Quais são as consequências que o contrato de compra e venda pode gerar?

Perguntado por: Júlia Faria  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (42 avaliações)

As principais conseqüências jurídicas da compra e venda são gerar obrigações recíprocas para os contratantes; acarretar a responsabilidade do vendedor pelos vícios redibitórios e pela evicção, entre outras.

Quais são os efeitos do contrato de compra e venda?

Os principais efeitos gerados pela celebração do contrato de compra e venda são (i) a constituição de obrigações recíprocas às partes contraentes, uma vez que o vendedor se obriga a transferir o domínio de certa coisa e o comprador a prestar-lhe certa quantia em dinheiro; e (ii) torna responsável o vendedor pelos ...

Quais são as limitações do contrato de compra e venda?

O contrato de compra e venda deve possuir elementos dotados de imprescindibilidade, quais sejam a coisa, o preço e o consentimento. A coisa deve ser suscetível de venda e em sentido lato afirma-se que pode ser tudo aquilo que esteja inserido no contexto comercial.

Quais as consequências de termos ou não um contrato de compromisso de compra e venda registrado e não registrado?

Nos contratos de compra e venda de imóveis, a falta de registro da incorporação imobiliária não compromete os direitos transferidos ao promissário comprador, os quais podem ter efeitos perante terceiros.

O que podemos afirmar sobre contratos de compra e venda?

O Contrato de Compra e Venda estipula os compromissos entre as partes nos negócios mercantis, podendo ser efetuado de forma escrita ou verbal. Pelo contrato de compra e venda, um dos contratantes se obriga a transferir o domínio de certa coisa, e o outro, a pagar-lhe certo preço em dinheiro.

Contrato de compra e venda - Cuidados

30 questões relacionadas encontradas

Quais são os elementos essenciais do contrato de compra e venda?

Os elementos constitutivos da compra e venda são coisa, preço e consentimento. O art. 482 do CC a considera obrigatório e perfeita, desde que as partes acordarem no objeto e no preço.

Como ocorre o contrato de compra e venda quais as suas características?

A compra e venda é o contrato bilateral, oneroso e consensual mediante o qual o vendedor assume a obrigação de transferir bem ou coisa alienável e de valor econômico ao comprador, que por sua vez assume a obrigação de pagar o preço determinado ou determinável em dinheiro. A coisa pode ser corpórea ou incorpórea.

Quais as principais diferenças entre o compromisso de compra e venda registrado e não registrado na matrícula do imóvel?

Uma outra diferença é sobre o registro de tal contrato, o compromisso de compra e venda pode ser registrado na matrícula e então passará a existir o direito real de aquisição. Já a promessa de compra e venda não é passível de criar tal direito real, conforme dispõe o artigo 1.417 do Código Civil.

Qual a vantagem de registrar o contrato de promessa de compra e venda na matrícula do imóvel?

Poucos sabem, mas é de suma importância registrar a promessa de compra e venda na matricula do imóvel, como forma de garantir a segurança da transação, especialmente para o promitente comprador.

Pode registrar contrato de compra e venda?

Registrar um contrato de compra e venda, quando o imóvel é pago à vista, pode ser um nome informal dado ao registro da escritura do imóvel em um Cartório de Notas. O registro simples de um contrato assinado entre compradores e vendedores não tem valor jurídico, mas a escritura, sim.

Quais são os riscos que devem ser assumidos pelo vendedor?

Riscos para o vendedor

Se o comprador não pagar os impostos, tributos, ou até mesmo condomínio, pode o vendedor responder judicialmente, até mesmo sofrendo execução judicial. O comprador pode não pagar o que foi acordado, e uma vez no imóvel, recusar a sua devolução.

Qual a validade jurídica de um contrato de compra e venda?

Para que o documento tenha validade, é preciso que ele cumpra alguns requisitos. O objeto da negociação precisa ser lícito, determinado ou determinável e possível, bem como as partes devem ser capazes. É um contrato que atesta a transação de uma determinada quantia a ser paga pela propriedade de um bem imóvel.

O que diz o art 531 do Código Civil?

- Se entre os documentos entregues ao comprador figurar apólice de seguro que cubra os riscos do transporte, correm estes à conta do comprador, salvo se, ao ser concluído o contrato, tivesse o vendedor ciência da perda ou avaria da coisa.

Quais são as principais obrigações do vendedor e do comprador no contrato de compra e venda?

1. Conceito: é o contrato em que uma das partes (vendedor) obriga-se a transferir o domínio de uma coisa e a outra (comprador) a pagar-lhe o preço em dinheiro (art. 481 CC).

Quais são as cláusulas especiais do contrato de compra e venda?

O contrato de compra e venda de bens poderá conter cláusulas especiais como a retrovenda, venda a contento e da sujeita a prova, preempção ou preferência, venda de reserva de domínio e venda sobre documentos.

O que pode anular um contrato de compra e venda?

Como anular contrato de compra e venda de imóvel? Quem busca rescisão de contrato de compra e venda de imóvel precisa contatar a outra parte, informá-la e, assim, ambas assinam um termo de distrato, que coloca fim oficial às obrigações existentes.

Porque registrar a promessa de compra e venda?

O registro da promessa de compra e venda traz diversos benefícios as partes contratantes. Um deles é a transformação do direito pessoal à aquisição do imóvel em direito real. Em outro artigo – que recomendamos sua leitura – falamos sobre o direito real à aquisição do imóvel na promessa de compra e venda.

Para que serve o contrato de promessa de compra e venda?

A Promessa de Compra e Venda é um contrato, que pode ter natureza particular ou pública, cujo objetivo é formalizar o negócio, bem como o valor desta negociação, condições e formas de pagamento; e, formaliza a obrigação do vendedor em entregar o imóvel ao comprador, livre e desembaraçado.

Porque registrar um contrato de compra e venda?

Com o registro do Contrato de Promessa de Compra e Venda no Cartório de Registro de Imóveis, o comprador terá direito sobre o bem adquirido e o vendedor não poderá vender o mesmo imóvel várias vezes.

Qual a diferença entre contrato de compra e venda é promessa de compra e venda celebrada em caráter irrevogável e irretratável?

Portanto, se um contrato não pode ser revogado, por ser irrevogável, deve ser cumprido, sob pena de inadimplemento. Mas e a irretratabilidade, o que significa? Contrato irretratável é aquele que não admite retratação. Nesse sentido, se retratar é igualado ao direito de arrependimento.

Qual a diferença entre contrato de compra e venda e escritura?

O Contrato de Compra e Venda e o Registro de Imóveis são obrigatórios no processo de compra e venda de imóveis, enquanto a Escritura Pública é opcional, embora seja uma garantia maior da titularidade da propriedade.

Qual a diferença entre recibo e contrato de compra e venda?

Em resumo, o Contrato sem registro é apenas a formalização de Intenção de Compra, a Escritura formaliza a venda e cria um título hábil à transmissão da propriedade do imóvel e o Registro na Matrícula do Imóvel transfere definitivamente a titularidade do imóvel ao comprador.

Quais as características do objeto de um contrato?

Os contratos podem conter inúmeras obrigações, além das essenciais, bastando estarem pactuadas entre os contratantes, além disso, existem as obrigações que são inerentes ao tipo de contrato, por exemplo, todo contrato oneroso gera o dever de dar garantia física e jurídica da coisa, não sendo esta uma obrigação ...

Quais são os elementos essenciais para a caracterização do contrato de compra e venda empresarial?

Para o contrato de compra e venda empresarial se caracterizar perfeito, é pertinente que a coisa: a) tenha existência (mesmo que em potencial no momento da realização do contrato) seja ela corpórea ou incorpórea; b) seja determinada ou determinável, suscetível de individuação; c) seja disponível; d) tenha possibilidade ...

Quais as principais características da compra e venda mercantil?

Toda compra e venda em que comprador e vendedor são empresários chama-se mercantil e é estudada pelo direito comercial. A qualidade da coisa objeto de contrato (sempre uma mercadoria) e a finalidade da operação (circulação de mercadorias) são decorrências deste requisito subjetivo.

Artigo anterior
O que é permeabilidade na biologia?
Artigo seguinte
Como é a rotina de um monge?