Quais são os tipos de discurso?

Perguntado por: Luísa Martins  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (12 avaliações)

Existem três tipos de discurso:
  • o discurso direto;
  • o discurso indireto;
  • o discurso indireto livre.

Quais são os 3 tipos de discursos?

Discurso Direto, Discurso Indireto e Discurso Indireto Livre são tipos de discursos utilizados no gênero narrativo para introduzir as falas e os pensamentos dos personagens.

Quais são os tipos de discursos que existem?

Em um texto narrativo, o autor pode optar por três tipos de discurso: o discurso direto, o discurso indireto e o discurso indireto livre. Não necessariamente estes três discursos estão separados, eles podem aparecer juntos em um texto.

O quê é o tipo de discurso?

Discurso é um elemento que faz parte da linguagem dos seres humanos, podendo ser falado ou escrito. É umas das principais ferramentas que permitem a comunicação entre as pessoas. Há, na Língua Portuguesa, diferentes tipos de discursos: o discurso direto, o discurso indireto e o discurso indireto livre.

Quais os principais tipos de discursos textuais?

Tipos de discursos textuais
  • Discurso direto. O narrador apresenta a própria personagem falando diretamente, permitindo ao autor mostrar o que acontece em lugar de simplesmente contar.
  • Discurso indireto. O narrador interfere na fala da personagem. ...
  • Discurso indireto livre.

TIPOS DE DISCURSO: discurso direto, discurso indireto e discurso indireto livre || Letícia Góes

27 questões relacionadas encontradas

Quais os tipos de discursos da narrativa defina cada um deles?

Tipos de Discurso Narrativo

Discurso Direto - no discurso direto, a própria personagem fala. Discurso Indireto - no discurso indireto o narrador interfere na fala da personagem. Em outras palavras, é narrado em 3ª pessoa uma vez que não aparece a fala da personagem.

O que é discurso direto e indireto e indireto livre?

O discurso indireto livre é caracterizado pela junção dos discursos direto e indireto. ... Isso porque no discurso indireto livre, diferentemente dos outros discursos, não há indicações de separação da fala do narrador da fala da personagem, que são feitos por meio de verbos de elocução, conjunções ou sinais de pontuação.

O que é discurso indireto e exemplos?

O discurso indireto é caracterizado pela intervenção do narrador no discurso, ao utilizar as suas próprias palavras para reproduzir as falas dos personagens. Esse tipo de discurso sempre é feito na 3ª pessoa. Exemplos: O aluno afirmara que precisava estudar muito para a prova.

O que é discurso direto e indireto e exemplos?

Discurso direto: — Eu comecei minha dieta ontem. Discurso indireto: Ela disse que começara sua dieta no dia anterior. Discurso direto: — Vou ali agora e volto rápido. Discurso indireto: Ele disse que ia lá naquele momento e que voltava rápido.

Quais os três tipos de narrador que existem dentro do texto narrativo?

Os tipos de narradores que mais aparecem nas narrativas são:
  • narrador-personagem.
  • narrador-protagonista.
  • narrador-onisciente.
  • narrador-observador.
  • narrador não confiável.
  • narrador-testemunha.

O que é um discurso direto exemplos?

O discurso direto acontece quando a fala de um personagem é apresentada com o uso de dois-pontos, aspas e travessão: Antônio disse: — Vocês estão julgando esta moça sem saber da história toda! “Vocês estão julgando esta moça sem saber da história toda”, disse Antônio.

Como se faz um discurso direto?

Para construir o discurso direto, usamos o travessão e certos verbos especiais, que chamamos de verbos "de dizer" ou verbos dicendi. São exemplo de verbos dicendi os verbos falar, dizer, responder, retrucar, indagar, declarar, exclamar e assim por diante.

O que é algo indireto?

Significado de Indireto

Que não usa de franqueza: crítica indireta. Que se faz por intermédio de outrem: pedido indireto. Que se faz com interrupção de tempo ou lugar: comunicações indiretas. Gramática Diz-se do complemento verbal (objeto indireto) que é introduzido por uma preposição obrigatória.

O que é o discurso indireto?

O discurso indireto é a apresentação das falas das personagens de uma narrativa feita pelas palavras do narrador. Nesse tipo de discurso as personagens não se exprimem livremente, porque é o narrador que fala pelas personagens.

O que é um texto de discurso indireto?

O discurso indireto é definido como o registro da fala da personagem sob influência por parte do narrador. Nesse tipo de discurso, os tempos verbais são modificados para que haja entendimento quanto à pessoa que fala. Além disso, costuma-se citar o nome de quem proferiu a fala ou fazer algum tipo de referência.

São características do discurso indireto exceto?

Sobre o discurso indireto é correto afirmar, EXCETO: a) No discurso indireto, o narrador utiliza suas próprias palavras para reproduzir a fala de um personagem. b) O narrador é o porta-voz das falas e dos pensamentos das personagens. c) Normalmente é escrito na terceira pessoa.

Como é produzida a fala das personagens pelo discurso direto e indireto?

O narrador, mais do que dizer, ele próprio, o que outra pessoa ou personagem disse, assume o o lugar da outra pessoa em seus sentimentos, desejos, receios, pensamentos, enquanto coloca sua própria narrativa. Em outras palavras, é uma mistura dos discursos direto e indireto.

Quais são os tipos de narrador?

Os tipos de narrador são o narrador personagem (em primeira pessoa), que participa da história; o narrador observador (em terceira pessoa), que apenas narra o que vê; e o narrador onisciente (também em terceira pessoa), que tem total conhecimento de personagens e fatos.

O que é objeto indireto é um exemplo?

“Pedro gosta de quê?” Pedro gosta de chocolate. Assim, o complemento verbal que integra o sentido de verbos transitivos indiretos é chamado de objeto indireto.

Como identificar o objeto indireto?

Objeto indireto

Diferentemente do objeto direto, o indireto é acompanhado de preposição em todos os contextos. Em resumo, objeto indireto é o termo que completa o sentido do verbo transitivo indireto. Nesse tipo de termo integrante, a pergunta feita a essa modalidade de verbo é “de que” ou “em que”, principalmente.

O que é objeto indireto Cite exemplos?

O Objeto Indireto é um complemento verbal obrigatoriamente acompanhado por preposição. Ele tem como função completar o sentido dos verbos transitivos que por eles só não fornecem informação completa. Exemplos: Meu pai gosta de música clássica.

Como trabalhar discurso direto e indireto em sala de aula?

Desenvolvimento. Orientações: Passe no quadro um trecho do texto, ou peça que leiam na folha impressa. Desafie os alunos a elaborarem as falas dos personagens contando o que eles falaram (discurso indireto) no lugar das falas diretas (discurso direto).

Qual o discurso direto?

É aquele no qual reproduzimos fielmente nossas palavras e as do nosso interlocutor em um diálogo. Durante a construção desse tipo de discursos, é comum o uso de verbos declarativos, que podem ser: disse, respondeu, afirmou, ponderou, sugeriu, perguntou, indagou, etc.

Quais são as marcas do discurso direto?

As principais características do discurso direto são:
  • É uma transcrição exata da fala das personagens;
  • Ocorre sem a participação do narrador;
  • É introduzido por verbos de elocução que anunciam o discurso (dizer, perguntar, responder, comentar, falar, observar, retrucar, replicar, exclamar, aconselhar, gritar, murmurar);

Artigo anterior
Qual foi a lesão do Rodrigo Caio?
Artigo seguinte
Porque a solda mig fica preta?