Qual é o principal componente químico do cimento Portland onde ele aparece na reação de hidratação do cimento?

Perguntado por: Yasmin Mara de Baptista  |  Última atualização: 31. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (54 avaliações)

O cimento portland é composto de clínquer e de adições. O clínquer é o principal componente e está presente em todos os tipos de cimento portland.

Quais são as reações de hidratação dos principais compostos do cimento Portland?

RESULTADO DA HIDRATAÇÃO DOS COMPOSTOS DO CIMENTO

Após a hidratação dos compostos do cimento tem-se como resultado a formação do gel de C-S-H, Hidróxido de cálcio Ca(OH)2 e a etringita.

Quais as reações de hidratação do cimento?

Basicamente, é denominado processo de hidratação do cimento as reações químicas que ocorrem entre a água e os silicatos e os aluminatos presentes no cimento, que, com o transcorrer do tempo, formam uma massa endurecida e resistente.

O que é a hidratação do cimento?

O endurecimento do concreto é resultado de um processo de hidratação, que é, exatamente, a reação química entre o cimento e a água.

O que ocorre durante a hidratação do cimento que causa o seu endurecimento?

– “Quando ele entra em contato com a água ele sofre uma reação química que o faz endurecer”. -“Porque ele sofre reações físico-químicas em contato com a água e cristaliza, aglomera, proporcionando assim rigidez”.

Parte I - Hidratação do Cimento Portland

25 questões relacionadas encontradas

Qual o objetivo do cimento?

O cimento é um pó fino, com propriedades aglutinantes, que pode ser utilizado para diversos fins, como na composição de argamassa, reboco de parede, na fabricação de concreto, etc. ... Além do cimento, outros materiais presentes na composição do concreto são água, areia e pedra.

Qual o material do cimento?

O calcário, principal matéria-prima da fabricação do cimento, é extraído da jazida subterrânea ou a céu aberto. Após a extração, o calcário vai para a britagem, etapa que o reduz às dimensões adequadas ao processamento industrial.

Qual a matéria prima para fabricação do cimento?

Em primeiro lugar, as matérias primas – calcário (94%), a argila (4%) e quantidades menores de óxidos de ferro e alumínio (2%) – são moídas e misturadas até a obtenção de um pó fino (farinha crua).

O que é feito o cimento?

– “O cimento é fabricado a partir da mistura e queima (cozimento) em alto forno, das matérias primas calcário e argila. Após serem trituradas e misturadas, eles passam por esse processo de cozimento e se transformam em um pó chamado farinha cru.

Qual a fase gerada após a hidratação do cimento?

A liberação de calor começa apenas após a hidratação do cimento, mas é possível reduzir a temperatura máxima resfriando os materiais constituintes do concreto, como a areia e a brita, antes que a reação do cimento ocorra.

Qual a reação química do concreto?

O concreto é feito da mistura de pedregulhos, areia, água e cimento. ... As fábricas de cimento aquecem o calcário que se decompõe libertando gás carbônico e deixando como resíduo a cal, que é o óxido de cálcio (CaO). Esse aquecimento é feito ao misturar com o calcário a sílica (areia) e o óxido de alumínio.

Qual o tempo de cura do cimento?

Deixe o cimento secar por pelo menos três dias. O cimento e o concreto continuam a firmar durante os primeiros três a sete dias depois de serem aplicados. Ao final de três dias de secagem, o cimento já atingiu aproximadamente 80% da força final. O tempo exato dependerá do método de secagem utilizado.

Como ocorre a hidratação do cimento Portland?

O cimento Portland é o principal aglomerante hidráulico utilizado na construção civil. Quando misturado com a água dá origem a uma série de reações químicas, denominada de hidratação. Essas reações possuem velocidades distintas, onde a gipsita é a primeira fase a ser consumida e os silicatos em idades posteriores.

Quais são os principais componentes para a fabricação do cimento Portland?

É um pó fino, produzido a partir da queima de calcário e argila em um forno, com posterior moagem e adição de uma pequena quantidade de gipsita, ou outras formas de sulfato de cálcio, podendo receber também outras adições. Endurece com a adição de água, tornando-se uma pasta homogênea com propriedades ligantes.

O que ocorre na hidratação do cimento quando o gesso e adicionado?

A hidratação dos aluminatos (C3A e C4AF) na presença do gesso – adicionado na fabricação do cimento – resulta na formação de etringitas que assumem formas de agulhas e começam minutos após o início da hidratação, sendo estas responsáveis pelo fenômeno da pega.

Quais são os quatro componentes principais do cimento?

Composição química do cimento

Os componentes principais, cuja determinação é feita a partir de uma análise química, são: cal (CaO), sílica (SiO2), alumina (Al2O3), óxido de ferro (Fe2O3), magnésia (MgO), álcalis (Na2O e K2O) e sulfatos (SO3).

Qual o nome do composto base para a fabricação do cimento?

Assim é produzido o clínquer, material básico necessário para a fabricação do cimento. Depois desse processo, o material obtido (clínquer) é misturado com gesso (gipsita) e outras adições (como calcário, pozolana ou escória) dando origem aos diversos tipos de cimento.

Como se faz mistura de cimento?

A proporção tecnicamente correta de cimento com areia é uma parte de cimento, três partes de areia e três partes de água. No entanto, você pode personalizar essa proporção conforme o necessário. Para a maioria dos projetos, não é necessário adicionar uma quantidade de areia três vezes maior que de cimento.

Qual a diferença entre cimento e cimento branco?

A resistência do cimento branco estrutural pode ser igual ou até superior a do cimento convencional. Alguns especialistas afirmam que o tipo branco chega a ter resistência até 100% maior do que a do cimento cinza tradicional.

Para que serve o cimento na construção civil?

Ele é indicado para a fabricação de concreto e argamassas de obras comuns até obras de grande porte com alta agressividade como: barragens, obras submersas, tubos e canaletas para condução de líquidos agressivos, esgotos e efluentes industriais, pavimentação de estradas, pistas de aeroportos, entre outros.

Qual a importância do cimento na construção civil?

A importância do cimento para a obra

Basicamente, ele consiste em uma espécie de pó, bem fino, que apresenta propriedades aglomerantes, ligantes ou aglutinantes. O cimento serve como base para criar uma massa que terá a função de unir outras matérias-primas, ajudando a formar a estrutura de uma obra.

Quais são as principais aplicações do cimento?

Pode ser até matéria-prima para a arte.
  • Argamassas e concretos. ...
  • Edificações (pilar-viga-laje) ...
  • Edificações (parede de concreto) ...
  • Pavimento de concreto. ...
  • Pavimento intertravado. ...
  • Alvenaria com blocos de concreto. ...
  • Artefatos de cimento. ...
  • Saneamento e drenagem.

Como o concreto endurece?

Sendo assim, acelerar o assentamento do concreto é acelerar seu processo de cura.
  1. Step 1. Deixe a forma no concreto derramado posicionada o maior tempo possível. ...
  2. Step 2. Cubra o concreto com uma lona de plástico para evitar a evaporação. ...
  3. Step 3. Levante a lona uma vez por dia durante o processo de cura. ...
  4. Step 4.

Como o concreto fica duro?

Hidratação é a reação entre cimento e água que dá origem às características de pega e endurecimento. Vale ressaltar que a água, que é de suma importância na hidratação do cimento, pode evaporar por meio da ação do sol, do vento e da baixa umidade do ar.

Artigo anterior
Quais são os tipos de fundição?
Artigo seguinte
O que é a linguagem mista?