Como contabilizar baixa de imobilizado por doação?

Perguntado por: Martinho Telmo Amaral Freitas  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (17 avaliações)

Como mencionado anteriormente, os bens totalmente depreciados somente poderão ser baixados no momento da baixa física do bem. Para baixar um bem obsoleto ou sucateado, a empresa deverá possuir um laudo técnico apontando os motivos e os danos que justifiquem a baixa do bem.

Como contabilizar imobilizado recebido em doação?

O documento hábil para contabilizar o recebimento de uma doação de Imobilizado é o Termo de Doação. Nele deve constar o valor contábil e o valor avaliado ("valor justo" ou "valor de mercado") do Bem. O lançamento contábil da doação deve ser feito pelo valor avaliado ("valor justo" ou "valor de mercado") do Bem.

Como contabilizar saída de doação?

As doações de mercadorias caracterizam-se como despesas, sendo necessário registrá-las quando concretizadas, segundo o regime de competência. Observe-se que, para fins fiscais, deve a empresa que efetua a doação emitir a correspondente nota fiscal, no ato da saída das mercadorias doadas.

Como fazer a baixa de um ativo imobilizado?

Venda. A alienação por meio da venda é o modelo mais comum de baixa de um ativo imobilizado, procedimento que deve ser feito com a utilização de todos os documentos capazes de comprovar e apurar o resultado real, seja relativo ao ganho ou perda na operação.

Como contabilizar a doação de um veículo?

Doações em forma de ativos que integrarão o Patrimônio devem ser avaliadas e levadas a débito, na conta específica do Imobilizado, e a crédito, na conta de passivo denominada Receita Diferida.

Aula #12 Baixa de bens do Ativo Imobilizado

27 questões relacionadas encontradas

Como contabilização doação de uso e consumo?

Se houve a doação este produto de material de consumo deixou de existir, logo se você não contabilizar a baixa, terá uma despesa que ocorreu em determinado momento e em outro a despesa foi recuperada pela doação, desta forma devera reclassificar pois a despesa que era algo físico foi convertida em doação.

Como contabilizar doações no terceiro setor?

As transferências a título de subvenções, contribuições, auxílios e doações devem ser contabilizadas em contas de compensação, pelo valor total dos recursos recebidos, enquanto perdurar a responsabilidade da entidade beneficiária dos recursos.

Qual o CFOP para baixa de ativo imobilizado?

CFOP: 5927 Lançamento efetuado a título de baixa de estoque decorrente de perda, roubo ou deterioração: Classificam-se neste código os registros efetuados a título de baixa de estoque decorrente de perda, roubou ou deterioração das mercadorias .

Como baixar ativo imobilizado vendido?

Na verdade, a baixa poderá ser realizada somente quando o bem for baixado fisicamente, ou seja, sair de forma definitiva do patrimônio da empresa, que é o caso da venda do ativo. A nota fiscal de venda será o documento que comprova a saída/venda desse ativo.

Como dar baixa no patrimônio?

a Baixa o Patrimônio deve estar ativo no cadastro. Quando o Tipo de Baixa for Alienação por Venda, deve obedecer as regras abaixo: • Deve ser informado o Valor Total da Venda. O Valor de venda dos itens também deve ser informado • O Valor Total da Venda deve ser igual à somatória do valor de venda dos itens.

Como contabilizar nota fiscal de doação?

Para fins de escrituração fiscal, utilizar o CFOP a ser utilizado será conforme o destino da mercadoria que o destinatário irá realizar. Por exemplo: consumo – 1407, comercialização – 1403, imobilizado – 1551, bonificação, brinde ou doação – 1910 (exemplos de CFOP).

Como contabilizar doações efetuadas lucro real?

O valor doado não poderá ser deduzido do lucro líquido como despesas operacionais. O valor doado registrado na escrituração contábil como despesa operacional deverá ser adicionado ao lucro líquido para fins de apuração do lucro real e da base de cálculo da CSLL.

Como contabilizar despesas com brindes?

As aquisições de brindes para distribuição direta ao consumidor devem ser registradas na conta de Estoques, no Ativo Circulante. Os brindes permanecerão nesta conta (Estoques) até a sua efetiva distribuição.

Como registrar doações recebidas?

E, independente de onde seja registrada a contrapartida da contribuição (caixa ou bancos, estoques ou imobilizado) as doações recebidas sempre devem ser contabilizadas como receitas, devendo transitar pelo resultado do exercício no qual foi efetivada, de acordo com as determinações da ITG 2002/12.

Como devem ser registradas nas entidades do Terceiro Setor as receitas provenientes de doação e parceria?

As receitas de doações, subvenções e contribuições para custeio das entidades sem fins lucrativos devem ser reconhecidas mediante documento hábil e em contas específicas. Na busca por superar as dificuldades de financiamento, muitas organizações estão procurando formas alternativas de obtenção de recursos.

Como contabilizar rifa?

A contabilização ficaria da seguinte forma:
  1. Recebimento do bem doado. D - materiais doados a distribuir - (Ativo) ...
  2. Distribuição do material recebido - mê seguinte - entrega do prêmio. D- Prêmios e promoções - (despesa) ...
  3. Realização do material doado. ...
  4. Arrecadação da rifa.

Quais impostos incidem sobre a venda de ativo imobilizado?

Os impostos incidentes são: Contribuição Social, alíquota de 9% e o Imposto de Renda a alíquota de 15%, mais adicional de 10%, devendo ser recolhidos ao final de cada trimestre quando ocorre a apuração do IRPJ da CSLL. No Lucro Real, o Ganho de Capital será identificado através da apuração do lucro líquido do período.

Tem ICMS na venda de ativo imobilizado?

Não incide ICMS. no caso como e venda de ativo imobilizado deveria utilizar o CFOP 5.551 correto ? Sim, existe o CFOP específico para essa venda: 5.551 - Venda de bem do ativo imobilizado.

O que é o CFOP 6552?

CFOP 6552 Transferência de bem do ativo imobilizado.

Quando utilizar o CFOP 5550?

CFOP 5550 - Operações com bens de ativo imobilizado e materiais para uso ou consumo. Classificam-se neste código os bens do ativo imobilizado transferidos para outro estabelecimento da mesma empresa.

O que significa CFOP 5556?

CFOP 5556 - Devolução de compra de material de uso ou consumo.

O que é doação no terceiro setor?

a) Doação: é a entrega voluntária de algo, bem ou direito, de uma pessoa qualquer, física ou jurídica, à entidade sem finalidade de lucros.

Como é feita a contabilidade no terceiro setor?

No terceiro setor, a contabilidade segue a estrutura patrimonial definida pela Lei das Sociedades por Ações (Lei 6404/1976), mas com algumas adaptações, especialmente, no que se refere à nomenclatura.

Quais são as demonstrações contábeis do terceiro setor?

Sendo assim, as demonstrações contábeis obrigatórias no terceiro setor são:
  • Balanço Patrimonial;
  • Demonstrações de Mutação do Patrimônio Social;
  • Demonstração de Superávit ou Déficit do Exercício;
  • Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos;
  • Notas Explicativas.

Por que é importante a contabilização de doações boas ações e atividades sociais?

As doações são consideradas por muitas entidades sua principal fonte de recursos e um meio de sobrevivência, podendo ser em moeda corrente, gêneros alimentícios, equipamentos ou por meio de prestação de serviços. As doações devem ser contabilizadas conforme o Quadro 1.

Artigo anterior
Como saber se estou com palpitações?
Artigo seguinte
Quem é o sujeito passivo da desapropriação?