Qual é o objetivo da tragédia?

Perguntado por: Rafael Fábio Antunes de Santos  |  Última atualização: 26. Februar 2022
Pontuação: 4.1/5 (11 avaliações)

A tragédia é uma forma dramática ou peça de teatro, em geral solene, cujo fim é excitar o terror ou a piedade, baseada no percurso e no destino do protagonista ou herói, que termina, quase sempre, envolvido num acontecimento funesto.

Qual era o objetivo da tragédia grega?

Segundo o filósofo grego Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.) a Tragédia era um gênero maior capaz de transmitir nas pessoas as sensações vividas pelas personagens. Esse processo, definido por ele como “catarse”, acontecia com o público que assistia à peça como forma de purificação e/ou purgação dos sentimentos.

Qual a relação entre teatro e tragédia?

A tragédia tem sua origem no mesmo contexto em que surgiu o teatro, quando os rituais primitivos eram o elo entre os homens e seus deuses. Esses rituais eram realizados em forma de catarse, onde todos os praticantes se envolviam no transe sem distinção de papéis.

Quais são os elementos básicos da tragédia?

Para que se defina como tragédia é indispensável que reúna seis partes: enredo (fábula), personagens, falas, ideias, espetáculo e canto. O enredo é a alma da tragédia, diz Aristóteles.

O que é tragédia Aristóteles?

Para Aristóteles a tragédia é uma arte mimética, uma forma específica de imitação, de uma ação de caráter elevado que, suscitando o terror (φόβος – phobos) e a piedade (ἔλεος – eleos), tem por efeito a purificação, a catarse (kάϑarsiς – katharsis), dessas emoções.

Júri da Boate Kiss anuncia a condenação dos quatro réus da tragédia

41 questões relacionadas encontradas

Como se define a tragédia?

A tragédia é uma forma dramática ou peça de teatro, em geral solene, cujo fim é excitar o terror ou a piedade, baseada no percurso e no destino do protagonista ou herói, que termina, quase sempre, envolvido num acontecimento funesto.

Quais as três condições que a tragédia clássica deve cumprir ainda segundo Aristóteles?

A tragédia clássica deve cumprir, ainda segundo Aristóteles, três condições: possuir personagens de elevada condição (heróis, reis, deuses), ser contada em linguagem elevada e digna e ter um final triste, com a destruição ou loucura de um ou vários personagens sacrificados por seu orgulho ao tentar se rebelar contra as ...

Quais foram as tragédias gregas?

Principais tragédias e comédias gregas

Ésquilo – Os Persas (472 a.C.); Sete contra Tebas (467 a.C.); As Suplicantes (463 a.C.); Trilogia Agamêmnon; Coéforas e Eumênides (458 a.C.) Sófocles – Ájax (443 a.C.); Antígona (442 a.C.); Édipo Rei (427 a.C.); Édipo em Colona (401 a.C.)

Quais os protagonistas da tragédia grega *?

Enfim, as mulheres (Medeia[19], Clitemnestra, Antígona[20], Electra[21], Hécuba, Helena, Penélope, Deméter, Perséfone e as bacantes) são as grandes protagonistas da tragédia grega.

Qual foi o livro mais importante da tragédia grega?

Selecionei aqui alguns livros importantes em minha trajetória pessoal de aproximação com a tragédia grega:
  • Pourquoi la Grèce. Jacqueline de Romilly. ...
  • A Tragédia Grega. Albin Lesky. ...
  • Oréstia: Agamêmnon, Coéforas, Eumênides. Ésquilo. ...
  • A Trilogia Tebana: Édipo Rei, Édipo em Colono, Antígona. Sófocles. ...
  • Medeia, Hipólito e As Troianas.

O que é tragédia e comédia no teatro?

Diferente das tragédias, em que os personagens eram nobres e heróis, nas comédias as personagens são pessoas comuns da polis, muitas vezes estereotipadas e caricaturadas. Na tragédia, os heróis era deuses ou semideuses, enquanto na comédia o herói podia ser um palhaço, fingidor, bobo, dentre outros.

Como podemos associar o teatro grego com o gênero tragédia?

Gêneros do teatro na Grécia Antiga

É o gênero teatral mais antigo de todos, que se baseava nas histórias trágicas e mitológicas, como o medo, a morte, o terror. Ou seja, a tragédia é um gênero artístico que representa uma peça teatral (ou poema) com um final infeliz.

Quais são os gêneros do teatro?

Gêneros teatrais
  • Auto.
  • Comédia.
  • Drama.
  • Farsa.
  • Mímica.
  • Melodrama no teatro.
  • Ópera.
  • Musical.

Qual é o tema nuclear da tragédia grega?

A cena da tragédia conjugava dois temas heterogéneos: os mitos dos deuses e os mitos dos heróis, daqueles que cumpriam elevadas façanhas ou padeciam de duras penas cobertos de dignidade e glória. A tragédia encenava criações originais baseadas na mitologia, na história da cultura grega.

Qual é o papel das tragédias gregas na cultura ocidental?

É nesse contexto que se pode dizer que a tragédia grega, enquanto representação dos desejos individuais em choque com as premissas da convivência humana em sociedade, é o palco de representação dos conflitos morais elementares, ainda que estes não tenham sido sujeitados a uma análise racional rigorosa.

O que foi a tragédia e a comédia grega?

Apesar de também ser representada nas festas dionisíacas, a comédia era considerada um gênero literário menor. É que o júri que apreciava a tragédia era nobre, enquanto o da comédia era escolhido entre as pessoas da platéia. ... A tragédia contava a história de deuses e heróis. A comédia falava de homens comuns.

Quando surgiu a tragédia grega?

Originária da Grécia, essa forma dramática é considerada o primeiro gênero teatral que surgiu no ocidente, em meados do século VI a.C, nas festas realizadas em honra ao deus Dionísio.

São exemplos de textos trágicos?

Exemplos de Textos Dramáticos

Tragédia: representação de acontecimentos trágicos, geralmente com finais funestos. Os temas explorados pela tragédia são derivados das paixões humanas, do qual fazem parte personagens nobres e heroicas, sejam deuses ou semideuses.

Quais os elementos que consistia o teatro grego?

Os teatros gregos eram situados ao ar livre, em locais com uma boa acústica e divididos em áreas. As áreas que formavam o teatro eram: plateia, área da orquestra, o cenário e proscênio. A plateia era formada por bancos de madeira, que mais tarde foram substituídos por bancos de pedra.

Quais são os mitos gregos mais conhecidos?

Confira a lista dos principais mitos da Grécia antiga
  1. O mito de Narciso e Eco.
  2. O mito da Medusa. ...
  3. O mito de Perséfone. ...
  4. O mito de Aquiles. ...
  5. Afrodite, Helena e a Guerra de Troia. ...
  6. O mito de Prometeu. ...
  7. O mito de Pandora. ...
  8. O mito de Cronos. ...

Como é chamado o livro de Aristóteles que fala sobre a tragédia?

A Poética, "não é apenas a primeira teoria do Teatro ocidental; trata-se de um livro que influenciou essa arte ao longo de sua história e que ainda ecoa". ... Constitui-se como um pensamento ou "teoria sobre a Tragédia", como o define Eudoro de Souza (1993, pg. 8).

Quais os tipos de catarse?

OS TIPOS DE CATARSE:
  • Arte: ...
  • Filosofia: ...
  • Literatura: ...
  • Pedagogia: ...
  • Religião: ...
  • Medicina: ...
  • Psicologia e Psicanálise:

O que significa função pedagógica da tragédia?

Aristóteles, na Arte poética, desenvolve longamente o papel pedagógico das artes, particularmente a tragédia, que, segundo o filósofo, tem a função de produzir a catarse, isto é, a purificação espiritual dos espectadores, comovidos e apavorados com a fúria, o horror e as conseqüências das paixões que movem as ...

Qual sinônimo de tragédia?

Em teatro: 1 drama. Acontecimento funesto e catastrófico: 2 desastre, adversidade, azar, calamidade, catástrofe, contrariedade, desdita, desfortúnio, desgosto, desgraça, desgraceira, desventura, fatalidade, fortuna, infelicidade, infortúnio, lástima, má sorte, mal, mofina, perda, revés, tribulação.

Artigo anterior
O que é gramatica normativa?
Artigo seguinte
O que é um capacitor eletrolitico?