Quais são os resíduos de classe 1?

Perguntado por: Alexandre Carlos Jesus  |  Última atualização: 7. April 2025
Pontuação: 4.3/5 (4 avaliações)

A norma da ABNT considera os resíduos de Classe 1 aqueles que apresentam diferentes características de periculosidade. Essas características são as seguintes: Inflamabilidade – catalisadores gastos; solventes como acetona, acetato de etila, éter etílico, n-butanol e metanol; resíduos de solventes e outros.

O que são resíduos classe 1?

Classe 1 – Explosivos

Subclasse 1.3 Substâncias e artefatos com risco predominante de fogo; Subclasse 1.4 Substâncias e artefatos que não representam risco significativo; Subclasse 1.5 Substâncias pouco sensíveis; Subclasse 1.6 Substâncias extremamente insensíveis.

Quais são os resíduos da classe 2 a?

Os resíduos classe IIA, ou não inertes, são aqueles que possuem propriedades como biodegradabilidade, combustibilidade ou solubilidade em água. São resíduos que não se apresentam como inflamáveis, corrosivos, tóxicos, patogênicos, e nem possuem tendência a sofrer uma reação química.

O que são resíduos de Classe A?

Classe A - São os resíduos reutilizáveis ou recicláveis como agregados, tais como: de construção, demolição, reformas e reparos de pavimentação e de outras obras de infraestrutura, inclusive solos provenientes de terraplanagem, de edificações, componentes cerâmicos como (tijolos, blocos, telhas, placas de revestimento ...

O que são resíduos Classe I Classe II Classe II aê classe II B segundo a norma brasileira ABNT 10004?

A norma NBR 10004 classifica conforme o seu risco em relação ao homem e ao meio ambiente e são divididos nos seguintes grupos: a) resíduos classe I - Perigosos; b) resíduos classe II – Não perigosos; – resíduos classe II A – Não inertes.

CLASSIFICAÇÃO DOS RESÍDUOS

32 questões relacionadas encontradas

O que são resíduos de Classe II?

Em resumo, os resíduos Classe II são todos aqueles que não se encaixam na Classe I. Ou seja, resíduos que não apresentam em suas composições características consideradas como perigosas. No entanto, mesmo não apresentando periculosidade, os resíduos Classe II também necessitam de atenção no descarte.

Quais as características dos resíduos classe 1?

Resíduos de Classe I - Perigosos

Esses resíduos podem ser condicionados, armazenados temporariamente, incinerados, tratados ou dispostos em aterros sanitários próprios para recebê-los. Apresentam pelo menos uma das seguintes características: inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade.

O que são resíduos de Classe B?

II - Classe B - são os resíduos recicláveis para outras destinações, tais como: plásticos, papel/papelão, metais, vidros, madeiras, gesso e outros; III - Classe C - são os resíduos para os quais não foram desenvolvidas tecnologias ou aplicações economicamente viáveis que permitam a sua reciclagem/recuperação.

O que são os resíduos do grupo B?

Descrição: Classificados pela ANVISA como Resíduos de Serviço da Saúde do grupo B, são resíduos de substâncias químicas que conferem risco à saúde pública ou ao meio ambiente dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade, gerados nos diversos laboratórios em atividade ...

O que são os resíduos do grupo C?

Grupo C: resíduos contaminados com radionuclídeos, provenientes de laboratório de análises clínicas, serviços de medicina nuclear e radioterapia. Esses não são gerados pelo Demed.

Quais são os resíduos de Classe 3?

Resíduo Classe III: São as substâncias inertes, como rocha, tijolos, vidros e certos plásticos e borrachas que não são decompostos prontamente.

Qual a diferença de classe IIA e IIB?

De acordo com a NBR n°10004 de 2004, que dispõe sobre a classificação dos resíduos, estes são divididos em duas Classes: Resíduos Classe I (perigosos) Resíduos Classe II (não perigosos): Os resíduos Classe II ainda são divididos em Classe IIA (não inertes) e Classe IIB (inertes).

São exemplos de resíduos Classe II B?

Os resíduos inertes, Classe II B, são os que mantêm suas características durante o processo de decomposição. Alguns exemplos de resíduos classificados nessa categoria: entulhos de demolição, pedras, areia, sucatas de ferro. Também são inertes: madeiras, isopor, borrachas, latas de alumínio e vidros.

Como descartar resíduos classe 1?

Os resíduos classe I devem ser coletados por empresas especializadas e transportados em embalagens apropriadas, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde. Após o recebimento, os resíduos devem ser tratados em uma unidade de tratamento, de acordo com as normas vigentes.

Qual a classe do plástico?

Classe B. São os resíduos recicláveis para outras destinações, tais como plásticos, papel, papelão, metais, vidros, madeiras e outros.

Qual a classe do lixo comum?

Resíduos não Perigosos não Inertes – Classe II A:

Exemplos: restos de alimentos, lixo comum, resíduos de varrição e de banheiro.

Como é feito o descarte do grupo C?

O descarte desse grupo deve ser feito através de sacos brancos leitosos e impermeáveis, contendo um símbolo de risco infectante.

Como descartar resíduos do grupo C?

Grupo C – Resíduos radioativos

Por serem materiais com alto potencial contaminante e nocivo, seu descarte deve ser realizado com o máximo de cuidado, preferencialmente acondicionados em recipientes blindados para maior proteção.

Como descartar resíduos do grupo D?

Grupo D – Resíduos comuns

São descartados em sacos pretos.

Quais são os 4 tipos de resíduos?

resíduos domiciliares. resíduos de limpeza urbana. resíduos sólidos urbanos. resíduos de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços.

Como descartar resíduos grupo B?

Os resíduos do grupo B devem ser sempre acondicionados em embalagens rígidas, com tampa rosqueada ou na própria embalagem de origem, devidamente identificadas com o símbolo de substância química e a identificação da substância nelas contidas.

Qual a classe da garrafa pet?

Resíduos não perigosos não inertes (Classe II A)

Resíduos não inertes devem receber a mesma atenção em sua destinação final e tratamento dos resíduos de classe I. Esses resíduos são comumente de origem residencial como plásticos e garrafas PET.

Quais são os 5 tipos de resíduos de acordo com a classificação comum?

-Grupo A (Subgrupos A1, A2, A3, A4 e A5) – Risco biológico. -Grupo B (Resíduos Químicos) – Risco químico. -Grupo C (Resíduos Radioativos) – Risco radiológico. -Grupo D (Resíduos domésticos) – Não oferece risco.

O QUE Descartar em um coletor de papel azul?

AZUL = PAPÉIS

O que descartar: Jornais, revistas, sulfite, rascunhos, folhas de caderno, formulários, caixas de papelão, aparas de papel, envelopes, cartazes, panfletos etc.

Quais são os resíduos perigosos?

De acordo com esta norma, resíduos perigosos (também chamados resíduos classe I) são aqueles que apresentam periculosidade, inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade, patogenicidade, ou uma das características que constem nos anexos A ou B da norma.

Artigo anterior
Que tipo de mistura e o perfume?
Artigo seguinte
Quando surgiu o termo diagnóstico de enfermagem?