Como fazer dimensionamento de disjuntores?

Perguntado por: Yara Inês Ferreira Valente Leal  |  Última atualização: 1. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (38 avaliações)

Para realizar o dimensionamento do disjuntor para o QDC vamos usar a lei de Ohm e dividir a potência pela tensão. Então, dividimos a potência de 10.061W por 220V logo, teremos como resultado uma corrente de 45,73A. Está é a corrente para considerar o disjuntor geral do QDC.

Como dimensionar disjuntor para cada circuito?

Para dimensionar o disjuntor ideal para cada circuito o cálculo básico a ser usado é o da lei de Ohm, onde devemos separar os circuitos de iluminação, tomadas de uso geral e tomadas de uso específico. Em cada circuito iremos fazer o cálculo de corrente total do mesmo e após isso determinar o disjuntor.

Como dimensionar a amperagem de um disjuntor?

Examine o painel elétrico.

Cada disjuntor deve ter o valor de sua amperagem marcado no interruptor. Trata-se da amperagem máxima que o circuito é capaz de suportar antes da queima do fusível. Geralmente, os disjuntores padronizados fazem uso de 15 a 20 ampères para residências ou circuitos de alta carga.

Como dimensionar cabos e disjuntores?

Para isso você deve utilizar a seguinte fórmula: Iz = Ic x Fc.
  1. Iz – (o valor da corrente de condução do condutor corrigida), ou seja, o valor que queremos encontrar.
  2. Ic – (o valor da corrente de condução do condutor na tabela), ou seja, 24A.
  3. Fc – (fator de correção), ou seja, 0,65.

Como calcular a quantidade de fios em uma instalação?

Para quantificar os materiais, utilize uma planta em escala para saber quantos metros lineares de eletrodutos e condutores serão necessários na obra. Meça diretamente os eletrodutos representados no plano horizontal e, a este valor, some a cota vertical (alturas de interruptores, ou tomadas, por exemplo).

Como dimensionar disjuntor?

32 questões relacionadas encontradas

Como fazer o dimensionamento de circuitos?

1- Calcule a corrente do seu circuito elétrico; 2- Tenha a informação do fator de potência do seu circuito. 3- Inicie o dimensionamento com a ciência de que, de acordo com a NBR 5410:2004, circuitos de iluminação podem ser no mínimo de 1,5mm² e circuitos de tomada 2,5mm². 4- Consulte a tabela 36 ou 37 da NBR 5410:2004.

Qual amperagem do disjuntor geral 220V?

Dividindo a potência de 10.061W por 220V, temos uma corrente de 45,73A, que é a corrente para considerar o disjuntor geral deste QDC.

Como saber o disjuntor que devo usar?

Os disjuntores devem ser escolhidos em função da corrente prevista para o circuito que ele estiver protegendo. Para calcular o disjuntor correto para sua instalação, procure um eletricista. 3 – Tipo de curva: Existem disjuntores de curva B, C e D.

Quanto suporta um disjuntor de 20 amperes?

Tomadas de 20A

Os plugues e orifícios têm 4,8 mm de espessura e precisam ter um circuito elétrico específico. Nessas tomadas, a potência máxima permitida em 127 V é de 2540 W, e para 220 V, a potência máxima é de 4400 W.

O que é um disjuntor c16?

É indicado para proteger circuitos com cargas predominantemente indutivas (curva C) e outras cargas que aprensentam pico de corrente no momento da ligação. A tensão elétrica nominal é de 230 Volts em corrente alternada de até 16 Àmperes em circuito bifásico.

Como se calcula a amperagem?

Para saber quantos ampères seu aparelho precisa para um bom funcionamento e sem risco de queimar, faça a seguinte conta: Watts do aparelho dividido por Volts (W/V). Por exemplo, um chuveiro tem 6800W e a voltagem é 220V, com a divisão o resultado é 30.9 ampères.

Qual o disjuntor para Fio 2 5mm?

Cabo de bitola 2,5 mm² suporta corrente de 21,0 ampères sem aquecer. Então, deve ser usado em média Disjutor de 25A.

Como saber qual disjuntor geral usar?

Calculando o disjuntor geral

O disjuntor geral para nosso exemplo deve ser de no mínimo 63A para uma tensão de 127V. A escolha da faixa de corrente depende da disponibilidade dos fabricantes.

Qual disjuntor usar no padrão 220V?

Sendo que o disjuntor monopolar é usado em instalações e circuitos que possuem um único condutor de fase, como por exemplo circuitos de iluminação e tomadas em sistemas monofásicos, seja com tensão de fase 127V ou 220V.

Qual o disjuntor para 220?

Normalmente para uma tensão de 220 volts de entrada o disjuntor pode ser de 40 ampères ou até a corrente máxima calculada pelo eletricista que irá instalar o padrão de entrada (cálculo de carga e corrente total). Esse disjuntor deve ser do tipo termomagnético e bipolar.

Qual disjuntor usar para máquina de lavar 220V?

Para a Lavadora 220V (entre duas fases), utilize um disjuntor bipolar de 15A.

Qual disjuntor usar para ar condicionado de 18.000 BTUs?

No caso dos condicionadores de ar, os próprios fabricantes indicam no manual ou na etiqueta da condensadora qual a amperagem necessária. Mas em média, para aparelhos de 9.000 BTUs usa-se disjuntores de 10 a 15A. Num modelo de 18.000 BTU, 20A atende a tensão solicitada tranquilamente.

Quantos watts suporta um disjuntor de 50 amperes?

Disjuntor para chuveiro 50A

O disjuntor de 50A monofásico para chuveiro é recomendado para chuveiros com tensão nominal de 127v e potência de 5500w com fiação de 10mm.

Como fazer um dimensionamento de circuitos elétricos?

Para realizar o dimensionamento do disjuntor para o QDC vamos usar a lei de Ohm e dividir a potência pela tensão. Então, dividimos a potência de 10.061W por 220V logo, teremos como resultado uma corrente de 45,73A. Está é a corrente para considerar o disjuntor geral do QDC.

Como calcular a capacidade de um circuito?

A capacidade é igual à carga desse número de eletrões, dividida pela diferença de potencial de 9 V. A capacidade é igual à carga desse número de eletrões, dividida pela diferença de potencial de 9 V.

O que é dimensionamento de circuitos elétricos?

Entende-se por circuito elétrico o conjunto de cargas alimentadas pelos mesmos condutores e protegido pelo mesmo dispositivo de proteção.

Artigo anterior
Onde fica o tríceps?
Artigo seguinte
Como fazer o notebook dar Boot pelo pendrive?