O que a BNCC fala sobre a educação inclusiva?

Perguntado por: Guilherme Silva de Lima  |  Última atualização: 13. März 2022
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BNCC e a educação brasileira
Para que ocorra uma educação inclusiva é preciso pensar no aluno como um todo e nesse ponto, a garantia da aprendizagem das competências cognitivas e socioemocionais podem ser um ganho importante para o estudante com deficiência.

O que trata a BNCC acerca da educação inclusiva?

A BNCC define as aprendizagens essenciais às quais todos os estudantes têm direito. ... A perspectiva inclusiva indica que qualquer estudante tem o direito de acessar o mesmo currículo, para o pleno exercício da cidadania e a consequente inclusão social.

Quais são as habilidades que o professor de educação inclusiva deve desenvolver?

Para que haja de fato uma educação inclusiva é imprescindível que os professores busquem capacitação, aperfeiçoamento e formação continuada, a fim de proceder à mediação ao receber alunos com necessidades educacionais especiais, visando um ensino que respeite as diferenças e particularidades de cada indivíduo.

Quais são as competências apresentadas na BNCC que contribuem para o acolhimento e inclusão de todos os alunos descreva as?

Competências Gerais da BNCC
  • Conhecimento.
  • Pensamento científico, crítico e criativo.
  • Repertório cultural.
  • Comunicação.
  • Cultura digital.
  • Trabalho e projeto de vida.
  • Argumentação.
  • Autoconhecimento e autocuidado.

O que diz a LDB sobre a Educação Especial?

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), no 9.394/96 (Brasil, 1996), no Capítulo III, art. 4º, inciso III, diz que é dever do Estado garantir o “atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino”.

BNCC - Educação Especial - Educação Inclusiva - BNCC e a inclusão - Doutora Escola

37 questões relacionadas encontradas

O que garante a LDB para os alunos com necessidades especiais?

Lei nº 9.394 – Lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDB) : define educação especial, assegura o atendimento aos educandos com necessidades especiais e estabelece critérios de caracterização das instituições privadas sem fins lucrativos, especializadas e com atuação exclusiva em educação especial para fins de ...

O que determina a LDB no seu artigo 58 sobre o início da educação especial?

58 , § 1º da Lei nº 9.394 /96, que estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional, prevê expressamente a possibilidade do professor de apoio em casos nos quais for demonstrada a necessidade de integração educacional e social do deficiente mental.

Quais são as competências socioemocionais BNCC?

Competências socioemocionais como fator de proteção à saúde mental e ao bullying
  • Autoconsciência. ...
  • Autogestão. ...
  • Consciência social. ...
  • Habilidades de relacionamento. ...
  • Tomada de decisão responsável.

Quais são as principais competências indicadas pela BNCC?

Quais são as 10 Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular?
  1. Conhecimento. ...
  2. Pensamento científico, crítico e criativo. ...
  3. Repertório cultural. ...
  4. Comunicação. ...
  5. Cultura digital. ...
  6. Trabalho e projeto de vida. ...
  7. Argumentação. ...
  8. Autoconhecimento e autocuidado.

O que são as competências gerais presentes na BNCC?

Na BNCC, cada Competências Geral é definida como ” a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

Qual o papel do professor no contexto da educação inclusiva?

É um grande desafio aos professores o processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais, pois cabe a eles construírem novas propostas de ensino, atuar com um olhar diferente em sala de aula, sendo o agente facilitador do processo de ensino-aprendizagem.

Qual é o papel do professor no processo de inclusão?

Isso porque esse profissional é o responsável por direcionar o processo pedagógico, desenvolvendo caminhos para que o aluno adquira o conhecimento. Portanto, o professor tem o papel de auxiliar o estudante com necessidades educacionais especiais para que ele avance tanto intelectualmente quanto socialmente.

Quais habilidades trabalhar com alunos especiais?

Para ter sucesso escolar o aluno necessita desenvolver as seguintes habilidades:
  • Representar – reativar na memória uma lembrança ou objeto sem a presença deste;
  • Pensar – capacidade de formar idéias, conceitos e juízos para formar o raciocínio;
  • Memória – capacidade de fixar, reter, evocar e reconhecer;

Qual é a definição de BNCC apresentada na Resolução CNE CP nº 02 2017?

Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017 - Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica.

Quais são as competências?

Capacidade de inovação.
  1. Organização. Quando o assunto é competência profissional, a organização é uma habilidade essencial. ...
  2. Autoconfiança. ...
  3. Trabalho em equipe. ...
  4. Relacionamento interpessoal. ...
  5. Liderança. ...
  6. Pensamento criativo. ...
  7. Conhecimento Técnico. ...
  8. Proatividade.

Quais são as competências específicas?

Competências Específicas de Linguagem para o Ensino Fundamental. Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais.

Quais as competências da BNCC na educação infantil?

Habilidades da BNCC na Educação Infantil
  • Eu, o outro e nós.
  • Corpo, gestos e movimentos.
  • Traços, sons, cores e formas.
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação.
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Quais são as 22 competências socioemocionais?

São elas:
  • Criatividade. Desenvolvimento de ideias, projetos e criações que são inovadores e. ...
  • Pensamento Crítico. Tomada de decisões e aprendizado de novos conceitos a partir da análise. ...
  • Comunicação. ...
  • Colaboração. ...
  • Atenção plena. ...
  • Curiosidade. ...
  • Coragem. ...
  • Resiliência.

Qual é oitava competência da BNCC?

8. Autoconhecimento e Autocuidado — Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

São considerados Público-alvo da educação especial de acordo com o artigo 58 da LDB 9394 96 ):?

Art. 58. Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

O que fala o artigo 58?

O art. 58 da CLT determina que a duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá a 8 horas diárias, desde que não seja fixado expressamente outro limite.

Quando se inicia a oferta da educação especial segundo a Lei?

§3º A oferta da educação especial, dever constitucional do Estado, tem início na faixa etária de zero a seis anos, durante a educação infantil. Art.

O que garante o artigo 205 da Constituição Federal de 1988 no que concerne à educação?

205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Quais as principais leis que amparam a educação inclusiva?

Educação Inclusiva no Brasil
  • 1961 – Lei Nº 4.024. ...
  • 1971 – Lei Nº 5.692. ...
  • 1988 – Constituição Federal. ...
  • 1989 – Lei Nº 7.853. ...
  • 1990 – Lei Nº 8.069. ...
  • 1996 – Lei Nº 9.394. ...
  • 1999 – Decreto Nº 3.298. ...
  • 2001 – Lei Nº 10.172.

Quais as habilidades da BNCC para educação especial?

A BNCC está aí para reforçar o direito da educação especial em igualdade de aprendizado com demais modalidades de ensino. Nesse contexto, o desenvolvimento das competências socioemocionais torna ainda mais pleno esse direito. Com inclusão, cooperação, empatia e muito respeito.

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