Como imprimir uma declaração de importação?

Perguntado por: Joaquim Joel Batista de Alves  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (4 avaliações)

Para imprimir o comprovante, acesse a funcionalidade através do menu "Operações / Declaração de Importação / Completa / Impressão / Comprovante de Importação". Será solicitada a seleção da via do comprovante e o preenchimento do número da Declaração de Importação a ser adicionada à lista.

Como emitir a declaração de importação?

Será preciso preencher as seguintes informações:
  1. País de procedência;
  2. Data da chegada;
  3. Peso bruto e líquido;
  4. Transportador;
  5. Tipo de embalagem;
  6. Local de armazenamento;
  7. Valor das mercadorias;
  8. Valor do frete;

Quem emite o comprovante de importação?

Comprovante de Importação consiste em um documento que é emitido pelo SISCOMEX (Sistema Integrado de Comércio Exterior) posteriormente ao registro do desembaraço da mercadoria importada.

Como consultar uma licença de importação?

Esta funcionalidade permite através do número da Licença de importação e por outros critérios de pesquisa a consultar informações de uma Licença registrada. O sistema recupera as informações atuais das anuências pertinentes a licença de importação.

Como imprimir a Di?

Para imprimir um Extrato da DI, deve-se acessar a funcionalidade através do menu "Operações / Declaração de Importação / Impressão / DI ", conforme mostrado abaixo. Será exibida uma tela para pesquisa contendo diferentes critérios de busca.

Declaração de Importação SiscomexWEB

34 questões relacionadas encontradas

Como visualizar uma DI?

Clique no botão "Consultar" para efetuar a busca das DIs a serem consultadas. Caso seja encontrada mais de uma DI, será exibida uma lista com o resultado da consulta, através da qual, além de consultar a DI, é possível gerar um arquivo XML com os dados da mesma.

Como consultar o di?

Como solicitar

Na página de consulta: escolha uma opção para identificar o importador (CPF ou CNPJ) e digite o número correspondente. informe o número da declaração de importação e clique em "Consultar" caso queira limpar os dados informados, basta clicar no botão "Limpar"

Como saber se a importação precisa de Li?

Como posso saber se a mercadoria precisa ou não de LI ? Deve-se solicitar ao despachante aduaneiro que faça a consulta. Esta consulta é feita através do "Tratamento Administrativo" que é um aplicativo dentro do SISCOMEX.

Como ter acesso ao Siscomex importação?

Como acessar o Siscomex Importação Web? Acessando o Portal Único, o acesso ao Siscomex Importação Web é feito através de Certificado Digital (e-CPF) do representante legal do importador.

Como saber se uma mercadoria precisa de Li?

Se você quer saber se uma mercadoria depende da LI, busque a classificação fiscal dela, ou seja, o NCM, formado por 8 dígitos. Os 2 primeiros dígitos são a SH da mercadoria e, os 2 últimos, classificações específicas do Mercosul. Você pode consultar o código NCM de um produto no site da Receita Federal.

Onde que é emitida a declaração de importação?

Como você já deve ter imaginado, a LI, Licença de Importação, é gerada através do Sistema Integrado de Comércio Exterior, o SISCOMEX. No sistema é registrado todas as informações tanto de importações realizadas quanto de exportações feitas no brasil.

Como se dá o processo de importação?

O processo de importação pode ser dividido em três fases: administrativa, fiscal e cambial. A fase administrativa se refere aos procedimentos e exigências de órgãos de governo prévios à efetivação da importação. Elas variam de acordo com o tipo de operação e de mercadoria: trata-se do licenciamento das importações.

O que é DIR de importação?

Declaração de Importação de Remessa (DIR)

Na Importação de Remessas internacionais, geralmente, é utilizada a Declaração de Importação de Remessa (DIR) registrada no sistema Siscomex Remessa por solicitação dos Correios (ECT) ou das empresas de courier.

Quem pode ter acesso ao Siscomex?

Perfis de Acesso ao Siscomex

Perfil Importador / Exportador / Despachante Aduaneiro. Cadeia Logística. Remessa Expressa / Postal.

Como habilitar o Siscomex?

Veja o passo a passo:
  1. Acesse o Portal Único Siscomex;
  2. Escolha a opção Habilitar Empresa,siga as próximas etapas;
  3. Preencha o formulário e selecione as opções desejadas;
  4. Não será necessário apresentar nenhum documento ainda.
  5. Ao escolher o Radar Expresso, você será direcionado para o Radar, onde será deferido.

Como entrar no Siscomex?

Como consultar o saldo da Habilitação Siscomex?
  1. 1- Acessar o Portal Único Siscomex, clicar no botão “Importador / Exportador” e depois no link “Importador / Exportador / Despachante”, conforme abaixo.
  2. 2- Clicar na opção “Importação”
  3. 3- No menu superior, clicar em “Visão Integrada” e depois em “Informações Gerais”

Quais NCM precisam de Li?

Entre as mercadorias que precisam de licença de importação, devido às exigências de órgãos anuentes, estão medicamentos, óculos de sol, brinquedos e alimentos. Por isso, cada situação precisa ser analisada individualmente para que o importador não sofra penalidades pela falta do documento.

Qual a diferença em LPCO e li?

A LPCO traz a incorporação das licenças por meio do Portal Único. Assim, elas não são mais processadas por fora do Siscomex, o que elimina a redundância na prestação de informações na licença de importação (LI). Isso porque a DUIMP é uma declaração que permite a centralização de informações.

Em quais casos o LI não automático poderá ser efetuado após o embarque?

Como regra geral, o deferimento da anuência na modalidade de licenciamento não automático deverá ser obtido previamente ao embarque da mercadoria no exterior. Neste caso, se o embarque ocorrer antes do deferimento da anuência em questão, o importador estará sujeito ao pagamento da multa prevista na legislação.

Como saber se a moto importada tem di?

Caso a moto seja mais antiga e não tenha nota fiscal eletrônica, um despachante aduaneiro poderá ajudar. "Com o número da nota fiscal é possível verificar se o produto tem 'DI', ou seja, que foi importada legalmente e teve todos os impostos recolhidos", indica Rogério Montilla, praticante de off-road há 15 anos.

O que é Extrato de DI?

O Extrato da Retificação da DI apresenta um comparativo dos dados anteriores e os atuais de uma declaração que sofreram retificação. Para imprimir um extrato, acesse a funcionalidade através do menu "Operações / Declaração de Importação / Impressão / Retificação ".

Como consultar taxa aduaneira?

Para saber se o seu pacote foi taxado, é só fazer o rastreamento dele. O status da entrega vai estar como: “Fiscalização Aduaneira Finalizada”. Aí é só acessar o site dos Correios Minhas importações para saber se houve a cobrança do imposto de importação.

Como fazer DI?

Para criar uma nova Solicitação de DI, deve-se acessar a funcionalidade através do menu "Operações / Declaração de Importação / Completa / Solicitação / DI / "Nacionalização / Saída / Internação" ou "Admissão em Regime", conforme mostrado abaixo.

Como registrar a DI?

Registrar uma DI
  1. Há diversas maneiras de se iniciar o registro de uma Solicitação de DI, como apresentado a seguir:
  2. Registrar uma Solicitação de DI a partir da elaboração de uma solicitação.
  3. Registrar uma Solicitação de DI a partir do menu de operações.
  4. Registrar uma Solicitação de DI através de Estrutura Própria via TXT.

Onde registrar DI?

Normalmente, a DI é registrada pelo despachante aduaneiro, representante legal do importador. Esse profissional possui experiência e conhecimento técnico para realizar tal preenchimento de informações, atendendo aos requisitos de cada declaração.

Artigo anterior
Quais são os tipos de documentos empresariais?
Artigo seguinte
É verdade que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar?