Quais são os resíduos de classe I?

Perguntado por: Mafalda Júlia Costa de Lopes  |  Última atualização: 4. Mai 2024
Pontuação: 4.2/5 (42 avaliações)

A norma da ABNT considera os resíduos de Classe 1 aqueles que apresentam diferentes características de periculosidade. Essas características são as seguintes: Inflamabilidade – catalisadores gastos; solventes como acetona, acetato de etila, éter etílico, n-butanol e metanol; resíduos de solventes e outros.

Quais são os resíduos de classe 1?

1) Resíduos Classe I – Perigosos

Basicamente, são materiais que exigem maior atenção devido ao seu alto grau de poluição, já que suas propriedades físico-químicas e infectocontagiosas, apresentam risco à saúde pública e à natureza.

O que são resíduos classe 1?

Classe 1 – Explosivos

Subclasse 1.3 Substâncias e artefatos com risco predominante de fogo; Subclasse 1.4 Substâncias e artefatos que não representam risco significativo; Subclasse 1.5 Substâncias pouco sensíveis; Subclasse 1.6 Substâncias extremamente insensíveis.

O que são resíduos Classe I II aê II B?

A classificação dos resíduos sólidos é realizada de acordo com sua natureza física, composição química, riscos potenciais ao meio ambiente e origem. A norma divide os resíduos na Classe I (resíduos perigosos), Classe IIA (resíduos não inertes) e IIB (resíduos inertes).

O que são resíduos de Classe A?

Classe A - São os resíduos reutilizáveis ou recicláveis como agregados, tais como: de construção, demolição, reformas e reparos de pavimentação e de outras obras de infraestrutura, inclusive solos provenientes de terraplanagem, de edificações, componentes cerâmicos como (tijolos, blocos, telhas, placas de revestimento ...

RESÍDUOS SÓLIDOS

38 questões relacionadas encontradas

O que são resíduos de Classe B?

II - Classe B - são os resíduos recicláveis para outras destinações, tais como: plásticos, papel/papelão, metais, vidros, madeiras, gesso e outros; III - Classe C - são os resíduos para os quais não foram desenvolvidas tecnologias ou aplicações economicamente viáveis que permitam a sua reciclagem/recuperação.

O que são os resíduos do grupo B?

Descrição: Classificados pela ANVISA como Resíduos de Serviço da Saúde do grupo B, são resíduos de substâncias químicas que conferem risco à saúde pública ou ao meio ambiente dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade, gerados nos diversos laboratórios em atividade ...

Quais são os 4 tipos de resíduos?

resíduos domiciliares. resíduos de limpeza urbana. resíduos sólidos urbanos. resíduos de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços.

O que são resíduos de Classe II?

Em resumo, os resíduos Classe II são todos aqueles que não se encaixam na Classe I. Ou seja, resíduos que não apresentam em suas composições características consideradas como perigosas. No entanto, mesmo não apresentando periculosidade, os resíduos Classe II também necessitam de atenção no descarte.

O que é a classe 2?

A Classe II é uma má oclusão onde a maxila está protruída, a mandíbula está retruída, ou uma combinação de ambos. Para especificar aos pacientes, o profissional pode dizer que “a parte de cima está mais para frente do que a parte de baixo”.

Quais os resíduos classe C?

Classe C. São os resíduos para os quais não foram desenvolvidas tecnologias ou aplicações economicamente viáveis que permitam a sua reciclagem ou recuperação – como, por exemplo, gesso ou isopor. Classe D. São resíduos perigosos oriundos do processo de construção, tais como tintas, solventes, óleos e outros.

Quais são os resíduos classe II B?

Os resíduos inertes, Classe II B, são os que mantêm suas características durante o processo de decomposição. Alguns exemplos de resíduos classificados nessa categoria: entulhos de demolição, pedras, areia, sucatas de ferro. Também são inertes: madeiras, isopor, borrachas, latas de alumínio e vidros.

Como descartar o resíduo da classe 1?

Os resíduos classe I devem ser coletados por empresas especializadas e transportados em embalagens apropriadas, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde. Após o recebimento, os resíduos devem ser tratados em uma unidade de tratamento, de acordo com as normas vigentes.

O que são resíduos de Classe 3?

Resíduo Classe III: São as substâncias inertes, como rocha, tijolos, vidros e certos plásticos e borrachas que não são decompostos prontamente.

O que são resíduos Classe I Classe II Classe II aê classe II B segundo a norma brasileira ABNT 10004?

A norma NBR 10004 classifica conforme o seu risco em relação ao homem e ao meio ambiente e são divididos nos seguintes grupos: a) resíduos classe I - Perigosos; b) resíduos classe II – Não perigosos; – resíduos classe II A – Não inertes.

Qual a classe do plástico?

Classe B - são os resíduos recicláveis para outras destinações, tais como: plásticos, papel/papelão, metais, vidros, madeiras e outros.

Que tipo de resíduo é o papel?

Assim, a coleta seletiva de papel e papelão pertence aos resíduos Classe II A – não inertes, que podem conter solubilidade em água, combustibilidade e biodegradabilidade.

Qual a classe do lixo comum?

Resíduos não Perigosos não Inertes – Classe II A:

Exemplos: restos de alimentos, lixo comum, resíduos de varrição e de banheiro.

Qual o lixo que não pode ser reciclado?

Não reciclável: Papéis Plastificados, Papéis Sanitários (papel higiênico), Etiquetas adesivas, Papéis engordurados, Papel carbono, Papéis Parafinados, Fotografias, Papel celofane, Bitucas de Cigarros, Guardanapos.

Quais são os resíduos do Grupo A?

Os resíduos do Grupo A, denominados Resí- duos Infectantes, são resíduos sólidos ou líquidos com a possível presença de agentes biológicos, tais como: bactéria, fungo, vírus, micoplasma, príon, parasita, toxina e linha- gens celulares.

Quais são os resíduos do Grupo E?

Grupo E: materiais perfurocortantes ou escarificantes, tais como agulhas e lâminas de vidro, contaminados ou não.

Quais são os 9 tipos de lixo?

A seguir, entenda melhor sobre os nove tipos de resíduos que são descartados pela população:
  • 1 – Domiciliar:
  • 2 – Comercial:
  • 3 – Industrial.
  • 4 – Público:
  • 5 – Radioativo.
  • 6 – Agrícola:
  • 7 – Eletrônico.
  • 8 – Hospitalar.

O que são os resíduos do grupo C?

Grupo C : rejeitos radioativos. Grupo D: resíduos comuns e todos os demais que não se enquadram nos grupos anteriores.

Como é feito o descarte do grupo C?

O descarte desse grupo deve ser feito através de sacos brancos leitosos e impermeáveis, contendo um símbolo de risco infectante.

Em qual grupo está o resíduo infectante?

A RDC 222/2018 da Anvisa classifica os resíduos perigosos do grupo A (Infectantes) em cinco subgrupos: A1, A2, A3, A4 e A5. Resíduos perfurocortantes (Grupo E) também podem estar contaminados com material possivelmente infectante.

Artigo anterior
Quanto recebe uma família acolhedora?
Artigo seguinte
Como salvar senhas na conta Google?