qual a importância de viver com as diferenças?
Artigo seguinte
Qual significado 2 5?