Quais são os tipos de enxaqueca?

Perguntado por: Bernardo Cláudio Valente de Amorim  |  Última atualização: 1. Februar 2022
Pontuação: 4.1/5 (28 avaliações)

Cefaly trata todos os tipos de dores
  • Enxaqueca Comum.
  • Enxaqueca com Aura.
  • Enxaqueca Oftálmica.
  • Enxaqueca Episódica.
  • Enxaqueca Crônica.
  • Dor de cabeça crônica.

Qual o tipo de enxaqueca mais grave?

Cefaleia em salvas

Entre todos os tipos de enxaqueca, essa é a pior.

Quantos tipo de enxaqueca existem?

A cefaleia é o termo técnico para dor de cabeça. Já a enxaqueca, que também é chamada de migrânea, é um dos tipos de cefaleia. Mas não é o único, existem outros 150!

Quais os tipos de enxaqueca e seus sintomas?

Os sintomas mais clássicos da enxaqueca incluem:
  • Dor de cabeça intensa, com duração média de 3 horas e que pode permanecer até 3 dias;
  • Dor intensa e latejante que incide mais sobre um lado da cabeça;
  • Alterações no sono e alimentação;
  • Enjoo e vômitos;
  • Tonturas;
  • Visão ofuscada ou manchas de luz no campo de visão;

Qual é o tipo de enxaqueca?

Uma cefaleia de enxaqueca é geralmente uma dor pulsátil ou latejante que varia de moderada a grave. Ela pode afetar um ou ambos os lados da cabeça. Frequentemente, é agravada pela atividade física, luz, sons ou odores e acompanhada por náuseas, vômitos e sensibilidade a sons, luz e/ou odores.

DESCUBRA QUAL O TIPO DE ENXAQUECA QUE VOCÊ TEM - Dr Diogo Neurocirurgião

19 questões relacionadas encontradas

Onde dói a cabeça na enxaqueca?

Em uma enxaqueca, a dor pulsátil ou latejante normalmente é sentida em um lado da cabeça, mas pode ocorrer em ambos os lados. A dor pode ser moderada, mas é muitas vezes intensa e incapacitante. Atividade física, luz brilhante, barulhos altos, e determinados odores podem piorar a dor.

Quando a enxaqueca é preocupante?

Sempre que a dor vier acompanhada de outro sintoma neurológico focal o atendimento deve ser imediato. Atentar para fraqueza muscular em alguma parte do corpo, alteração de sensibilidade, confusão mental, alteração visual ou dificuldade para falar ou caminhar.

Como é a crise de enxaqueca?

Muitas vezes confundida com outras cefaleias, a enxaqueca é um tipo de dor de cabeça que costuma provocar dores unilaterais e latejantes, acompanhadas na maioria das vezes de náuseas, vômitos e intolerância a sons, luz e cheiros fortes. As crises tendem a aparecer ocasionalmente, com duração de quatro até 72 horas.

Quais os riscos que a enxaqueca pode causar?

A enxaqueca é uma doença que pode tornar a pessoa incapacitada. Ela deve ser tratada com muita seriedade e controle porque aumenta o risco de AVC e infarto, assim como a hipertensão, o colesterol alto e o tabagismo. A enxaqueca é hereditária e, na maioria dos casos, a automedicação pode ser uma cilada.

O que a enxaqueca causa no corpo?

Entenda a enxaqueca

Ela ocorre quando o 5º nervo craniano (trigêmeo) é estimulado, liberando substâncias que causam inflamação dolorosa dos vasos sanguíneos do cérebro, provocando cefaleia latejante, náuseas, vômitos e sensibilidade à luz e ao som.

É possível ter enxaqueca sem dor de cabeça?

Na verdade, existem casos de crises de enxaqueca sem nenhuma dor de cabeça! Nesses casos, a pessoa pode apresentar, episodicamente, alguns dos demais sintomas da enxaqueca. A dor de cabeça da crise de enxaqueca pode ser em latejamento, pontada, aperto ou pressão para fora (sensação de que a cabeça vai explodir).

É normal ter enxaqueca todos os dias?

A enxaqueca crônica corresponde a pelo menos 10% dos casos, afirma Blumenfeld. E, para caracterizá-la, não é preciso ter enxaquecas fortes sempre, nem todos os dias, nem há muito tempo. "A principal diferença está no número de dias em que a pessoa convive com a dor de cabeça em um mês", afirma Blumenfeld.

Quando a enxaqueca não passa?

A enxaqueca transformada é uma cefaleia crônica, ocorrendo quase todos os dias, menos intensa e que não responde aos analgésicos, podendo inclusive ser induzida ou piorar com o uso frequente e crônico de analgésicos.

É possível morrer de enxaqueca?

Apesar de provocar grande incômodo, uma crise de enxaqueca não chega a ser fatal, mas ela está associada a maiores riscos de doenças fatais, como AVC e doenças cardiovasculares, e até mesmo a casos de suicídio, tamanho o sofrimento causado pela condição.

Qual o remédio ideal para enxaqueca?

Os remédios para enxaqueca como Sumax, Cefaliv, Cefalium, Aspirina ou paracetamol, podem ser usados para cessar um momento de crise. Estes remédios atuam bloqueando a dor ou reduzindo a dilatação dos vasos sanguíneos, controlando assim os sintomas da enxaqueca, mas só devem ser usados sob indicação médica.

Qual a diferença entre enxaqueca é cefaleia tensional?

A cefaleia do tipo tensional é considerada primária, como a enxaqueca, porém menos intensa, tendendo a ser bilateral e não latejante, sem os fenômenos associados que ocorrem na enxaqueca (náusea com ou sem vômitos e/ou aversão à luz ou aos sons).

Quantos dias dura a dor de cabeça da enxaqueca?

A crise de enxaqueca pode durar de 4 a 72 horas. Mas o paciente pode iniciar com na estar já a partir de 48 horas antes da dor e permanecer com mal estar por mais 1 a 2 dias depois que a dor vai embora. A enxaqueca é uma doença complexa com várias manifestações que não somente a dor de cabeça.

O que fazer durante uma crise de enxaqueca?

Durante uma crise, o ideal é se sentar ou deitar. É preciso que seja o mais confortável – em um local com pouca luz e sem barulhos, evitando conversas e atividades que o tirem do repouso. Quanto mais tempo você esperar para tratar a crise de enxaqueca, mais resistente à dor estará à medicação.

Como curar a dor de cabeça em 30 segundos?

5 formas de aliviar a dor de cabeça sem remédios
  1. Colocar compressas frias ou mornas. Dependendo da causa da dor de cabeça, o uso de compressas frias ou quentes podem ser indicados para aliviar a dor. ...
  2. Tomar café ...
  3. Massagem na cabeça. ...
  4. Ter uma boa noite de sono. ...
  5. Tomar chá ...
  6. Quando ir ao médico.

O que pode ser dor de cabeça do lado esquerdo da cabeça?

A dor de cabeça do lado esquerdo pode ter diversas causas. Uma delas é a enxaqueca o segundo tipo mais comum de cefaleia, descrita como uma dor latejante ou pulsante recorrente, moderada ou intensa e que pode se manifestar tanto somente do lado direito quanto apenas no esquerdo.

O que significa ter dor de cabeça todos os dias?

A dor de cabeça constante pode ter diversas causas, sendo as mais comuns o cansaço, o estresse, a preocupação ou a ansiedade.

O que pode causar dor de cabeça todo dia?

Condições como depressão, ansiedade, estresse e distúrbios do sono podem causar a progressão da dor de cabeça forte episódica para uma condição crônica em quase metade dos casos. Outros sintomas dessa natureza são fadiga, dificuldade de concentração, irritabilidade e falha de memória.

Como é a enxaqueca sem aura?

A enxaqueca sem aura é responsável por acometer a maioria dos pacientes enxaquecosos. As suas características são: pelo menos 5 crises (que duram entre 4 a 72 horas), manifestação de náuseas/vômitos e/ou aversão à luz ou ao barulho, dor pulsátil/unilateral ou dor de moderada a intensa e agravamento com esforço físico.

O que é a enxaqueca sem aura?

A enxaqueca sem aura é uma dor de cabeça incomodativa e invalidante, mas a disciplina no uso de critérios diagnósticos precisos, a procura de doenças associadas e a escolha de tratamento individualizado permitem que o/a paciente tenha boa qualidade de vida.

Como é a dor de cabeça causada por estresse?

Estudos afirmam ainda que fatores emocionais, como estresse e ansiedade, podem ser os principais gatilhos. “A cefaleia tensional é caracterizada pela presença de dor nos dois lados da cabeça. Além disso, as partes frontais e posteriores também podem ser afetadas.

Artigo anterior
Em que é utilizado o nitrogênio?
Artigo seguinte
Quantas horas são a Interjornada?