Quais são os tipos de documentos empresariais?
Perguntado por: Alexandre Lisandro Branco Macedo | Última atualização: 29. April 2022Pontuação: 4.5/5 (23 avaliações)
- Contrato social. ...
- Alvará de funcionamento. ...
- Licença sanitária. ...
- Licença ambiental. ...
- Contrato com profissional de contabilidade. ...
- Notas fiscais. ...
- Registros de contabilidade. ...
- Comprovantes de RH.
O que é um documento empresarial?
Documentos de uma empresa são relatórios, ordens de compra, comprovantes de pagamento, contratos, processos e muitos outros. De modo geral, trata-se de um grande volume de informação que é tratado diariamente por muitos setores dentro de um empreendimento.
Quais são os principais tipos de documentos?
- Nota Fiscal. ...
- Faturas e guias. ...
- Alvará de funcionamento. ...
- Licenças de funcionamento. ...
- Recibos e comprovantes de pagamentos. ...
- Registros contábeis e fiscais. ...
- Controle de ponto. ...
- Folhas de pagamento.
São os tipos de documentos?
Os documentos podem ser organizados conforme sua espécie ou formato (configuração física de um suporte de acordo com a sua natureza e o modo como foi produzido). Por isso, temos atas, cartas, decretos, folhetos, fotografias, memorandos, ofícios, plantas e relatórios como alguns dos tipos de espécie.
Quais são os tipos de documentos administrativos?
Os tipos documentos administrativos são: Apostila, Ata, Atestado, Carta, Certidão, Circular, Contrato, Convênio, Decisão, Declaração, Despacho, Determinação de Serviço, Edital, E-mail, Fax, Guia de Encaminhamento de Correspondência Postal, Guia de Remessa de documentos ou Processos, Informação.
Documentos empresariais
O que são os documentos administrativos?
Documento produzido ou recebido por instituição, pública ou privada, pessoa ou família, no desempenho de suas atividades, que constitua elemento de prova ou de informação, independentemente da natureza do suporte.
O que são documentos oficiais e administrativos?
Os documentos oficiais são aqueles provenientes de atos oficiais, os quais apresentam atos da administração pública que produzem efeito jurídico, por exemplo, atos administrativos em geral, portarias, resoluções, editais, entre outros. Também os contratos e convênios podem ser considerados como documentos oficiais.
O que são os documentos?
Documento é toda e qualquer informação registrada em um suporte (papel, microfilme, computador).
Quais são os documentos textuais?
Documento textual
Gênero documental integrado por documentos manuscritos, datilografados ou impressos, como atas de reunião, cartas, decretos, livros de registro, panfletos e relatórios.
Quais os tipos de documentos técnicos?
- Educação. ...
- TI (Tecnologia da Informação) ...
- Medicina. ...
- Documentação de API. ...
- Guias de Usuário. ...
- Manuais de manutenção. ...
- Manuais de Instrução.
Quais são os principais documentos comerciais?
- nota fiscal;
- fatura: funciona como uma espécie de extrato resumido de uma nota fiscal;
- duplicatas: são geradas após a emissão de faturas e dizem respeito aos prazos de vencimento;
- recibo: é quando existe a quitação da transação comercial;
Quais são os principais tipos de documentos financeiros mais utilizados?
- Notas fiscais. As notas fiscais podem ser consideradas como os documentos contábeis mais importantes de uma empresa. ...
- Extratos de meios de pagamento. ...
- Comprovantes de recolhimento de tributos e pagamentos diversos. ...
- Documentos trabalhistas. ...
- Contratos diversos.
Quais são os tipos de documentos históricos?
- Documentos textuais: cartas, crônicas, ofícios, diários, relatos.
- Vestígios arqueológicos: objetos de cerâmica, construções, estátuas.
- Representações pictóricas: quadros, pinturas, fotos, afrescos.
- Registros orais: testemunhos pessoais transmitidos oralmente.
O que são os documentos empresariais e qual a sua importância?
A gestão de documentos é essencial para garantir que todas as informações necessárias para o seu negócio sejam rapidamente acessadas. É também com ela que você será capaz de criar processos para controlar toda a documentação da sua empresa corretamente.
Como deve ser escrito um documento empresarial?
- local;data;
- destinatário;
- contexto ou assunto da carta;
- fecho, conclusão ou frase de encerramento;
- assinatura;
- nome completo do destinatário, abaixo da assinatura;
- cargo profissional do destinatário;
- nome da empresa;
Como redigir documentos empresariais?
- Planeje com cuidado.
- Setorize o texto.
- Elabore frases curtas e claras.
- Use vírgulas.
- Separe ideias por parágrafos.
- Elimine maneirismos.
- Fuja do uso excessivo do “inglês corporativo”
- Pesquise.
O que é documento textual?
Gênero documental integrado por documentos manuscritos, datilografados ou impressos,como atas de reunião, cartas, decretos, livros de registro panfletos e relatórios.
Quais as 3 principais classificações dos documentos?
- Gênero. Se refere à maneira de apresentar o documento de acordo com seu suporte. ...
- Espécie. É a definição a partir da disposição e da natureza das informações, por exemplo: Ata, Contrato, Decreto, Ofício, Certidão e entre outras.
- Tipologia. ...
- Natureza do assunto. ...
- Forma. ...
- Formato.
São exemplos de documento informático?
documentos informáticos - são os documentos produzidos, tratados e armazenados em computador. Exemplos : disco flexível (disquete), disco rígido (winchester) e disco óptico.
O que é documento e qual a sua finalidade?
Um documento é qualquer registro de informações, independentemente do formato ou suporte utilizado para registrá-las. Instituída pela ciência arquivística, a definição supra possui caráter generalista, o que significa que certas ciências ou alguns de seus ramos especializados podem adotar definições mais específicas.
Qual a função do documento?
De fato, documentos tem como função básica o registro de informações, mas através de certos tipos de documentos é possível criar obrigações ou direitos, evitar problemas legais, induzir ou mesmo exigir a adoção de procedimentos.
Qual é a importância de um documento?
Sem documentos, uma pessoa não pode votar, fazer o alistamento militar, receber qualquer benefício, como aposentadoria ou pensão.
Quais são os documentos oficiais?
Os tipos de documentos oficiais são: Apostila, Ata, Atestado, Carta, Certidão, Circular, Contrato, Convênio, Decisão, Declaração, Despacho, Determinação de Serviço, Edital, E-mail, Fax, Guia de Encaminhamento de Correspondência Postal, Guia de Remessa de documentos ou Processos, Informação.
Quais são os atos oficiais?
São eles: Acordo, Contrato, Convênio e Tratado. A Redação Oficial é a maneira de se redigir todo ato normativo e toda comunicação do Poder Público.
Quais os tipos de documentos oficiais e suas finalidades dentro das empresas?
Alvará, licença sanitária, licença ambiental, notas fiscais, registros contábeis, comprovante de recolhimento de tributos, comprovantes de recursos humanos, além de exames médicos dos funcionários, contrato social e com o contador formam a lista.
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