Quais são os tipos de fundição?
Perguntado por: Matias Martim Amaral de Monteiro | Última atualização: 31. März 2022Pontuação: 4.9/5 (59 avaliações)
- Fundição por gravidade.
- Fundição em molde permanente.
- Fundição por centrifugação.
- Fundição de precisão.
Quais são os tipos de moldes usados na fundição?
Os modelos podem ser de madeira, plástico, isopor, metal ou mesmo de cera e podem ser aplicados produtos desmoldantes (talco, grafite) para facilitar sua retirada de dentro do molde.
Quais são os tipos de moldes?
- Concreto – use molde de borracha de poliuretano;
- Gesso – use molde de borracha de poliuretano;
- Poliuretano, Poliéster, Resina Epóxi – use molde de borracha de silicone;
- Espuma de Poliuretano – use molde de borracha de silicone;
- Cera – use molde de borracha de poliuretan.
O que é confecção do macho?
3- Confecção dos machos - Macho é um dispositivo, feito também de areia, que tem a finalidade de formar os vazios, furos e reentrâncias da peça. Eles são colocados nos moldes antes que eles sejam fechados para receber o metal líquido.
O que é processo de fundição?
Fundição é um processo de fabricação onde um metal ou liga metálica, no estado líquido, é vazado em um molde com formato e medidas correspondentes aos da peça a ser produzida.
? O que é fundição? (Conceitos Básicos) ? [Processos de fabricação: Aula 01]
Quais são as etapas do processo de fundição?
- Fabricação do molde;
- Fabricação dos machos;
- Fusão do metal;
- Vazamento (enchimento);
- Desmoldagem;
- Acabamento (rebarbação e limpeza).
O que é o processo de sinterização?
A sinterização é um processo no qual, pós cuja preparação pode ser cristalina ou não, uma vez compactados, recebem tratamento térmicos e a temperatura de processamento é sempre menor que a sua temperatura de fusão. Este processo cria uma alteração estrutura microscópica do elemento base.
O que é rebarbação?
O processo de rebarbação de peças metálicas
Ela tem a finalidade de retirar saliências ou bordas ásperas e aparas, evitando acidentes decorrentes de fissuras e trincas e conferindo um perfeito acabamento às peças e aos componentes.
O que são moldes Colapsáveis?
“Processos que utilizam moldes de material refratário.” Os moldes são quebrados para a retirada do fundido. Podem ser fabricadas várias peças em um único vazamento, isto é, o molde pode conter várias cavidades a serem preenchidas com metal líquido. ...
Porque o processo de fundição é mais vantajoso?
2 - Por que o processo de fundição é mais vantajoso quando comparado com outros processos de fabricação? Porque é mais econômico, partindo do metal líquido para o produto final. Possui poucas limitações e é possível a obtenção de peças com detalhes complexos, com larga possibilidade de dimensões e grau de acabamento.
Quais são os tipos de moldes de injeção?
- 1 – Caixas. As caixas produzidas em termoplásticos são utilizadas na estocagem e armazenamento de produtos por diversos setores econômicos, comerciais e industriais. ...
- 2 – Injetadas Auto. ...
- 3 – Injetadas Eletro. ...
- 4 – Injetadas Escolar. ...
- 5 – Linha Própria.
Quais os tipos mais comuns das ligas plásticas?
Essencialmente, eles são feitos de aço ou ligas metálicas. Os mais comuns no mercado são os moldes feitos em aço carbono ou em ligas de alumínio.
Quais os tipos de moldes e matrizes?
- Matriz de sopro e injeção para alumínio e plástico;
- Matriz progressiva ou simples (com repuxo, corte e dobra);
- Modelos em resina, madeira ou alumínio.
O que é molde E o que é modelo fundição?
Na metalurgia, a fundição é o processo de vazar metal líquido em um molde, que contém uma cavidade com a forma desejada, e depois permitir que resfrie e solidifique. A parte solidificada é também conhecida como peça fundida, que é ejetada do molde ou tem o molde quebrado para completar o processo.
Quais são os principais defeitos em produtos obtidos por fundição?
Um defeito muito comum dos fundidos são os poros ou vazios, e sua origem pode ser consequência da contração do metal durante a solidificação ou decorrente de gases.
O que é o Massalote?
Massalotes: São reservatórios de metal liquido que irão compensar a contração do metal da peça quando da mudança do estado liquido para o sólido.
O que é processo de fundição sob pressão?
O processo de fundição sob pressão consiste em injetar um metal liquido (liga de alumínio, zinco ou magnésio) contido em um recipiente para o interior da cavidade de um molde, submetendo o metal a altas pressões.
Como é feita a fundição em areia?
O processo de fundição em areia verde consiste em elevar o metal escolhido, seja de aço, ferro ou até ligas de bronze, alumínio, latão e magnésio, a temperaturas altíssimas capazes de derretê-los.
Como é feita a rebarbação?
O processo de rebarbação consiste na retirada dos canais de alimentação (no caso da fundição) e rebarbas que se formam na superfície da peça durante a usinagem.
Por que a rebarbação é necessária no processo de corte?
A rebarbação também permite arredondar as bordas afiadas das peças, chamadas de “cantos-vivos”. As mídias utilizadas na rebarbação são abrasivas, e acabam também limpando e nivelando a superfície das peças.
Como ocorre a usinagem?
Chama-se de Usinagem a um processo de fabricação em que parte-se de uma peça bruta maior do que aquilo que se deseja produzir, da qual é removido material com auxílio de uma ferramenta de corte, produzindo-se cavaco e obtendo-se uma nova peça com as formas e dimensões desejadas.
O que são peças sinterizadas?
A sinterização de peças é um processo no qual, pós cuja preparação pode ser cristalina ou não uma vez compactada, posteriormente recebem tratamento térmicos e a temperatura de processamento é sempre menor que a sua temperatura de fusão.
Quais as três principais etapas da metalurgia do pó?
A metalurgia do pó é um processo de fabricação que consiste na transformação de pós-metálicos e não metálicos em uma peça final, sem atingir a temperatura de fusão dos principais materiais envolvidos. Este processo possui três etapas básicas, sendo elas: obtenção do pó, compactação do pó e sinterização.
O que é sinterização cerâmica?
A sinterização é um método bastante antigo, utilizado na fabricação de cerâmicas, inclusive na cerâmica industrial. É o tratamento final, desenvolvendo um papel determinante em algumas características encontradas na peça finalizada. ... Durante o processo de sinterização, as peças geralmente encolhem em até 25%.
Quais as principais etapas na produção de um componente através da fundição?
As etapas gerais envolvidas na fundição são: modelagem, moldagem, derretimento, vazamento, ejeção, limpeza, remoção e inspeção. A forma da fundição final corresponde ao molde em que é vazado, de modo que os moldes são cuidadosamente moldados com um padrão – uma réplica de madeira ou metal do objeto a ser moldado.