Qual a diferença entre apneia central e obstrutiva?

Perguntado por: Leticia Sara de Fernandes  |  Última atualização: 19. April 2025
Pontuação: 4.2/5 (68 avaliações)

Diferentemente da apneia obstrutiva do sono, em que a obstrução das vias respiratórias restringe o fluxo de ar, a apneia central do sono (ACS) é causada por alterações no impulso respiratório, que durante o sono são altamente dependentes dos níveis de dióxido de carbono.

O que é hipopneia Central?

Hipopneia central – acontece quando as tentativas de respirar são reduzidas, ao invés de existir um bloqueio da respiração. Existem ainda a hipopneia mista, que é uma mistura dos dois tipos.

Quais os três tipos de apneia?

Os três tipos de Apneia do Sono
  • APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO (AOS)
  • APNEIA CENTRAL DO SONO (ACS)
  • APNEIA MISTA DO SONO.

O que pode ser apneia obstrutiva?

A apneia obstrutiva do sono é um transtorno do sono comum e potencialmente grave. A via aérea torna-se repetidamente bloqueada pelo relaxamento dos tecidos da faringe e da base da língua, limitando a quantidade de ar que atinge os pulmões.

Quem trata apneia central?

Pessoas que sentem ou acordam com muita falta de ar e/ou os batimentos acelerados, é recomendado se consultar com o pneumologista. Então, ele avaliará a oxigenação no seu organismo e o melhor tratamento para o ronco e os sintomas que somam a apneia do sono.

Apneia obstrutiva, central ou mista? Como diferenciar?

31 questões relacionadas encontradas

O que causa a apneia central?

Etiologia da apneia central do sono

. Uma mutação no gene PHOX2 é responsável por 80 a 90% dos casos. Essa mutação produz fenótipos variáveis.

Qual a cura da apneia?

Apneia do sono tem cura? A apneia do sono é uma doença multifatorial. Dependendo da causa assim vai ser o tratamento e eventualmente a cura. A cirurgia ao nariz, a remoção de amígdalas e adenóides poderá ser um tratamento curativo em crianças e nalguns adultos muito seleccionados.

Quantos tipos de apneia existe?

Existem dois tipos de apneia do sono:

Apneia obstrutiva do sono. Apneia central do sono.

Como saber se a apneia é grave?

Quais são os tipos de apneia do sono?
  1. Leve: IAH maior ou igual a 5 e menor ou igual a 15 por hora de sono.
  2. Moderada: IAH maior que 15 e menor ou igual a 30 por hora de sono.
  3. Grave: IAH maior que 30 por hora de sono.

Como resolver apneia obstrutiva?

Atualmente, o principal tratamento para a apneia obstrutiva do sono é o uso do CPAP, equipamento externo que ajusta a pressão do oxigênio que entra pela via área do indivíduo. Além dele há a opção da cirurgia para ampliar a passagem do ar.

Como são as crises de apneia?

Uma crise de apneia é um episódio em que a criança para de respirar involuntariamente e perde a consciência por um curto período após um acontecimento ou experiência assustadora, ou emocionalmente perturbadora ou dolorosa.

Quem sofre de apneia do sono têm direito a aposentadoria?

Trabalhador que sofre de síndrome da apneia obstrutiva do sono grave deve receber o benefício de auxílio doença. Com base nesse entendimento, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) decidiu que o INSS restabeleça o benefício a um morador de Marechal Cândido Rondon (PR) acometido pela doença.

Quantas apneias é normal?

Grau leve: de 5 a 15 ocorrências por hora; Grau normal: até 5 ocorrências por hora; Grau moderado: de 15 a 30 ocorrências por hora; Grau grave: mais de 30 ocorrências por hora.

O que é pior apneia ou hipopneia?

A diferença entre as duas está na quantidade do fluxo de ar que é bloqueado, com a ocorrência de episódios de asfixia (o ronco). Por outro lado, a apneia obstrutiva do sono é marcada pela oclusão total das vias respiratórias, enquanto a síndrome da hipopneia reduz de 30% a 50% a passagem do ar na hora do sono.

Como entender o resultado de uma polissonografia?

Valores abaixo 5 eventos/hora são considerados normais, entre 5 e 15 eventos/h é diagnóstico de AOS leve, entre 15 e 30 eventos/h de AOS moderada e > 30 eventos/h de AOS grave. O número de eventos e acompanhado de laudo de uma descrição se o predomínio é de eventos obstrutivos ou centrais.

O que é hipopneia grave?

Hipopnéia: é a redução do fluxo aéreo de 20 a 50% com dessaturação da oxihemoglobina de > 2-4%, associada a esforço respiratório e despertares.

O que piora a apneia do sono?

Mudar os fatores de risco para a apneia do sono é uma das formas de tratar esse problema. Nem todos os fatores podem ser mudados, mas é possível perder peso, evitar o consumo de álcool e sedativos, evitar dormir de barriga para cima ou com a cabeceira levantada.

Como deve dormir Quem sofre de apneia?

Além disso, dormir de lado diminui as chances de ronco, porque mantém as vias aéreas abertas. Por esse motivo, também é a melhor escolha para quem tem apneia do sono. Dormir de lado, no entanto, tem uma desvantagem: pode favorecer o aparecimento de rugas, porque metade do seu rosto empurra o travesseiro.

O que acontece se não tratar apneia do sono?

Isso porque, quando não tratada, a Apneia do Sono aumenta os riscos de problemas de saúde como pressão alta, acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência cardíaca, batimentos cardíacos irregulares, ataques cardíacos, diabetes e derrame (AVC). A doença ainda afeta o corpo de outras maneiras.

Qual é o maior tempo de apneia?

Atualmente o recorde mundial de apneia estática pertence ao Suiço Peter Colat, que em 17 de Setembro de 2011 se tornou o ser humano com o maior tempo de apneia, com 21 minutos e 33 segundos sem respirar.

O que acontece com a pessoa que tem apneia?

Isso pode acontecer dezenas de vezes durante uma noite de sono. Com isso, a pessoa não consegue ter um sono reparador e de qualidade, dormindo mal frequentemente. Como consequência, pode ter sérios impactos na saúde, desde sonolência excessiva até problemas cardiovasculares, como arritmias e hipertensão grave.

O que acontece com uma pessoa que tem apneia?

A respiração cessa porque as vias aéreas colapsam, impedindo que o ar chegue até os pulmões. 2. Entende-se por apneia a interrupção completa do fluxo de ar através do nariz ou da boca por um período de pelo menos 10 segundos nos adultos.

Tem que usar CPAP para sempre?

Assim como outras doenças, como a diabetes, hipertensão e até mesmo problemas oculares, a apneia pode ser solucionada e monitorada a partir de um tratamento ou uso de equipamento, que deve ser feito continuamente. Por isso, o uso do CPAP no tratamento da apneia do sono é vitalício!

O que o CPAP faz no pulmão?

Ambos são aparelhos que aumentam a pressão de ar no sistema respiratório, causando alterações positivas na passagem de ar que trazem alívio respiratório aos portadores de algumas doenças específicas.

É possível ter apneia acordado?

No entanto, é possível identificar alguns sintomas de apneia quando acordado. Dor de cabeça, na garganta ou boca seca ao acordar são alguns deles. Sonolência excessiva durante o dia, cansaço, dificuldade de concentração e irritabilidade também são efeitos de uma noite intranquila.

Artigo anterior
Quais são os tipos de disgrafia?
Artigo seguinte
Quanto tempo aparecem os sintomas de gravidez?