Quais são os tipos de infecção?

Perguntado por: Erica Barbosa Henriques  |  Última atualização: 16. Februar 2022
Pontuação: 4.5/5 (18 avaliações)

Infecção
  • Infecção e inflamação. A infecção e a inflamação são dois processos diferentes. ...
  • → Sintomas de infecção. ...
  • Infecção viral. ...
  • Infecção bacteriana. ...
  • Infecção hospitalar. ...
  • Infecção do Trato Urinário (ITU) ...
  • Infecção nos rins. ...
  • Infecção intestinal.

Quais são os tipos de infecções?

Existem diversos tipos de infecções, que são nomeadas de acordo com o local acometido, por exemplo, infecção de garganta, de ouvido, infecções sexualmente transmissíveis, infecções hospitalares, urinárias, de pele, pneumonias, infecções de sangue, do coração, nos olhos, entre outras.

Quais os tipos de infecção bacteriana?

12 doenças causadas por bactérias: sintomas e tratamento
  1. Infecção urinária. ...
  2. Meningite. ...
  3. Clamídia. ...
  4. Gonorreia. ...
  5. Sífilis. ...
  6. Hanseníase. ...
  7. Coqueluche. ...
  8. Tuberculose.

O que é uma infecção?

Infecção - são causadas por agentes externos. O organismo reage a entrada de micro-organismos como vírus e bactérias, parasitas ou fungos. Nesse processo, as células de defesa tentam combater os micro-organismos, o que normalmente dá origem ao aparecimento de pus.

Quais são os tipos de infecções virais?

Outros exemplos de infecções virais incluem zika vírus, cobreiro, hepatite A, mononucleose (também chamada de doença do beijo), citomegalovírus, rubéola, caxumba e AIDS.

Infecção urinária em mulheres: TIPOS e SINTOMAS

19 questões relacionadas encontradas

O que é uma infecção viral?

infecção bacteriana ou viral? Como o próprio nome diz, as infecções virais são causadas por vírus, enquanto as bacterianas são provocadas por bactérias. Identificar o agente causador é importante, principalmente para definir o tratamento a ser adotado.

Quando sabemos no hemograma que é uma infecção viral ou bacteriana?

Hemograma em processos infecciosos
  1. Introdução.
  2. Definição de processo infeccioso.
  3. Infecção bacteriana.
  4. Infecções Virais.
  5. Infecções parasitárias.
  6. Infecções Crônicas.
  7. Leitura recomendada.

O que pode causar uma infecção?

Como qualquer outra infecção, irão surgir sintomas como febre, calafrios, diarreia e vermelhidão no corpo. Mas esses sinais podem não ser tão evidentes ou típicos de infecções. As contaminações podem provocar também dores de ouvido, congestão nasal e ardência ao urinar.

Qual é a diferença entre infecção e inflamação?

A inflamação é a resposta do organismo a uma agressão, como cortes e batidas. Ela causa inchaço, vermelhidão e dor enquanto o corpo se esforça para reparar o local. No caso dos cortes, isso acontece com a formação da cicatriz. Já as infecções são causadas por agentes externos.

Qual a função do pus?

libera anticorpos, fabricados para matar ou imobilizar um microorganismo específico. O pus é formado pelos “cadáveres” da batalha – os glóbulos brancos que morreram para defender você, misturados com micróbios invasores mortos.

Quais os sintomas de uma infecção bacteriana?

Sinais e sintomas
  1. Febre;
  2. Tosse e espirro;
  3. Dor no corpo;
  4. Cansaço/Fadiga;
  5. Náusea e vômito;
  6. Edema local.

Qual exame detecta infecção bacteriana?

Vários exames podem detectar infecção, como hemograma, exame de urina, cultura de urina ou sangue, marcadores inflamatórios como o PCR e VHS, pesquisa de vírus e bactérias no sangue, dosagem de anticorpos, etc.

O que acontece quando uma bactéria entra no corpo?

Uma vez invadido o corpo, os micro-organismos têm de se multiplicar para causar uma infecção. Depois de se multiplicarem, verifica-se uma de três situações: Os micro-organismos continuam a multiplicar-se até ultrapassarem as defesas do corpo.

Quais são os tipos mais comuns de infecções nosocomiais?

Os tipos mais comuns de infecções são as infecções do trato urinário, infecção em feridas, pneumonia (infecção pulmonar) e infecções da corrente sanguínea, de acordo com a Consumer Reports.

Quais são os tipos de infecção no sangue?

As infecções sanguíneas podem ter origem em uma pneumonia, infecção urinária ou qualquer outro tipo de processo infeccioso, como um furúnculo, por exemplo. Uma infecção no sangue mais grave, não tratada adequadamente, pode causar falência múltiplas de órgãos e levar a pessoa a óbito.

Quais as características da infecção?

Uma infecção é caracterizada como a entrada e desenvolvimento de um agente infeccioso, ou a multiplicação de um agente infeccioso que já esteja presente no organismo, como bactérias e vírus. As infecções podem apresentar os mais diferentes sintomas, sendo estes dependentes de seu agente causador.

Quem vem primeiro a inflamação ou a infecção?

Muitos processos infecciosos ocorrem quando o sistema imune encontra-se fragilizado, facilitando a entrada e a multiplicação do agente. Por isso, é comum um processo inflamatório evoluir para infecção.

Qual a diferença entre a infecção e infestação?

Infecção inaparente: presença do agente etiológico em um hospedeiro, sem aparecimento de qualquer sintoma clínico. Infestação: é o alojamento, desenvolvimento e reprodução de artrópodes na superfície do corpo, nas vestes ou na moradia de humanos ou de animais.

Quais os sintomas de infecção no sangue?

Principais sintomas
  • Febre alta;
  • Aumento da frequência respiratória;
  • Diminuição da pressão arterial;
  • Aumento da frequência dos batimentos cardíacos;
  • Perda da memória ou confusão mental;
  • Tontura;
  • Fadiga;
  • Calafrios;

Como se pega uma infecção por bactéria?

A propagação das bactérias ocorre de diferentes formas e pode dar-se através de água ou de alimentos contaminados, através de contacto sexual, através do ar quando se espirra ou tosse, através do contacto com animais, através do toque pessoas infectadas ou mesmo a partir de uma parte do corpo, onde as bactérias estão ...

Como saber se a infecção é viral ou bacteriana?

Infecção bacteriana costuma causar sintomas mais graves

“Geralmente, as infecções bacterianas apresentam sintomas mais graves. A pessoa fica bastante prostrada, abatida, e há maiores chances de complicações. Na infecção viral, os sintomas costumam vir mais leves”, afirma a pediatra Flávia Bello.

É possível ter alguma infecção sem ter febre?

Pode haver febre sem existir infecção. Mas febre é um importante sinal de processos infecciosos e deve sempre ser avaliada essa possibilidade.

O que altera no hemograma quando tem infecção?

Leucócitos: É o valor total dos leucócitos no sangue. Quando este valor é muito alto, ocorre a leucocitose, que assinala, principalmente, uma infecção. Quando a contagem é mais baixa que o normal (leucopenia), pode indicar depressão da medula óssea, infecções virais ou reações tóxicas.

O que indica inflamação no hemograma?

O exame de hemoglobina A1C fornece a quantidade média de glicose nos últimos 3 meses. Se o nível de glicose estiver muito elevado, significa que o corpo está sofrendo um processo inflamatório crônico.

O que acontece em uma infecção viral?

Quando os microrganismos invadem o nosso corpo, aderem à célula e multiplicam ocorre uma infecção. Ou seja, há um desequilíbrio entre as defesas do nosso organismo e o agente invasor que pode ser uma bacteria, um fungo, um parasita ou mesmo um vírus. Neste último caso dar-se-á uma infecção viral.

Artigo anterior
Como evitar a tuberculose?
Artigo seguinte
Como fazer o quadrado de uma fração?