Qual a linguagem de um relatório?

Perguntado por: Denis Baptista  |  Última atualização: 13. März 2022
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A linguagem presente nos relatórios é formal e cuidada, com a utilização da norma culta, coerência e coesão textual.

Que tipo de texto e um relatório?

Relatório é um gênero textual utilizado por diversos profissionais em seu dia a dia e também por estudantes, para divulgar os resultados de um estudo ou uma pesquisa acadêmica em andamento, ou até mesmo para registrar participações em congressos, simpósios ou práticas de leituras e estudos.

São características da linguagem dos relatórios?

Características e estrutura de um relatório

Por se tratar de um texto que se qualifica na categoria redação técnica/oficial, o relatório mantém algumas características do gênero, como: uso da linguagem padrão da língua portuguesa; prevalência de linguagem clara e concisa; predomínio da denotação e da impessoalidade.

Quais são os elementos textuais de um relatório?

Os elementos textuais são os que constituem o Corpo central do trabalho: Introdução, Desenvolvimento e Conclusões.

Qual é a estrutura de um relatório?

O relatório é um documento que visa a apresentar um resumo de atividades realizadas bem como informar os dados e resultados coletados com elas. Sua estrutura apresenta: título, introdução, referências, desenvolvimento, conclusão e, em alguns casos, sugestões.

Como fazer um Relatório

21 questões relacionadas encontradas

Como fazer um relatório de acordo com a ABNT?

Relatório Técnico e/ou Científico nas normas ABNT
  1. Parte Externa. Capa (elemento opcional) Lombada (elemento opcional)
  2. Parte Interna. Elementos pré-textuais. Folha de rosto (obrigatório) Errata (opcional) Agradecimentos (opcional) Resumo na língua vernácula (obrigatório) Lista de ilustrações (opcional)

Como formatar um relatório de acordo com as normas da ABNT?

Como formatar o relatório de estágio nas normas da ABNT
  1. Tipo de Fonte: Arial ou Times New Roman.
  2. Tamanho da fonte: 12.
  3. Espaçamento entre as linhas: 1,5 (sem espaçamentos extras antes e depois)
  4. Alinhamento do texto: Justificado.
  5. Recuo do início do Parágrafo: 1,25 cm.
  6. Tamanho da fonte em textos especiais*: 10.

Como se faz um relatório simples?

  1. Título. Deve informar o assunto da atividade. ...
  2. Objetivos. Indicam as finalidades com que o trabalho foi executado. ...
  3. Introdução. Devem conter de forma sucinta os fundamentos teóricos nos quais está baseada a experiência realizada. ...
  4. Descrição das atividades. ...
  5. Resultados. ...
  6. Discussão. ...
  7. Conclusão. ...
  8. Referências bibliográficas.

Qual a estrutura de um relatório acadêmico?

O relatório deve conter: Capa, Sumário, Introdução, Desenvolvimento (Descrição das Atividades) e Considerações Finais.

Como é feito um relatório?

Práticas recomendadas para criar relatórios
  1. Apresentar dados de uma maneira significativa, incluindo as informações mais importantes.
  2. Adicione informações que ajudem as pessoas a tomar decisões melhores e mais informadas.
  3. Use uma linguagem simples que todos possam entender. ...
  4. Mantenha simples. ...
  5. Faça sua história pessoal.

Qual a estrutura de um relatório técnico?

O relatório técnico deve incluir informação suficiente para que um receptor qualificado possa avaliar e propor modificações às respectivas conclusões ou recomendações. A estrutura do relatório técnico é formada pela parte inicial, pelo corpo, pelos anexos e pela parte final.

Quais são os elementos pré-textuais?

Elementos pré-textuais em trabalhos acadêmicos
  1. Capa. A capa é um item obrigatório. ...
  2. Folha de Rosto. A folha de rosto também é obrigatória e repete algumas informações contidas na capa, além de fornecer mais dados sobre o trabalho. ...
  3. Errata. ...
  4. Folha de Aprovação. ...
  5. Dedicatória e agradecimentos. ...
  6. Epígrafe. ...
  7. Resumo. ...
  8. Listas.

Qual o objetivo dos elementos pré-textuais em um relatório?

Os elementos pré-textuais são os que antecedem o texto com informações que identificam o trabalho. ➢ Capa A capa é a proteção física externa do relatório.

Quais são os tipos de relatórios?

Existem 3 tipos de relatório:
  • Crítico, descreve e opina sobre a maneira como uma atividade foi desenvolvida.
  • Síntese, menos elaborado, referente a relatórios anteriores.
  • Formação, mais ou menos pormenorizado, apresentando atividades desenvolvidas durante um curso e/ou estágio.

Qual é a definição de relatório?

1 CONCEITO

É o documento elaborado com a finalidade de apresentar e descrever informações relativas a fatos vivenciados, ouvidos ou observados ou historiar a execução de serviços e experiências.

Quais as características do fichamento?

O fichamento é um registro feito em fichas, onde se pode simplesmente reunir citações ou incluir tópicos e expor uma análise crítica de determinado texto. No fichamento se resume as ideias principais de um conteúdo - que pode ser um livro, ou parte dele, um artigo de revista e uma reportagem jornalística, por exemplo.

Quais são os tipos textuais?

Os tipos textuais mais conhecidos são:
  • narrativo.
  • descritivo.
  • dissertativo.
  • expositivo.
  • injuntivo.

Quanto tipo de texto?

Existem cinco tipos de textos que são classificados com base em estruturas específicas. Eles se dividem em: narrativo, descritivo, expositivo, dissertativo e injuntivo.

O que é esse gênero textual?

O gênero textual é identificado com base no objetivo, na função e no contexto do texto. São as características do texto que determinam a qual gênero ele pertence. Os gêneros variam de acordo com a intenção comunicativa e com as particularidades em relação à linguagem, à estrutura e ao conteúdo.

Como fazer um relatório de um projeto acadêmico?

Como elaborar um bom relatório-passo a passo
  1. Capa. A capa de um relatório, também chamada de página de rosto, segue as orientações de cada instituição. ...
  2. Introdução. ...
  3. Desenvolvimento. ...
  4. Conclusão/Considerações Finais. ...
  5. Bibliografia.

Como se faz um relatório de aula?

Como fazer relatório de aula prática
  1. 1 – Introdução. Nesta parte, o aluno deve falar sobre o que foi abordado na aula. ...
  2. 2 – Objetivo. Qual era o propósito daquela aula? ...
  3. 3 – Materiais e metodologia. ...
  4. 4 – Resultado. ...
  5. 5 – Conclusão. ...
  6. 6 – Referências bibliográficas.

Como finalizar um relatório exemplo?

Como fazer uma conclusão em 6 passos
  1. Seja breve e vá direto ao ponto. ...
  2. Retome a introdução para ressaltar a ideia principal. ...
  3. Resuma o que foi dito para amarrar suas ideias. ...
  4. Ressalte a ideia principal. ...
  5. Incentive o leitor a agir ou refletir. ...
  6. Evite clichês.

Como fazer um resumo na língua vernácula ABNT?

Resumo em língua vernácula (obrigatório)
  1. O texto deve ser redigido na terceira pessoa do singular, com o verbo na voz ativa, em linguagem clara, concisa e direta;
  2. Deve conter informações referentes aos objetivos, à metodologia, aos resultados e às conclusões do trabalho;

O que são elementos textuais pré-textuais e pós-textuais?

A estrutura de um trabalho acadêmico compreende: elementos pré-textuais, que antecedem o texto com informações que ajudam na identificação e utilização do trabalho; elementos textuais, que constituem a parte do trabalho em que é exposta a matéria e elementos pós-textuais, que complementam e fornecem as referências do ...

O que são elementos pré-textuais e pós-textuais no TCC?

Essas páginas são os elementos pré-textuais, ou seja, o sumário e tudo o que o antecede. A capa é o único elemento que não é nem contado nem numerado. A parte do trabalho que inclui os elementos pós-textuais (Referências, Glossário, Apêndice, Anexos e Índice) deve dar sequência à numeração da parte textual.

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