Quais são os tipos de disgrafia?

Perguntado por: Irina Constança Teixeira de Gaspar  |  Última atualização: 19. April 2025
Pontuação: 4.5/5 (69 avaliações)

Existem dois tipos de disgrafia: a disgrafia motora e a disgrafia perceptiva.

Quais são as três categorias da disgrafia?

Os principais tipos de disgrafia são:
  • maturativa: dificuldades apresentadas no período de aprendizagem da escrita;
  • adquirida: consequência de um ensino inadequado ou de uma lesão cerebral;
  • perceptiva: problemas em relacionar o símbolo (letras e palavras) e o significado;

O que é disgrafia exemplos?

“Quando a letra é ilegível e/ou a criança escreve muito devagar por uma questão motora, falamos em disgrafia. Muitas pessoas acham que se trata de 'letra feia', mas não é: se a letra for feia, mas legível, e a criança escrever rápido, tudo bem, é uma característica.

O que é disgrafia emocional?

A disgrafia não é só ter uma letra ilegível, mas pode apresentar outras deficiências na escrita, como a coerência. A disgrafia é considerada um transtorno da escrita. Ela possui relação com o desenvolvimento emocional e afetivo da criança. Dessa maneira, não há relação com lesões cerebrais ou ensino falho do colégio.

O que é a disgrafia espacial?

Disgrafia espacial: esse é o tipo conhecido pela “letra feia”, em que a escrita é ilegível e há dificuldade para escrever as palavras. No entanto, a velocidade de escrita e a soletração oral são normais.

O QUE É DISGRAFIA? - Psicóloga Nathália L. Mariano de Souza

39 questões relacionadas encontradas

Qual é a diferença entre disgrafia e disortografia?

A disgrafia é um transtorno do desenvolvimento da coordenação com alterações motoras no processo de escrita. Em contrapartida a disortografia é um transtorno específico de aprendizagem envolvendo alterações no processo de aquisição das habilidades acadêmicas da escrita.

O que é disgrafia adquirida?

A disgrafia adquirida ocorre quando as vias cerebrais existentes são interrompidas por um evento, por exemplo: lesão cerebral, doença neurológica ou condições degenerativas, resultando na perda das habilidades adquiridas anteriormente.

Como a disgrafia se manifesta?

A criança com disgrafia demonstra problemas ao escrever letras e números e também ao tentar expressar sinais e letras que não tenham indicadores motores que possam ser imitados e depois repetidos. Ela, ainda, usa letras maiúsculas e minúsculas de forma inapropriada.

Como saber se uma pessoa tem disgrafia?

Quais são os seus sintomas mais característicos?
  1. letra ilegível;
  2. traços irregulares, que podem ser tão fortes a ponto de "afundar" um papel ou muito fracos;
  3. espaçamentos irregulares;
  4. cansaço físico após a escrita;
  5. tamanhos desproporcionais — letras muito grandes ou muito pequenas;
  6. escrita desorganizada;

Como identificar se o aluno tem disgrafia?

Na disgrafia, os sintomas são muito relacionados ao ato motor: traços muito grossos ou finos, pequenos ou grandes, letras separadas ou ilegíveis, dificuldade em usar lápis ou caneta, letras trêmulas, borrões e desorganização geral no papel são alguns dos sinais.

Quem tem disgrafia consegue ler?

É um distúrbio neurológico que pode afetar crianças ou adultos. A principal característica é uma caligrafia ilegível, ou seja, fica bastante difícil de ler o que a pessoa escreveu.

Quais são os fatores que causam a disgrafia?

O que é disgrafia e quais são as causas?
  • Biológicos.
  • Perturbação da lateralidade, do esquema corporal e das funções perceptivo-motoras.
  • Perturbação da eficiência psicomotora (motricidade débil; perturbações ligeiras do equilíbrio e da organização cinético-tônica; instabilidade).

O que quer dizer Hiperlexia?

A hiperlexia é um distúrbio que se manifesta na criança através de uma facilidade precoce com a memorização de letras e números. Isso pode ocorrer a partir dos 18 meses e, antes dos 4 anos, algumas crianças hiperléxicas já dominam esses símbolos gráficos, enquanto outras conseguem ler palavras por volta dos 2, 3 anos.

Quais atividades para disgrafia?

Em relação á disgrafia que é uma alteração motora será trabalhado com atividades de integração viso motora, coordenação motora fina e ampla, atividades com desenhos, pinturas recortes, dobraduras, colagens com palavras, figuras e também o traçado correto das letras com diferentes tipos de atividades, jogos, dinâmicas e ...

Qual é a diferença entre dislexia e disgrafia?

Esta dificuldade acontece, com elevada frequência, em crianças com dislexia. Disgrafia é uma incapacidade específica de aprendizagem caracterizada por dificuldades em escrever as letras manuscritas de forma legível e correta. Esta dificuldade pode existir, ou não, em crianças com dislexia e disortografia.

Como é a escrita de um autista?

Também é bastante comum que os autistas apresentem disgrafia, que é uma dificuldade de escrever coerentemente, independentemente da capacidade de ler. Eles fazem letras de tamanho inadequado e espaçadas, ou escrevem palavras erradas ou mal escritas, apesar de serem instruídas adequadamente.

Como é a letra de quem tem disgrafia?

Se o resultado for uma escrita lenta, com letras irregulares, retocadas e fora das margens, é hora de preocupar-se. Além disso, os disgráficos têm dificuldades em organização espacial: daí, a escrita em que as palavras parecem “subir e descer o morro”. Os sintomas da disgrafia não se referem exclusivamente à escrita.

Quem tem dislexia tem disgrafia?

Disgrafia é uma incapacidade específica de aprendizagem caracterizada por dificuldades em escrever as letras manuscritas de forma legível e correta. Esta dificuldade pode existir, ou não, num quadro de dislexia e disortografia.

O que fazer quando o aluno não quer escrever?

Pode-se fazer uma avaliação psicopedagógica e fonoaudiológica inicial para diagnosticar se há algum déficit na escrita. Caso a questão seja emocional, uma avaliação psicológica deve se fazer também presente. Eu te recomendo inicialmente um psicopedagogo.

Como identificar a disortografia?

Sinais da disortografia
  1. Caligrafia ilegível;
  2. Escrita lenta e trabalhosa;
  3. Mistura de letras de forma e cursivas;
  4. Espaçar letras e palavras de maneira estranha;
  5. Grandes dificuldades ortográficas e gramaticais;
  6. Uso de pontuações incorreta;
  7. Frases contínuas e falta de quebras de parágrafo;

O que é disgrafia e discalculia?

Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais, DSM-V, existem três transtornos de aprendizagem distintos que impactam, respectivamente, a leitura (dislexia), a matemática (discalculia) e a escrita (disortografia).

Quem tem disgrafia?

A disgrafia é um dos transtornos de aprendizagem específicos, que indica dificuldades ​​nas habilidades de escrita, em particular na forma gráfica. A caligrafia de uma pessoa com disgrafia é muito ilegível. Na alfabetização, as crianças demoram muito para aprender a escrever.

O que fazer para a criança gostar de escrever?

Anote agora os passos que deve seguir para ensinar as crianças a escrever.
  1. 1 – Melhore a destreza manual. ...
  2. 2 – Ensine a pegar na caneta / lápis. ...
  3. 3 – Ensine as primeiras letras. ...
  4. 4 – Ensine o abecedário. ...
  5. 5 – Ensine a associar as letras a sons. ...
  6. 6 – Comece a formar palavras. ...
  7. 7 – Ensine palavras complexas.

Como ajudar uma criança a deixar de dar erros ortográficos?

Brincar com jogos também auxilia nesse processo, como palavras cruzadas e caça-palavras, seja em versões de papel ou em jogos virtuais. Depois que for trabalhado todo esse percurso, a criança terá maior facilidade em reconhecer erros na escrita, inclusive de ortografia.

Quais as dificuldades da disgrafia?

Indivíduos com disgrafia frequentemente enfrentam dificuldades em expressar suas ideias por escrito devido às dificuldades em controlar os movimentos necessários para formar as letras. Isso pode resultar em erros frequentes de ortografia, espaçamento desigual entre as palavras e letras confusas.

Artigo anterior
Em que ova Naruto vira Hokage?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre apneia central e obstrutiva?