O que é uma autoclave?

Perguntado por: Mara Santos  |  Última atualização: 1. Januar 2022
Pontuação: 4.9/5 (47 avaliações)

Autoclave é um aparelho utilizado para esterilizar materiais e artigos médico-hospitalares por meio do calor úmido sob pressão inventado por Charles Chamberland, inventor e auxiliar de Louis Pasteur.

Qual é a função de autoclave?

A autoclavagem é um tratamento térmico bastante utilizado no ambiente hospitalar e que consiste em manter o material contaminado a uma temperatura elevada, através do contato com vapor de água, durante um período de tempo suficiente para destruir todos os agentes patogênicos.

O que é autoclave e quais os tipos?

Existem basicamente dois tipos de autoclave que são as de pré vácuo e as gravitacionais: Autoclave de vácuo único: remove o ar de uma vez em um curto espaço de tempo. Nela pode ocorrer a formação de bolsas de ar. Autoclave de vácuo fracionado: o ar é removido ao mesmo tempo em que ocorre a injeção fracionada de vapor.

O que é um auto clave?

1. Que foi esterilizado numa autoclave. 2. Que foi submetido a uma autoclave industrial (ex.: madeira autoclavada).

Como funciona e qual a finalidade de uma autoclave?

A autoclave para laboratório tem por finalidade esterilizar materiais através do vapor sob pressão. Este equipamento para laboratório é utilizado em hospitais, indústrias e demais estabelecimentos que necessitem de utensílios esterilizados.

COMO USAR A AUTOCLAVE | Neia Belas Unhas

36 questões relacionadas encontradas

Quais as recomendações para o uso da autoclave?

Como autoclavar

Não encha a autoclave até o máximo. Deixe espaço para a circulação do vapor. Utilize apenas sacos próprios para autoclavagem. Sempre confira o nível de água, pois se estiver abaixo da resistência a autoclave pode ser danificada.

Qual o mecanismo de ação da autoclave?

Mecanismo de ação: O processo baseia-se na transformação das partículas de água em vapor. Na esterilização da autoclave, ocorre a morte celular pela coagulação de proteínas bacterianas, por meio de calor. Tempo: pode variar três a 30 min de acordo com a temperatura e o tipo de equipamento utilizado.

Quais são as 5 fases da autoclave *?

O processo de esterilização em autoclaves é composto pelas fases: (1) remoção do ar da câmara; (2) entrada do vapor; (3) exposição dos produtos ao vapor; (4) exaustão do vapor; (5) secagem da carga.

O que é a esterilização?

A esterilização é um processo que visa destruir todas as formas de vida microbianas que possam contaminar produtos, materiais e objetos voltados para a saúde. Portanto, são eliminados durante a esterilização organismos como vírus, bactérias e fungos.

Qual método de controle a autoclave pertence?

O processo de esterilização deve ser comprovado por meio de monitoramento físico, químico e biológico. A monitorização mais confiável para esterilização em autoclave é a biológica, pois é feita com microorganismos tecnicamente preparados e indicadores biológicos, para demonstrar a esterilização (3).

Quais materiais são esterilizados na autoclave?

Indicada para a esterilização de materiais como bronze, látex, alumínio, PVC, silicone, aço inoxidável, borracha, teflon e muitos outros.

O que é autoclave classe B?

Autoclaves Classe B destinam-se à esterilização de materiais sólidos embalados e, sobretudo canulados e articulados. São indicadas para materiais com maior grau de dificuldade de penetração de vapor como: porosos, ocos, tecidos, borrachas e embalagens múltiplas.

Qual a diferença de autoclave e estufa?

A estufa atua por meio de calor seco. A autoclave envolve calor, umidade, pressão. ... Por exemplo, quando se usa do método de autoclave esse equipamento possui uma trava, na qual não é permitido abrir a porta durante o processo. Já no caso da estufa, a porta pode ser aberta a qualquer momento.

Qual o tempo de esterilização em autoclave?

Em média = 75 à 90 min.

Quais as vantagens e desvantagens da utilização da autoclave?

Vantagens: não forma ferrugem, não danifica materiais de corte. É o ideal para vidros, metais, algumas gorduras e substâncias em pó. Desvantagens: O material deve ser resistente a variação da temperatura. Não esteriliza líquidos.

Como ocorre o processo de esterilização?

Processo de Esterilização

Os métodos de esterilização podem ser divididos em físicos (calor, filtração e radiação) e químicos (compostos fenólicos, clorexidina, halogênios, álcoois, peróxidos, óxido de etileno, formaldeído, glutaraldeído e ácido peracético).

Como acontece o processo de esterilização?

O processo consiste em manter o material contaminado em contato com o vapor de água em temperatura elevada por um período de tempo suficiente para matar todos os microrganismos. Nessas condições ocorre a desnaturação das enzimas e proteínas estruturais, levando à morte das células microbianas.

O que é a esterilização da mulher?

É a contracepção permanente para mulheres que não querem mais ter filhos. Há 2 abordagens cirúrgicas que são as utilizadas com maior freqüência: − A minilaparotomia envolve a realização de uma pequena incisão no abdômen. As trompas de falópio são trazidas até a incisão para serem cortadas ou bloqueadas.

Quais as fases da autoclave?

O processo de esterilização em autoclaves é composto pelas fases: (1) remoção do ar da câmara; (2) entrada do vapor; (3) exposição dos produtos ao vapor; (4) exaustão do vapor; (5) secagem da carga.

Qual o processo de esterilização da autoclave?

O processo consiste em manter o material contaminado (previamente lavado e embalado) a uma temperatura elevada, por meio do contato com vapor de água sob pressão, durante um período de tempo suficiente para destruir todos os agentes patogênicos.

Qual a temperatura pressão e tempo indicados para a autoclavagem?

A temperatura do processo a vapor varia conforme os materiais a serem esterilizados situando-se entre 121 e 134 °C. A pressão para esterilização é de cerca de 1 atm para 121ºC.

Quais os parâmetros do processo de esterilização por vapor saturado sob pressão?

ESTERILIZAÇÃO POR VAPOR SATURADO SOB PRESSÃO

- remoção do ar; - superaquecimento; - carga úmida; - danificação do material.

Quais as recomendações para o seu uso e quais as principais causas de insucesso na esterilização com autoclave?

As principais causas de insucesso na esterilização em autoclave são: uso de carga maior que 80% da capacidade; volume de água em excesso, provocando umidade nas embalagens, ou escassez de água, que causa danos (queima) nas embalagens; abertura das autoclaves antes da eliminação da pressão, favorecendo a condensação de ...

O que não pode ir na autoclave?

Confira abaixo quais materiais não se encaixam no que é permitido sobre esterilização de materiais hospitalares de acordo com a RE 2605/06.
  • Agulhas com componentes, plásticos não desmontáveis;
  • Aventais descartáveis;

Por que o uso de autoclave é a melhor forma de controlar a presença de microrganismo por que se usa normalmente a 121ºc por 15 minutos?

Nos laboratórios de Microbiologia o material é esterilizado em uma temperatura de ebulição da água de 121ºC durante 15 minutos, para se ter a certeza de que todas as formas de bactérias foram eliminadas. O tempo de duração da esterilização a essa temperatura irá depender da natureza do material e do volume do mesmo.

Artigo anterior
O que comer pós treino para ganhar massa?
Artigo seguinte
Com quanto tempo de gestação o bebe começa a mexer?