O que a BNCC fala sobre a educação inclusiva?
Perguntado por: Guilherme Silva de Lima | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.2/5 (67 avaliações)
O que trata a BNCC acerca da educação inclusiva?
A BNCC define as aprendizagens essenciais às quais todos os estudantes têm direito. ... A perspectiva inclusiva indica que qualquer estudante tem o direito de acessar o mesmo currículo, para o pleno exercício da cidadania e a consequente inclusão social.
Quais são as habilidades que o professor de educação inclusiva deve desenvolver?
Para que haja de fato uma educação inclusiva é imprescindível que os professores busquem capacitação, aperfeiçoamento e formação continuada, a fim de proceder à mediação ao receber alunos com necessidades educacionais especiais, visando um ensino que respeite as diferenças e particularidades de cada indivíduo.
Quais são as competências apresentadas na BNCC que contribuem para o acolhimento e inclusão de todos os alunos descreva as?
- Conhecimento.
- Pensamento científico, crítico e criativo.
- Repertório cultural.
- Comunicação.
- Cultura digital.
- Trabalho e projeto de vida.
- Argumentação.
- Autoconhecimento e autocuidado.
O que diz a LDB sobre a Educação Especial?
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), no 9.394/96 (Brasil, 1996), no Capítulo III, art. 4º, inciso III, diz que é dever do Estado garantir o “atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino”.
BNCC - Educação Especial - Educação Inclusiva - BNCC e a inclusão - Doutora Escola
O que garante a LDB para os alunos com necessidades especiais?
Lei nº 9.394 – Lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDB) : define educação especial, assegura o atendimento aos educandos com necessidades especiais e estabelece critérios de caracterização das instituições privadas sem fins lucrativos, especializadas e com atuação exclusiva em educação especial para fins de ...
O que determina a LDB no seu artigo 58 sobre o início da educação especial?
58 , § 1º da Lei nº 9.394 /96, que estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional, prevê expressamente a possibilidade do professor de apoio em casos nos quais for demonstrada a necessidade de integração educacional e social do deficiente mental.
Quais são as competências socioemocionais BNCC?
- Autoconsciência. ...
- Autogestão. ...
- Consciência social. ...
- Habilidades de relacionamento. ...
- Tomada de decisão responsável.
Quais são as principais competências indicadas pela BNCC?
- Conhecimento. ...
- Pensamento científico, crítico e criativo. ...
- Repertório cultural. ...
- Comunicação. ...
- Cultura digital. ...
- Trabalho e projeto de vida. ...
- Argumentação. ...
- Autoconhecimento e autocuidado.
O que são as competências gerais presentes na BNCC?
Na BNCC, cada Competências Geral é definida como ” a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
Qual o papel do professor no contexto da educação inclusiva?
É um grande desafio aos professores o processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais, pois cabe a eles construírem novas propostas de ensino, atuar com um olhar diferente em sala de aula, sendo o agente facilitador do processo de ensino-aprendizagem.
Qual é o papel do professor no processo de inclusão?
Isso porque esse profissional é o responsável por direcionar o processo pedagógico, desenvolvendo caminhos para que o aluno adquira o conhecimento. Portanto, o professor tem o papel de auxiliar o estudante com necessidades educacionais especiais para que ele avance tanto intelectualmente quanto socialmente.
Quais habilidades trabalhar com alunos especiais?
- Representar – reativar na memória uma lembrança ou objeto sem a presença deste;
- Pensar – capacidade de formar idéias, conceitos e juízos para formar o raciocínio;
- Memória – capacidade de fixar, reter, evocar e reconhecer;
Qual é a definição de BNCC apresentada na Resolução CNE CP nº 02 2017?
Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017 - Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica.
Quais são as competências?
- Organização. Quando o assunto é competência profissional, a organização é uma habilidade essencial. ...
- Autoconfiança. ...
- Trabalho em equipe. ...
- Relacionamento interpessoal. ...
- Liderança. ...
- Pensamento criativo. ...
- Conhecimento Técnico. ...
- Proatividade.
Quais são as competências específicas?
Competências Específicas de Linguagem para o Ensino Fundamental. Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais.
Quais as competências da BNCC na educação infantil?
- Eu, o outro e nós.
- Corpo, gestos e movimentos.
- Traços, sons, cores e formas.
- Escuta, fala, pensamento e imaginação.
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Quais são as 22 competências socioemocionais?
- Criatividade. Desenvolvimento de ideias, projetos e criações que são inovadores e. ...
- Pensamento Crítico. Tomada de decisões e aprendizado de novos conceitos a partir da análise. ...
- Comunicação. ...
- Colaboração. ...
- Atenção plena. ...
- Curiosidade. ...
- Coragem. ...
- Resiliência.
Qual é oitava competência da BNCC?
8. Autoconhecimento e Autocuidado — Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
São considerados Público-alvo da educação especial de acordo com o artigo 58 da LDB 9394 96 ):?
Art. 58. Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
O que fala o artigo 58?
O art. 58 da CLT determina que a duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá a 8 horas diárias, desde que não seja fixado expressamente outro limite.
Quando se inicia a oferta da educação especial segundo a Lei?
§3º A oferta da educação especial, dever constitucional do Estado, tem início na faixa etária de zero a seis anos, durante a educação infantil. Art.
O que garante o artigo 205 da Constituição Federal de 1988 no que concerne à educação?
205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Quais as principais leis que amparam a educação inclusiva?
- 1961 – Lei Nº 4.024. ...
- 1971 – Lei Nº 5.692. ...
- 1988 – Constituição Federal. ...
- 1989 – Lei Nº 7.853. ...
- 1990 – Lei Nº 8.069. ...
- 1996 – Lei Nº 9.394. ...
- 1999 – Decreto Nº 3.298. ...
- 2001 – Lei Nº 10.172.
Quais as habilidades da BNCC para educação especial?
A BNCC está aí para reforçar o direito da educação especial em igualdade de aprendizado com demais modalidades de ensino. Nesse contexto, o desenvolvimento das competências socioemocionais torna ainda mais pleno esse direito. Com inclusão, cooperação, empatia e muito respeito.
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