Quais são os tipos de células presentes nas esponjas e qual a função de cada tipo?
Perguntado por: Carolina Assunção de Antunes | Última atualização: 24. März 2022Pontuação: 4.3/5 (45 avaliações)
A célula especializada por capturar o alimento e fazer a digestão é chamada de coanócito, uma célula flagelada presente no corpo desses animais. Outras células envolvidas nesse processo são os amebócitos, que recebem o alimento dos coanócitos e o transportam para outras células.
Quais os tipos de células de uma esponja e qual a função de cada uma?
LOFÓCITOS - são móveis e que também secretam tais fibras; ESCLERÓCITOS - secretam as espículas; ESPONGIÓCITOS - secretam o esqueleto de espongina. PINACÓCITOS - células achatadas que revestem a parede externa das esponjas como uma espécie de epiderme. COANÓCITOS - células flageladas.
Quais são os tipos de células existentes nas esponjas?
Mesênquima: substância gelatinosa na qual ficam células livres, os chamados amebócitos, e as espículas. Porócitos: células tubulares que possuem um furo no centro, os chamados poros. Miócitos: células alongadas e flexíveis, que formam o esfíncter dos poros. Amebócitos: células livres.
Qual a função dos tipos celulares de porifera?
Os poríferos são animais que apresentam o corpo revestido externamente por uma camada de células achatadas – os pinacócitos. O corpo do animal possui uma cavidade – espongiocele – revestida por células flageladas, os coanócitos, responsáveis pela captura de alimentos e pela digestão do material englobado.
Quais os 3 principais tipos de esponjas?
- Áscon - São as esponjas mais simples. Apresentam forma semelhante a um cilindro oco, com uma abertura superior, o ósculo.
- Sícon - Esponjas com uma complexidade intermediária. Apresentam o aspecto de um vaso fixo a um substrato.
- Lêucon - É a forma mais complexa.
Células dos Poríferos - Funções das Células dos Poríferos - Esponjas - Filo Porifera - Zoologia
Quais são os principais tipos de esponjas Diferenciando-as?
Esponjas mais simples são classificadas como sendo do tipo áscon; e apresentam-se semelhantes a cilindros ocos, com uma abertura na extremidade superior: o ósculo. As asconoides são revestidas, externamente, por dois tipos de célula: os pinacócitos e os porócitos.
Quais são os três principais tipos de sistemas de canais ou sistemas aquíferos encontrados nas esponjas?
Na maioria dos livros de Zoologia é comum a descrição dos três tipos básicos de sistema aqüífero: ascon, sicon e leucon. Nas esponjas da classe Calcarea ocorrem esses três tipos básicos, enquanto nas Hexactinellida o sistema aqüífero assemelha-se ao siconóide e nas Demospongiae é do tipo leucon.
Quais são as principais características dos poríferos?
Os poríferos são animais bastante simples que apresentam como principal característica a presença de poros por todo o seu corpo. ... Os representantes desse filo são as esponjas, animais aquáticos que vivem submersos e, na sua grande maioria, são marinhos.
Que tipo de células formam as estruturas de sustentação dos porifera?
Estes são formados por uma célula, que possui forma de anel, denominada de porócito. Esses poros servem de local de entrada para a água, que segue para uma cavidade central (espongiocele ou átrio) e sai por uma grande abertura, chamada de ósculo.
Qual é a célula típica dos cnidários qual é a função dessa célula?
Questão 2. Que nome recebe a célula típica dos cnidários que atua na defesa e ajuda na captura de presas por esses animais? Alternativa “a”. Os cnidócitos são células encontradas apenas nos cnidários e que apresentam filamentos urticantes chamados de nematocistos.
Qual célula responsável pela produção do esqueleto das esponjas?
Espongócitos são as células responsáveis pela secreção da espongina (fibras semelhantes ao colágeno), que formam o "esqueleto" do animal. Miócitos são pinacócitos modificados, que controlam o tamanho do ósculo, a abertura dos poros e, consequentemente, o fluxo de água dentro da esponja.
Que material compõem os esqueletos das esponjas?
As esponjas apresentam dois tipos de esqueletos: o esqueleto mineral (espículas calcáreas e silicosas) e o esqueleto orgânico (rede de fibras de espongina, uma escleroproteína).
Quais os tipos de esponjas de acordo com a sua arquitetura corporal?
Reconhecem-se três tipos estruturas de esponjas: ascon, sicon e lêucon, que diferem entre si pela complexidade da parede do corpo.
Qual o tipo celular encontrado nas esponjas que tem uma grande similaridade com as células dos protistas coanoflagelados?
Para mais evidências da estreita relação entre coanoflagelados e os animais, vemos que existem células especializadas em esponjas chamadas coanócitos (“células coladas”) que têm grande semelhança com coanoflagelados. Choanócitos também podem ser encontrados em nematóides.
Qual a estrutura de sustentação dos poríferos?
Elas normalmente não têm esqueleto de sustentação, porém quando presente são formados por carbonato de cálcio, colágeno ou dióxido de silicone (que forma as espículas).
Como é chamada a célula totipotente nos poríferos?
Os amebócitos são células totipotentes que podem gerar qualquer outro tipo de célula no corpo das esponjas. Os porócitos são células que permitem a água no interior dos poríferos. Eles de dobram sobre si mesmas criando um poro. São essas células que vão formar os poros tão característicos do filo dos poríferos.
Qual é a forma de nutrição dos poríferos?
Nutrição. Os poríferos são animais filtradores, ou seja, através dos porócitos, eles conseguem absorver água para a espongiocele. Essa água carrega consigo compostos orgânicos e até pequenos organismos, como fitoplânctons e protozoários, que servirão de alimento para o organismo.
Quais as principais características dos poríferos e cnidários?
Exclusivamente aquáticos ( Doce ou Salgada*); Animais fixos ou sésseis; • Animais filtradores; • Ausência de sistema nervoso; Animais com coloração e formas variadas. O corpo deste animal se assemelha a uma bolsa de veludo encharcada de água.
Qual a característica principal dos poríferos marque a alternativa correta?
Alternativa correta: letra “c”
Os poríferos são esponjas, animais aquáticos que quase não se movimentam. Seu corpo é preenchido por inúmeros poros e se alimentam por meio da filtração.
Como funciona o sistema aquífero das esponjas?
As esponjas possuem um sistema formado por canais inalantes e exalantes, o sistema aquífero, no qual células flageladas (coanócitos) geram uma corrente de água unidirecional através do seu corpo. É por meio dessa corrente de água que elas obtêm seu alimento, realizam trocas gasosas e liberam excretas.
Em qual tipo de sistema de canais são encontrados os canais flagelados?
Os canais flagelados formam câmaras flageladas redondas. Há diminuição da espongiocele formando canais que levam a água a um ósculo, conseqüentemente, o interior é altamente ramificado. Neste tipo, o mesoílo é mais espesso que nas esponjas asconóides. É encontrado na maioria dos táxons.
O que é sistema de aquíferos?
Sistema Aquífero é um conjunto de unidades aquíferas contínuas e ligadas hidraulicamente. Os sistemas aquíferos podem ser análogos aos grupos de rochas.
Qual o critério de classificação das esponjas?
A complexidade estrutural do corpo das esponjas é um dos critérios utilizados para sua classificação.
Quais as principais diferenças entre os poríferos e cnidários?
Também conhecidos como esponjas ou espongiários, a origem deles está relacionada a seres unicelulares e heterótrofos que se aglomeravam em colônias. Os cnidários, por sua vez, são representados pelas anêmonas-do-mar, medusas ou água-vivas, hidras e corais.
São as esponjas do mar?
O que são esponjas do mar
As esponjas do mar, fazem parte do filo dos espongiários. São animais que tem como principal característica a presença de poros pelo corpo. Não possuem tecidos verdeiros nem órgãos verdadeiros e por isso, são considerados os animais mais simples.
Quais os 4 passos da logística para garantir o sucesso de uma empresa?
O que é algo mal?