Qual é o objeto de estudo da Psicopedagogia?

Perguntado por: Sebastião Campos  |  Última atualização: 5. April 2022
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O enfoque terapêutico considera o objeto de estudo da Psicopedagogia a identificação, análise, elaboração de uma metodologia de diagnóstico e tratamento das dificuldades de aprendizagem.

Qual o objetivo principal da Psicopedagogia?

[...] a Psicopedagogia Clínica tem como objetivo principal a investigação da etiologia e a intervenção nas dificuldades de aprendizagem em crianças, adolescentes e adultos, buscando a compreensão do processo de aprendizagem e suas fraturas, a partir do contexto desse e de todas as variáveis que intervêm neste processo.

Qual é o campo de estudo da Psicopedagogia?

A Psicopedagogia é uma área que estuda a relação entre aprendizagem e a mente humana. O profissional trabalha tentando entender dificuldades e melhorar os processos de assimilação de conhecimento. Pode atuar tanto com a educação formal, em escolas, quanto com aquisição de novas práticas no mercado de trabalho.

Que argumentos justificariam ser a aprendizagem o objeto de estudo da Psicopedagogia?

Podemos afirmar também que sendo o objeto de estudo da Psicopedagogia a aprendizagem como uma forma que a espécie humana desenvolveu para se adaptar ao meio, pela complexidade desse mecanismo, a Psicopedagogia configura-se como um campo multidisciplinar, cercando-se para isso de disciplinas teóricas sobre as bases ...

Qual é a definição de Psicopedagogia?

A Psicopedagogia é o campo que estuda a aprendizagem em suas diferentes relações e circunstâncias. Ela se ocupa do processo de aprendizagem e suas variações e da construção de estratégias 263 Page 2 para a superação do não-aprender, tendo como um de seus focos principais a autoria do pensamento e da aprendizagem.

Objeto de Estudo da Psicopedagogia

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Qual é a origem da Psicopedagogia?

A Psicopedagogia surgiu no Brasil na década de 1970 sob influência tanto americana, quanto europeia, via Argentina, os argentinos sob influência dos europeus passaram a cuidar de pessoas portadoras de dificuldades de aprendizagem por mais de 30 anos.

Quais os diferentes ramos da Psicopedagogia?

Existem dois tipos de Psicopedagogia: a Institucional e a Clínica. A linha da psicopedagogia Institucional promove uma relação entre os professores e o processo de ensino - aprendizagem, a fim de melhorar a instituição escolar e os problemas de aprendizagem na mesma.

Qual o principal desafio para o professor no ensino aprendizagem de estratégias?

Estimular o pensamento critico e o desenvolvimento da linguagem dos alunos. Ao trabalhar com blogs dentro da sala de aula o professor consegue trabalhar a linguagem dos alunos e estimulá-los a terem uma abordagem mais critica em relação ao que encontram na rede, mas também fora dela.

Quais os principais fatores que podem causar as dificuldades de aprendizagem?

Os resultados indicam que as dificuldades de aprendizagem estão relacionadas diretamente com o ambiente familiar desestruturado, condições precárias de vida, insucesso social, fatores culturais, problemas emocionais e condições de saúde.

Quais as três áreas que fundamentam a Psicopedagogia?

Pois, como já informado, a psicopedagogia surge da união de várias áreas do conhecimento como Filosofia, Neurologia, Sociologia, Linguística e a Psicanálise. Contudo, segundo Sisto (1996) a psicopedagogia no Brasil tem sido sustentada, sobretudo, por três pilares, a psicanálise, o associacionismo e o construtivismo.

Quais são as atribuições do psicopedagogo?

Ou seja, podemos dizer que o psicopedagogo é responsável por prevenir, diagnosticar e tratar problemas e barreiras de aprendizagem. Muito presentes em instituições de ensino, os psicopedagogos visam analisar a relação entre os professores e o processo de aprendizagem.

O que são as dificuldades de aprendizagem?

Dificuldades de aprendizagem é um termo genérico que diz respeito a um grupo heterogéneo de desordens manifestadas por dificuldades significativas na aquisição e uso das capacidades de escuta, fala, leitura, escrita, raciocínio ou matemáticas.

São exemplos de dificuldades de aprendizagem?

Dificuldades de Aprendizagem Mais Comuns
  • Dislexia. A dislexia é talvez a dificuldade de aprendizagem mais conhecida. ...
  • Transtorno de Déficit de Atenção. De acordo com pesquisas, até 5% das crianças do mundo sofrem com o transtorno de déficit de atenção. ...
  • Discalculia. ...
  • Disgrafia. ...
  • Déficits de processamento.

Como descrever as dificuldades de aprendizagem?

Sinais e sintomas de dificuldade de aprendizagem

As dificuldades de aprendizagem são muito diferentes de uma criança para outra. Uma pode ter dificuldade em ler e soletrar, enquanto outra adora livros, mas não consegue entender matemática. Outra ainda pode ter dificuldade em entender o que os outros estão dizendo.

Quais são os desafios do professor na atualidade?

10 principais desafios dos professores
  1. Falta de interesse dos estudantes. ...
  2. Dificuldade de comunicação com pais, responsáveis e alunos. ...
  3. Redução do tempo para planejamento das atividades. ...
  4. Existência de indisciplina. ...
  5. Complexidade dos serviços de gestão escolar. ...
  6. Ausência de espaços. ...
  7. Ineficiência das avaliações.

Qual o desafio do professor na atualidade?

Dentre os desafios, ele destaca: a superação do senso comum pedagógico; a socialização do saber científico ao alcance de todos, ou seja, ciências para todos; a inserção da ciência e tecnologia na escola como cultura; a incorporação dos conhecimentos contemporâneos em ciência e tecnologia em todo o sistema escolar, ...

Quais os desafios da profissão professor em tempos de pandemia?

Sem preparação, de um momento para o outro, vários docentes precisaram trocar a sala de aula pela videoconferência, a aproximação física pela distância digital, e assim tiveram que enfrentar, como quase todo mundo, uma reviravolta profissional.

Quais são as áreas de atuação da Psicopedagogia no Brasil?

6 áreas de atuação da Psicopedagogia
  • Clínicas. Atua em clínicas, atendendo individualmente pacientes, diagnosticando sintomas, distúrbios de aprendizagem e dificuldades. ...
  • Educação Continuada. ...
  • Orientação Pedagógica. ...
  • Recursos Humanos. ...
  • Ambiente Hospitalar. ...
  • Instituições Jurídicas.

Qual é a vertente da Psicopedagogia?

Atuação. A Psicopedagogia divide-se basicamente em duas vertentes principais: clínica e institucional.

Quem faz Psicopedagogia pode clinicar?

O psicopedagogo normalmente atua em instituições de ensino, mas pode também exercer atividades em hospitais, ancionatos, ONGs, empresas de diversos de segmentos variados, clínicas com equipe multidisciplinar, entre outros.

Quem inventou a Psicopedagogia?

Os primeiros Centros Psicopedagógicos foram fundados na Europa, em 1946, por J Boutonier e George Mauco, com direção médica e pedagógica.

Quem é o pai da Psicopedagogia?

O professor Jorge Visca é considerado o pai da psicopedagogia no Brasil. Ele foi um dos responsáveis pela difusão da psicopedagogia tanto em nosso país quanto no mun- do. Ele desenvolveu a epistemologia convergente, modelo formulado para a atuação psicopedagógica.

Quando surgiu a Psicopedagogia na Europa?

A Psicopedagogia não nasceu no Brasil e tampouco na Argentina. Ela teve sua origem na Europa, ainda no século XIX. Inicialmente, pensaram sobre o problema de aprendizagem os filósofos, os médicos e os educadores. O nascimento da Psicopedagogia ocorreu na Europa do século XIX.

Quais as dificuldades de aprendizagem mais frequentes na escola?

Segundo a Dra Maristela, os problemas neurológicos mais comuns entre crianças e adolescentes na escola são: dislexia, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), déficit de processamento auditivo (DPA) e as chamadas discalculias – que interferem na capacidade de calcular e no raciocínio lógico da criança.

Quais são as dificuldades de aprendizagem na alfabetização?

As crianças podem ter dificuldades com a leitura devido a dificuldades subjacentes à decodificação de palavras ou compreensão de linguagem. Outras têm dificuldade em adquirir as habilidades de ler, escrever e soletrar devidamente, sendo muito difícil atingir uma fluência esperada para sua idade.

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