Quais são os tipos de espectroscopia?
Perguntado por: Sara Nádia Ramos Amorim Antunes | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.7/5 (69 avaliações)
Espectroscopia de absorção pode ser dividida em espectroscopia ultravioleta a vácuo, espectroscopia ultravioleta-visível (UV-Vis), espectroscopia de infravermelho próximo, espectroscopia infravermelho e espectroscopia de infravermelho distante de acordo com a banda de comprimento de onda empregada.
Quais são os tipos de espectrometria?
Existem duas categorias principais de espectrometria: a espectrometria de raios e a espectrometria de massa. A espectrometria de radiação UV-Vis, IR, X ou gama permite analisar a estrutura de um material através da sua interação com a radiação que este absorve, dispersa ou emite.
Quais são os tipos de espectroscopia e como eles funcionam?
Tais métodos são classificados nas diferentes regiões do espectro eletromagnético — como raios gama, raios X, ultra-violeta, visível, infravermelho e radiofrequência —, que fornecem diferentes informações sobre a matéria em estudo ou as aplicações de interesse.
Quais os tipos de espectroscopia atômica?
- Espectroscopia de absorção atômica de chama (FAAS)
- Espectroscopia de absorção atômica em forno de grafite (GFAAS)
- Espectroscopia de absorção atômica por geração de hidretos (HGAAS)
- Espectroscopia de absorção atômica de Vapor a frio (CVAAS)
Qual é a função da espectroscopia?
O termo espectroscopia é utilizado nas disciplinas de física e química para se referir à técnica de aferimento de dados físico-químicos através da transmissão, absorção ou reflexão da energia radiante incidente em uma amostra. ...
Introdução à espectroscopia
Quais as aplicações da espectroscopia?
Suas aplicações são diversas, como: em sistemas biológicos, aplicações biomédicas, aplicações forenses e criminalísticas, validação de obras de arte, aplicações arqueológicas, genética, paleontologia, etc.
Como ocorre a espectroscopia atômica?
✓ A espectroscopia de emissão atômica baseia- se na emissão de luz, com a relaxação de elétrons elementares dos estados excitados. ✓ Solução da amostra, contendo íons do metal a ser determinado, é introduzida numa chama (por ex., de acetileno e ar). comprimento de onda de ressonância.
Quais são os tipos de chama no equipamento de absorção de chama?
A chama tem a finalidade de transformar íons e moléculas em átomos no estado fundamental. O tipo de chama mais utilizado em AAS é a mistura ar/acetileno, numa proporção relativamente elevada de oxidante em relação ao combustível (chama azul).
Como funciona a espectrometria de absorção atômica?
Essa técnica envolve radiação eletromagnética que pode ser absorvida pelos átomos dos constituintes químicos das amostras. Ela é baseada na quantificação de espectros de linhas finas que surgem da transição eletrônica, envolvendo a camada mais externa do átomo.
Como funciona o espectro de absorção das estrelas?
Estrelas emitem um espectro contínuo com linhas de absorção. Tem forma similar à de um corpo negro com a temperatura da fotosfera. A cor de uma estrela depende de sua temperatura, de acordo com a Lei de Wien.
Qual a diferença de espectroscopia é espectrometria?
⇒ Espectroscopia: é um termo geral para a ciência que estuda a interação dos diferentes tipos de radiação com a matéria. ⇒ Espectrometria e os métodos espectrométricos: referem-se às medidas das intensidades das radiações usando transdutores fotoelétricos ou outros tipos de dispositivos eletrônicos.
Como funciona um espectrômetro de massa?
O espectrômetro de massa é um equipamento que bombardeia uma substância com elétrons para produzir íons que, por sua vez, atravessam um campo magnético que curva suas trajetórias de modos diferentes, dependendo de suas massas. O campo separa os íons em um padrão chamado espectro de massa.
Qual é o princípio básico da espectrofotometria?
A espectrofotometria é um método utilizado para medir o quanto uma substância química absorve a luz, medindo a intensidade quando um feixe de luz passa através da solução da amostra. O princípio básico é que cada composto absorve ou transmite luz em uma certa amplitude de comprimento de onda.
Quais são os dois tipos de espectrofotômetros mais utilizados?
- Espectrofotômetro UV-Visível. Como já citado, mede a intensidade de absorção de luz ultravioleta e visível que atravessa uma determinada amostra. ...
- Espectrofotômetro Infravermelho. ...
- Espectrofotômetro de absorção atômica.
Quais as partes de um equipamento de espectrofotometria?
Como citado anteriormente, os espectrofotômetros são compostos basicamente por cinco partes: a fonte de radiação, o monocromador, o porta-amostras, os detectores e o indicador de sinal. Existem diversos tipos de cada componente de um espectrofotômetro.
O que é o aparelho espectrofotômetro de absorção atômica?
O Espectrofotômetro de Absorção Atômica AA500 é um instrumento automatizado de alto desempenho projetado para atender as exigências de laboratórios modernos. Devido à sua versatilidade e desempenho, pode ser utilizado em uma ampla gama de aplicações, incluindo: Agricultura. Análises Clínicas.
Qual a importância da técnica espectrofotometria de absorção atômica?
Considerada como uma técnica analítica bem sucedida, a espectrometria de absorção atômica (AAS - Atomic Absorption Spectrometry) é uma das mais utilizadas na determinação de elementos em baixas concentrações, que estão presentes numa variedade de amostras, sejam estas líquidas, sólidas, em suspensão, e até mesmo ...
O que é espectrometria de absorção molecular?
A Espectroscopia de Absorção Molecular na Região do Ultravioleta e Visível (UV-vis) estuda o comportamento da matéria quando exposta à radiação eletromagnética na faixa em torno de 100 a 400 nm (ultravioleta) e 400 a 750 nm (visível).
Quais são as principais partes de um espectrômetro de absorção atômica de chama?
O ESPECTRÔMETRO DE ABSORÇÃO ATÔMICA
Os componentes básicos de um espectrômetro incluem fonte de radiação, sistema de atomização, conjunto monocromador, detector e processador (Figura 3).
O que é um fotômetro de chama?
A fotometria de chama é a mais simples das técnicas analíticas baseadas em espectroscopia atômica. Nesse caso, a amostra contendo cátions metálicos é inserida em uma chama e analisada pela quantidade de radiação emitida pelas espécies atômicas ou iônicas excitadas.
Como funciona o espectrofotômetro de emissão de chama?
A espectrometria de emissão atômica ou óptica é a técnica baseada na energia emitida pelos átomos (na região do UV-VIS) quando excitados por fontes de energia à altas temperaturas (até 8000 K) (eletrodos, plasma, laser, chama, etc). O plasma consiste de um fluxo de argônio num alto campo elétrico externo (1kW. cm-3).
Como ocorre uma atomização de chama *?
Processo de atomização ocorre num tubo de grafite aquecido eletricamente → sistema fechado - aumenta o tempo de residência dos átomos no caminho óptico Page 44 A técnica de Forno de Grafite Page 45 A técnica de Forno de Grafite Correia, et al. Revista Analytica, 5, 2003.
Qual a aplicação da espectroscopia no infravermelho na área farmacêutica?
Na indústria farmacêutica, o método de análise NIRS vem sendo aplicado há mais de 20 anos, estando inicialmente focalizado na análise de matérias-primas, mais recentemente tem sido também aplicado na análise de formulações sólidas e liquidas para controlo de qualidade do produto final, bem como para monitorização de ...
Qual o objetivo do uso da espectroscopia no infravermelho?
A técnica de espectroscopia no infravermelho médio permite a determinação e caracterização das propriedades químicas dos compostos por meio de seus espectros de absorção na região do infravermelho, através da identificação de movimentos vibracionais e rotacionais das ligações moleculares.
Qual o objetivo da análise química por espectroscopia no infravermelho?
O objetivo da espectroscopia de absorção no IV é a determinação dos grupos funcionais de um dado material. Cada grupo absorve em freqüência característica de radiação na região do IV.
Quanto custa um curso de gestão?
O que é transferência analítica?