Quais são os reflexos das verbas trabalhistas?

Perguntado por: Fernando Loureiro  |  Última atualização: 3. Januar 2025
Pontuação: 4.4/5 (38 avaliações)

Os reflexos no direito do trabalho basicamente ocorrem nos repousos semanais remunerados, gratificação natalina, férias, aviso-prévio indenizado e FGTS, mas podem vir a ocorrer também no cálculo dos adicionais. Por exemplo, um empregado que recebe habitualmente o adicional de horas extras.

Quais verbas salariais têm reflexos?

As verbas se originam de um “fato gerador” e possuem consequências que se cruzam, como, por exemplo, o adicional de horas extras que reflete no adicional de periculosidade, e ambos vão gerar reflexos no décimo terceiro salário, nas férias, no aviso indenizado, no FGTS e nos recolhimentos previdenciários.

Quais verbas não geram reflexos?

verbas salariais geram reflexos em INSS, IR e FGTS. verbas indenizatórias não geram qualquer reflexo.

O que reflete nas verbas rescisórias?

Ao fim do contrato, independentemente do motivo, o colaborador terá direito a verbas de rescisão, que variam quanto à motivação da saída. Entre as verbas rescisórias principais, estão: saldo de salário, salário-família, aviso-prévio (trabalhado ou indenizado), férias proporcionais ou vencidas e multa do FGTS.

Quais verbas refletem no salário?

Por ampla maioria, ficou decidido que pagamentos relativos às HE devem ter reflexo também sobre outras verbas, além do descanso semanal remunerado: férias, décimo terceiro salário, aviso prévio e depósitos do FGTS.

AULA DEFINITIVA sobre BASE DE CÁLCULO e REFLEXOS nos cálculos trabalhistas?

42 questões relacionadas encontradas

Quais verbas trabalhistas não integram o salário?

Da mesma forma, vale destacar que os valores não previstos pelo artigo 457 e que, portanto, não integram a remuneração são:
  • ajuda de custo;
  • auxílio-alimentação;
  • diárias de viagem;
  • prêmios.

Quais são as verbas remuneratórias e indenizatórias?

As verbas salariais são de natureza remuneratória, ou seja, são pagas pelo serviço prestado. Já as verbas indenizatórias, como falamos antes, tem como objetivo compensar o colaborador, neste caso, por prejuízos salariais sofridos, um exemplo disso são as horas extras.

Quais são as verbas trabalhistas?

Veja quais são as verbas rescisórias nessa hipótese:
  • Saldo de salário;
  • 13° salário proporcional;
  • Férias vencidas e proporcionais com adicional de 1/3;
  • ½ aviso prévio;
  • Liberação das guias de FGTS (saque de até 80% do saldo) + pagamento de 20% sobre todos os depósitos ao longo do contrato de trabalho.

O que não tem natureza salarial?

Assim, são exemplos de parcelas de natureza não salarial: as indenizações, reparatórias ou compensatórias, penalidades, ajuda de custo, diárias de viagem e verba de representação.

Quais são as verbas que não incidem encargos trabalhista e previdenciário?

Ocorre a não incidência da contribuição quando as verbas são de caráter meramente indenizatório, não tendo natureza salarial, sendo eventuais, como por exemplo: (i) aviso prévio indenizado; (ii) terço constitucional de férias; (ii) férias indenizadas; e (iii) indenização pelos quinze dias que antecedem o auxílio- ...

Como calcular os reflexos das verbas rescisórias?

Para rescisão

Para isso, a empresa precisa dividir o salário do trabalhador por 220, que é o número de horas trabalhadas pela CLT durante um mês. Após isso, para cada hora extra trabalhada é preciso pagar, pelo menos, 50% a mais do que o valor do cálculo anterior.

Quais as verbas são indenizadas na rescisão?

São consideradas verbas indenizatórias o aviso prévio, FGTS, abono de férias, dentre outras. É muito importante saber diferenciar as verbas indenizatórias das remuneratórias, pois sobre àquelas não incidem contribuições sociais, como o INSS e imposto de renda.

Quais são os reflexos do aviso prévio indenizado?

No aviso prévio dado pelo empregador, tanto trabalhado quanto indenizado, o seu período de duração integra o tempo de serviço para todos os efeitos legais, inclusive reajustes salariais, férias, 13º salário e indenizações.

Quais são os reflexos das horas extras nas verbas rescisórias?

A integração pela média duodecimal das horas extras nas verbas rescisórias deve considerar a média física de horas extras prestadas nos últimos 12 meses trabalhados, independentemente do período em que as horas extras foram exercidas.

Como calcular reflexos na ação trabalhista?

O aviso prévio varia conforme tempo de trabalho. Assim, para calcular os reflexos em aviso prévio, basta dividir o valor mensal por 30 e multiplicar pelo número de dias de aviso prévio. Mas como regra geral, basta considerar um mês a mais.

Quais são os reflexos do FGTS?

DISPENSA DE MENÇÃO NO TÍTULO EXECUTIVO. Dispõe o artigo 15 da Lei nº 8.036 /90 que o FGTS incide sobre todas as verbas de natureza salarial, dentre as quais os décimos terceiros salários, férias fruídas e quaisquer outras parcelas de caráter remuneratório, mesmo que eventuais.

O que diz a Súmula 241 TST?

SÚMULA Nº 241 - SALÁRIO-UTILIDADE. ALIMENTAÇÃO

O vale para refeição, fornecido por força do contrato de trabalho, tem caráter salarial, integrando a remuneração do empregado, para todos os efeitos legais.

Quais verbas trabalhistas tem natureza salarial?

Verbas de natureza remuneratórias

Salário. Adicionais de insalubridade e periculosidade. Horas extras e noturnas. Comissões.

O que é considerado verbas salariais?

As verbas remuneratórias são pagamentos mensais ao trabalhador pelos serviços prestados, que impactam nos encargos sociais e tributos fiscais pagos pela empresa, como salário, adicionais de insalubridade e periculosidade, horas extras e comissões.

Quais verbas são consideradas salário?

VERBAS QUE SÃO CONSIDERADAS REMUNERAÇÃO

- Quebra-caixa; - Gorjetas; - Ajuda de Custos habituais; - Abonos habituais Salário in Natura – fornecimento habitual de qualquer vantagem concedida ao empregado (aluguel de casa, carros, escola de filhos, etc.)

Quais verbas compõem a remuneração?

As verbas consideradas como remuneração e que fazem base para cálculo de 13º salário, férias, rescisões entre outras, são:
  • Horas Extras;
  • Adicional Noturno;
  • Adicional de Periculosidade;
  • Adicional de Insalubridade;
  • DSR;
  • Comissões;
  • Gratificação.
  • Quebra-caixa;

Quais são as verbas indenizatórias isentas de IR?

Ademais, outros valores recebidos a título de férias não gozadas, plano de aposentadoria incentivada, plano de demissão voluntária, licença prêmio, horas extras indenizadas etc., também são isentos de Imposto de Renda.

O que tem natureza salarial?

Já falamos a respeito das parcelas que detêm natureza salarial, ou seja, integram o salário, quais sejam: comissões, gratificações, décimo terceiro salário, quebra de caixa, adicionais ao salário como o adicional de horas extras, noturno, de transferência, periculosidade e insalubridade.

Qual a natureza das verbas rescisórias?

5 - A jurisprudência reconhece que o pagamento de verbas rescisórias de natureza indenizatória, independente do contexto (rescisão, demissão voluntária ou aposentadoria incentivada), não serão sujeitas à incidência do imposto de renda.

Quais são os 3 tipos de adicionais de salário?

Vejamos os tipos de Adicionais Salariais:
  • Hora Extra: 50% ou 100% de acréscimo. ...
  • Noturno: 20% de acréscimo. ...
  • Periculosidade: 30%, atividades que impliquem risco acentuado em virtude de exposição permanente do trabalhador ao perigo.
  • Insalubridade: 10%, 20% ou 40% de acréscimo. ...
  • Transferência: 25% de acréscimo.

Artigo anterior
O que é uma pessoa com baixo QI?
Artigo seguinte
O que comer para recuperar fraturas?