Quem trabalha 12 horas por dia tem quantas horas de descanso?

Perguntado por: Adriana Maria de Monteiro  |  Última atualização: 5. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (39 avaliações)

Na jornada 12×36, como o próprio nome já diz, o colaborador realiza um expediente de 12 horas, e possui direito a descanso nas 36 horas subsequentes ao seu período trabalhado. Dentro desse período trabalhado o colaborador ainda possui direito a um intervalo para refeição ou descanso de no mínimo 1 hora.

Pode trabalhar 12 horas sem descanso?

É preciso ter atenção no sentido de que a jornada somente pode ter 12 horas num dia caso ela seja sucedida de descanso de 36 horas. Para isso será igualmente requisitada a autorização do sindicato da categoria dos trabalhadores, o acordo entre trabalhador e empregador e a previsão em contrato de trabalho.

É certo trabalhar 12 horas todos os dias?

Na hipótese de serviços inadiáveis, a jornada de trabalho não poderá exceder de 12 (doze) horas, devendo a remuneração da hora suplementar ser, pelo menos, 50% (cinqüenta por cento) superior à da hora normal.

Como funciona a jornada de 12 horas?

O sistema de trabalho 12×36 constitui-se de 12 horas de trabalho e 36 horas de descanso até o início de uma nova jornada. E assim como quem trabalha em regime de 8 horas, nessa jornada o trabalhador também possui o direito a uma pausa para almoço, com duração de pelo menos 1 hora.

Quem pode trabalhar 12 horas por dia?

A carga de 12 horas já era prevista na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para algumas categorias. É o caso dos petroleiros, que trabalham embarcados em plataformas e demoram para regressar ao solo. Os contratos de trabalho de médicos, enfermeiros e seguranças também preveem esta carga diária.

DIREITO DO TRABALHO. Períodos de descanso.

19 questões relacionadas encontradas

Quantas horas posso trabalhar antes do intervalo?

Para jornadas superiores a 6 horas trabalhadas, a lei especifica que o intervalo de almoço deve ser de no mínimo 1 hora e no máximo 2 horas.

Quanto tempo de trabalho antes do almoço?

Pela Lei Federal 13.467/17, na nova lei trabalhista, o intervalo para almoço pode ser reduzido pelo funcionário para 30 minutos, desde que seja negociado entre o colaborador e a empresa. Caso esse combinado ocorra, o colaborador pode entrar 30 minutos mais tarde ou sair mais cedo do serviço.

Quantas horas pode trabalhar seguidas?

De acordo com a legislação trabalhista, a jornada não deve ultrapassar 8 horas diárias, o que totaliza 44 horas semanais. Esses parâmetros servem como limites caso outros não tenham sido fixados em acordo ou convenção coletiva da categoria trabalhista, por exemplo.

Como posso dividir 44 horas de trabalho em 6 dias?

- 44 horas semanais: 6 dias = 7,333333 (equivale a 7 horas e 20 minutos no relógio).

Como distribuir as 44 horas semanais?

Esse período corresponde a uma jornada de trabalho de 44 horas semanais, um total que não pode ser excedido, salvo em casos especiais, pré-definidos por lei. A forma mais comum de cumprimento dessa jornada considera 8 horas de segunda a sexta-feira e mais quatro horas aos sábados.

Como funciona a jornada de 44 horas?

O Brasil adota jornada de 44 horas semanais de trabalho, com duração máxima de 8 horas diárias. Ou seja, o empregador pode determinar ao trabalhador que compareça à empresa seis dias por semana: cinco dias por 8 horas mais um dia por 4 horas, tudo dentro da legalidade.

Como calcular as 44 horas trabalhadas em 5 dias da semana?

Como calcular a hora trabalhada? Veja como fica cada caso
  1. 44 horas x 5 semanas =
  2. 220 horas. Já para o segundo exemplo, o empregado trabalha somente de segunda a sexta, seis horas por dia. Nesse caso, o cálculo é mais direto:
  3. 6 horas diárias x 5 dias x 5 semanas = 150 horas mensais.

Pode trabalhar 8 horas seguidas?

De acordo com a Constituição Federal, quem trabalha no regime CLT pode fazer um expediente máximo de 8 horas diárias e 44 horas semanais. ... Os restaurantes, por exemplo, não requerem que um garçom trabalhe 8 horas seguidas. Afinal, seu objetivo é servir o almoço e jantar.

Pode trabalhar 48 horas por semana?

Pela legislação atual, um funcionário pode trabalhar oito horas por dia e cumprir uma jornada semanal de no máximo 44 horas. ... Nas novas regras, o funcionário poderá trabalhar até 48 horas em uma semana, sendo 44 horas normais e outras 4 horas extras, que ele não é obrigado a fazer.

Pode trabalhar 6 horas corridas?

O artigo 71 da CLT determina: Art. 71 – Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 (seis) horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 2 (duas) horas.

Como contar 8 horas de trabalho?

Exemplo: Colaborador com jornada de trabalho de 8h

Neste exemplo, o colaborador faz em um dia de trabalho a seguinte jornada: Entrada 08h Saída 17h + 1 hora de intervalo: Horário de saída 17 – horário de entrada 8 = 9. 9 – 1 hora de almoço = 8 horas trabalhadas.

Quem trabalha de 8 às 18h tem quantas horas de almoço?

A CLT determina que para quem trabalha 8 horas (ou mais de 6 horas) o horário de almoço deve ser de no mínimo 30 minutos e no máximo 2 horas.

Qual é a hora certa de almoçar?

O almoço, de acordo com os resultados levantados pela pesquisa, deve ser entre 12h e 13h. De acordo também com a Ayurveda, é nesse horário que a nossa digestão está a todo vapor. Então essa refeição deve ser caprichada no colorido, combinado? Por isso, procure consumir uma variedade de verduras e legumes.

Quem trabalha 12 horas direitos?

É valida, em caráter excepcional, a jornada de doze horas de trabalho por trinta e seis de descanso, prevista em lei ou ajustada exclusivamente mediante acordo coletivo de trabalho ou convenção coletiva de trabalho, assegurada a remuneração em dobro dos feriados trabalhados.

Como funciona a escala 12X12?

REGIME 12X12. A previsão em normas coletivas confere regularidade à adoção do regime 12 horas de trabalho por 12 horas de descanso. HORAS EXTRAS. INTERVALOS.

Qual a carga horária mensal da jornada 12x36?

REGIME 12 X 36 *Usando o mesmo raciocínio utilizado no regime 12 x 24, tem-se que o empregado, no regime 12 x 36, labora ¼ das horas de um mês (12 + 36 = 48 e 12 é ¼ de 48) e folga 3/4. Como são 720 horas a cada mês, o empregado trabalha 180 horas.

Como é a folga na escala 12x36?

No modelo de escala 12×36, o colaborador trabalha durante 12 horas e folga nas próximas 36. Na prática, funciona assim: se ele trabalhou das 10h às 22h em uma segunda-feira, por exemplo, seu próximo dia de trabalho será na quarta no mesmo horário.

Artigo anterior
Qual a importância da microbiologia no nosso cotidiano?
Artigo seguinte
O que vem depois de concluso para o relator?