Quais são os princípios gerais do preparo Cavitário?

Perguntado por: Ivan Branco  |  Última atualização: 23. März 2025
Pontuação: 4.8/5 (74 avaliações)

Na realização de preparos cavitários, algumas regras devem ser seguidas: => Total remoção de tecido cariado; => As paredes da cavidade devem estar suportadas por dentina sadia; => Conservar a maior quantidade possível de tecido dental sadio; => Deixar as paredes cavitárias planas e lisas; => Deixar o preparo cavitário ...

Como é feito o preparo Cavitario?

Quais as regras no preparo cavitário?
  1. É preciso remover completamente o tecido cariado, não deixando nenhum rastro de infecção;
  2. As paredes que sustentam a cavidade precisam estar sadias e fortes;
  3. Como a ideia é preservar o dente original, não se deve retirar mais tecido dental sadio que o extremamente necessário;

Qual a característica principal dos preparos cavitários para restaurações de amálgama?

O preparo cavitário, conforme idealizado por Black, foi sendo aprimorado, sendo que sua utilização no amálgama de prata, estendia a área da cavidade visando evitar a reincidência da lesão cariosa, necessitando de um maior desgaste de estrutura dental sadia.

Quais formas de retenção podemos fazer em um preparo Cavitário?

Como forma de resistência e retenção, podemos citar a parede pulpar plana e perpendicular ao longo eixo do dente.

Qual a sequência de preparo Cavitário para restaurações de resina composta?

Passos do preparo cavitário para restauração de dente
  • Abertura.
  • Forma de Contorno.
  • Remoção da Dentina Cariada (quando houver)
  • Forma de Resistência.
  • Forma de Retenção.
  • Forma de Conveniência.

Princípios gerais do preparo cavitário (Parte 1)

32 questões relacionadas encontradas

Qual a finalidade do verniz simples nos preparos cavitários?

Atua como uma barreira contra os agentes químicos presentes nos materiais restauradores, reduz a infiltração marginal ao redor da maioria dos materiais restauradores, especialmente das restaurações de amálgama.

O que é restauração 3 faces?

Restaurações classe III estão relacionadas ao tratamento de lesões cariosas que se iniciam na região proximal de dentes anteriores, geralmente na área de contato entre os dentes, e não comprometem o ângulo incisal.

Qual a finalidade do preparo Cavitario?

Preparo Cavitário – É o tratamento biomecânico da cárie e de outras lesões dos tecidos duros do dente, afim de que as estruturas remanescentes possam receber uma restauração que as proteja, devolvendo a forma, a função e a estética.

O que é a curva reversa de Hollemback?

(V) (F) - A curva reversa de Hollenback é uma manobra operatória executada principalmente na parede lingual da caixa proximal, para garantir um ângulo de aproximadamente 90° entre o amálgama e a superfície externa do dente.

Quanto maior a área do preparo maior a retenção?

Quanto maior a área do preparo maior a retenção. Preparos mais curtos devem ter sua conicidade maior possível para aumentar a resistência. É necessário restaurar um dente com paredes curtas desde que seu diâmetro seja grande.

Qual é o instrumento cortante rotatório indicado para abertura e contorno dos preparos conservadores a serem restaurados com amálgama?

Nesses preparos, o acesso à cárie proximal se dá pela face oclusal, através da crista marginal, com um instrumento cortante rotatório em forma de pêra (broca 329, 330). A extensão deve ser suficiente para remover a estrutura cariada.

Quais são os princípios mecânicos dos preparos de dentes com finalidade protética?

Esses preparos devem, dessa forma, permitir que os princípios básicos de abraçamento, retenção, estética, suporte e estabilida- de sejam estabelecidos, promovendo a preservação da saúde bucal, conforto e função para o paciente.

Quais dentes isolar no isolamento absoluto?

8.4.5 Operações prévias à realização do isolamento absoluto

O número de dentes a serem incluídos no campo a isolar deve ser o maior número possível. Deve ser isolado no mínimo 3 dentes ou 4 (dois para distal e um para mesial), com exceção no tratamento endodôntico onde somente o dente a ser tratado será isolado.

Qual broca usar para classe 1?

As brocas de tamanho pequeno (1/4, 1/2 e 1) são ideais para o preparo de cavidades simples (Classe1).

Como inserir a resina na cavidade?

Resina composta: tratamentos realizados
  1. O dente é isolado. Assim não há contaminação.
  2. A cárie é removida completamente.
  3. Aplicar ácido fosfórico no esmalte e na dentina.
  4. Aplicar o adesivo .
  5. O adesivo é fixado com jato de ar. ...
  6. Preencher a cavidade bucal com o material, aplicando em camadas de 2mm.

O que é a classificação de Black?

Trata-se de um sistema enumerativo, de ordem decimal e possui as seguintes características: - A primeira classificação foi de 1898; sua notação é simples. - Foi utilizado na elaboração do Index to Dental Literature in the English Language.

O que é a curva de Wilson?

CURVA DE WILSON. É a curvatura dos dentes no sentido vestíbulo-lingual (de um lado a outro da arcada dentária), no plano frontal,que passa pelas cúspides vestibulares e linguais dos dentes posteriores de ambos os lados (Figura 26).

Para que serve a curva de Spee?

A curva de Spee é uma linha imaginária usada para estudo dos planos oclusais. Sua manutenção garante a boa função fonética, mastigatória, e até estética. É uma linha antero-posterior que tangencia as pontas de cúspides vestibulares dos dentes posteriores e as bordas incisais dos incisivos.

O que é um preparo Retentivo?

Antes da odontologia mergulhar na era da adesão todas as restaurações exigiam o famoso “preparo retentivo”. Os antigos preparos de black propostos para amálgama, dentre outros passos, preconizavam a confecção de paredes convergentes para a oclusal. Era uma forma de se obter retenção.

O que é slot vertical?

O slot vertical é um tipo de preparo conservador em que o acesso a cárie é realizado na crista marginal, permitindo uma maior segurança durante o processo de remoção da lesão. Este preparo é o mais indicado para remoção de cáries proximais em dentes posteriores.

O que é slot horizontal?

- O slot horizontal, atualmente é menos empregado. Este por ser um preparo em que o longo eixo da caixa proximal encontra-se no sentido horizontal, garante a preservação da crista marginal e ponto de contato proximal.

Quem é Black na odontologia?

Greene Vardiman Black (perto de Winchester (Illinois), 3 de agosto de 1836 — 1915), vulgarmente conhecido como GV Black, é considerado um dos fundadores da odontologia moderna nos Estados Unidos.

O que é uma mordida classe 2?

Classe II. Chamada ainda de retrognatismo, essa categoria inclui mordidas que provocam o desalinhamento e a má oclusão dos dentes. Nesse caso, o arco superior (maxila) está mais à frente do inferior (mandíbula).

O que é uma classe IV?

Classe IV. Nessa classe as cavidades envolvem as faces proximais dos dentes anteriores.

Qual broca usar para fazer o bisel?

Porém, se o tratamento exigir um bisel ou qualquer outro procedimento mais delicado, cauteloso e preciso, é provável que as brocas de marcação vermelha sejam as mais indicadas. Elas são eficientes no acabamento de paredes e margens dos preparos cavitários.

Artigo anterior
O que é prática conservacionista?
Artigo seguinte
Qual cachê de Leonardo DiCaprio?