Quais são os requisitos para a decretação da intervenção federal?

Perguntado por: Vítor Vasco de Alves  |  Última atualização: 26. April 2024
Pontuação: 4.7/5 (65 avaliações)

São situações bem específicas em que o Governo Federal entra em cena para:
  • Coibir grave comprometimento da ordem pública. ...
  • Manter a integridade nacional. ...
  • Repelir invasão estrangeira ou de uma unidade da Federação em outra. ...
  • Garantir o livre exercício de qualquer dos Poderes nas Unidades da Federação.

Em quais hipóteses pode haver intervenção federal?

Por isso, só pode ocorrer se configurada uma das hipóteses taxativas que, em linhas gerais, relacionam-se a risco à ordem jurídica e ao Estado Democrático de Direito (incisos I a IV), grave violação de direitos humanos e políticos (inciso VII) ou para restabelecer o equilíbrio fiscal de uma unidade federativa (inciso V ...

Quando pode haver uma intervenção federal?

Quando e para que ocorre uma intervenção federal? A intervenção federal não é uma medida que pode ser realizada quando o Governo Federal bem decidir, uma vez que o seu propósito não é suprimir os direitos constitucionais, apesar de ela alterar ou suspender alguns direitos temporariamente.

Quais são os princípios que regem a intervenção federal?

PRINCÍPIOS QUE REGEM A INTERVENÇÃO

À luz da Constituição da República Federativa do Brasil e de nosso sistema consti- tucional de crises, é possível apontar os seguintes princípios da intervenção: i) princípio da excepcionalidade; ii) princípio da taxatividade; iii) princípio da temporalidade.

Como é o procedimento de decretação de intervenção?

A decretação da intervenção é ato privativo do Presidente da República que independe de prévia autorização pelo Congresso Nacional. Por outro lado, após ser decretada, a intervenção deverá ser aprovada ou suspensa pelo Congresso Nacional, conforme dispõe o artigo 49 , inciso IV da Constituição Federal .

INTERVENÇÃO FEDERAL - FORMAS DE INTERVENÇÃO -

20 questões relacionadas encontradas

Como se efetiva a intervenção federal?

Desse modo, a intervenção federal efetiva-se por decreto do Presidente da República, o qual especificará a sua amplitude, prazo e condições de execução e, se couber, nomeará o interventor, como prescreve o art. 36, § 1º. Há, assim, como se percebe pela leitura desse artigo, que pode haver intervenção sem interventor.

Quais são as características da intervenção federal?

Intervenção federal é um estado de exceção previsto na Constituição Federal. Esse mecanismo determina a suspensão temporária da autonomia de algum ente da federação. A intervenção federal necessita de aprovação do Congresso Nacional em até 24 horas após o seu decreto pelo presidente.

Quais são os tipos de intervenção federal?

Na Constituição Federal existe previsão de 3 espécies de intervenção: a) Da União nos Estados; b) Dos Estados nos Municípios; e c) Da União em Município situado em Território [Atualmente, inexiste território federal no Brasil].

O que diz o artigo 35 da Constituição Federal?

As disposições do art. 35 da Constituição do Brasil/1988 também consubstanciam preceitos de observância compulsória por parte dos Estados-membros, sendo inconstitucionais quaisquer ampliações ou restrições às hipóteses de intervenção.

Em quais casos o Estado de defesa pode ser decretado?

O Presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, decretar estado de defesa para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por ...

O que vem a ser uma intervenção?

Intervenção pode ser entendida como um sistema organizado de ações que, dentro de um determinado contexto e período de tempo, visa a modificar o curso previsível de um fenômeno, a fim de atuar sobre uma situação problemática em saúde (CHAMPAGNE et al., 2011).

O que é uma intervenção?

1 Ato de intervir. 2 Ato de tomar parte em uma discussão, emitindo opiniões ou contribuindo com ideias. 3 Interferência do Estado no domínio econômico, geralmente para regular coisas ou apurar irregularidades.

Quem pode ser o interventor?

A Lei Geral prevê que a intervenção poderá ser feita por um colegiado ou ainda por uma empresa que deverá ser remunerada com recursos da concessionária. O interventor presta contas à agência dos atos que praticar.

O que é uma intervenção constitucional?

A Intervenção é um mecanismo presente na Constituição Federal de caráter excepcional, de natureza extrema, sendo utilizada apenas em momentos específicos previstos na CF/88, quando não houver mais nenhum outro recurso para resolver a situação.

O que determina o artigo 227 da Constituição Federal de 1988?

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988

205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Art. 227.

Pode haver intervenção federal em município?

A intervenção pode ocorrer se uma parte do País se declarar independente (o que é crime, pois, segundo a Constituição, a República Federativa do Brasil é uma união indissolúvel entre estados, municípios e Distrito Federal).

Pode haver intervenção federal nos Municípios?

À União Federal, é consentida intervir em Municípios quando localizados em Território Federal. Encontra-se prevista constitucionalmente no art. 35. A intervenção no Município ocorrerá sempre pelo Estado, com exceção do Município que está dentro de território.

Quem declara estado de guerra no Brasil?

Desde que se torne necessário o emprego das forças armadas para a defesa do Estado, o Presidente da República declarará em todo o território nacional ou em parte dele o estado de guerra.

Quem decreta a intervenção estadual?

A intervenção estadual é realizada pelo Estado. Então, em vez de ser decretada pelo Presidente da República, ela deverá ser decretada pelo Governador do Estado.

Quem pode decretar o Estado de defesa?

O Presidente da República pode, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, decretar estado de defesa para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por ...

Quem pode decretar o estado de sítio?

A decretação do estado de sítio é solicitada pelo presidente da República ao Congresso Nacional, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional.

É admitida a decretação da intervenção federal por tempo indeterminado?

Note: a intervenção não pode ser por tempo indeterminado. Ademais, pode englobar toda a administração pública estadual ou somente áreas especificas. Para além disso, observe que a Constituição possibilita a intervenção sem interventor, já que sua nomeação no decreto só acontece nos casos em que for cabível.

Em quais hipóteses atua o Procurador Geral da República para que a intervenção federal ocorra?

Quando o Procurado Geral da República (PGR) notar descumprimento de alguma lei federal em certo Estado ou no Distrito Federal, ele deverá entrar com uma ação direta interventiva no Supremo Tribunal Federal. O PGR deve representar a União, pedindo para que o STF emita a requisição.

O que diz o artigo 36 da Constituição Federal?

Art 36 - São Poderes da União o Legislativo, o Executivo e o Judiciário, independentes e harmônicos entre si. § 1º - O cidadão investido na função de um deles não poderá exercer a de outro, salvo as exceções previstas nesta Constituição. § 2º - É vedado a qualquer dos Poderes delegar atribuições.

Artigo anterior
Quais são as brincadeiras de hoje em dia?
Artigo seguinte
Qual a tributação da poupança?