Quais são os principais tipos de células de circulação atmosférica?

Perguntado por: Ema Eduarda de Almeida  |  Última atualização: 25. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (73 avaliações)

A circulação da atmosfera é dividida em 3 células:
  • Célula Tropical: também chamada de Célula de Hadley. ...
  • Célula de Ferrel: também chamada de Célula das Latitudes Médias. ...
  • Célula Polar: o ar que vem da Célula de Hadley e da Célula de Ferrel ao chegar nos polos, devido à baixa temperatura, exerce alta pressão.

Quais são as células da circulação atmosférica?

Como podemos notar no esquema acima representado, existem três tipos principais de células de circulação atmosférica: célula de Hadley, célula de Ferrel e célula polar.

O que são células de circulação atmosférica?

A Célula de Hadley é um modelo de circulação fechada da atmosfera terrestre predominante nas latitudes equatoriais e tropicais. Esta circulação está intimamente relacionada aos ventos alísios, às zonas tropicais úmidas, desertos subtropicais e correntes de jato.

Quantas células de circulação atmosférica existem em cada hemisfério?

O vento circula em cada hemisfério em três células distintas que ajudam a transportar energia e calor do equador para os pólos. Como resultado da rotação da Terra, cada célula tem ventos dominantes associados a ela, e também temos fluxos de jato, todos influenciados por algo chamado efeito Coriolis.

Quais as principais forças que atuam na circulação atmosférica e como atuam?

Existem duas forças que atuam numa parcela de ar: a força inicial e a força secundária. ... As principais forças primárias são gravidade, flutuação térmica e gradiente de pressão atmosférica. A gravidade influência inicialmente no deslocamento vertical do ar, que posteriormente interfere também no deslocamento horizontal.

Circulação atmosférica | Efeito Coriolis | Ventos Alísios | Célula de Hadley

44 questões relacionadas encontradas

Como ocorre a circulação principal da atmosfera?

A circulação atmosférica global opera graças às diferenças de pressão e temperatura, bem como se organiza em células de deslocamento de ar. A Circulação Atmosférica é o processo de movimentação do ar ou das massas de ar, ocasionado pelas diferenças de pressão e temperatura existentes na atmosfera terrestre.

Como ocorre a influência da circulação atmosférica no clima?

A circulação atmosférica é responsável pela dinâmica de circulação dos ventos, pela alteração das pressões atmosféricas, pela distribuição do calor e, consequentemente, interferem diretamente no clima da Terra.

Quais os nomes das células atmosféricas e em quais zonas cada uma ocorre?

A circulação da atmosfera é dividida em 3 células:
  • Célula Tropical: também chamada de Célula de Hadley. ...
  • Célula de Ferrel: também chamada de Célula das Latitudes Médias. ...
  • Célula Polar: o ar que vem da Célula de Hadley e da Célula de Ferrel ao chegar nos polos, devido à baixa temperatura, exerce alta pressão.

Quais são as medidas da circulação da Terra no equador?

A Terra tem um raio de 6.378,14km no Equador. Para sabermos o valor da circunferência da Terra no Equador basta multiplicarmos o raio por 2 x pi. Agora, se fizermos isso passando pelos polos, o valor será um pouco menor porque a Terra não é uma esfera certinha.

Como funciona a circulação atmosférica próximo à Linha do Equador?

Ao passo que o ar quente proveniente da linha do Equador sobe em direção aos polos e se esfria, a camada de ar frio dos polos desce em direção ao Equador e se aquece, formando um ciclo. Essa diferença térmica e de pressão ocasiona a movimentação das massas de ar, que caracteriza a circulação geral da atmosfera.

O que são células atmosféricas e quais são elas?

As correntes de vento e os jet streams que envolvem o planeta são misturados por três grandes células: a Células de Hadley, as Células de Ferrel e as células polares.

O que é a célula de circulação de Walker?

A célula de circulação com movimentos ascendentes no Pacífico Central/Ocidental e movimentos descendentes no oeste da América do Sul e com ventos de leste para oeste próximos à superfície (ventos alísios, setas brancas) e de oeste para leste em altos níveis da troposfera é a chamada célula de Walker.

O que é escoamento atmosférico?

O escoamento atmosférico turbulento consiste de vórtices de diferentes tamanhos, que são sobrepostos uns aos outros. O espectro da turbulência é definido pela intensidade relativa desses vórtices de diferentes escalas. O limite superior do tamanho dos maiores vórtices é definido pelas dimensões do escoamento médio.

Onde ocorre a célula polar?

As células polares são fenômenos atmosféricos que se formam na região dos polos. A subsidência nas proximidades dos pólos produz uma corrente superficial em direção ao equador, que é desviada, formando os ventos polares de leste, em ambos os hemisférios.

Quais os principais elementos atmosféricos que causam a circulação dos ventos?

São eles: pressão atmosférica, temperatura, radiação solar e umidade.

Quais as características físicas da troposfera?

A troposfera é a camada mais baixa da atmosfera terrestre. Contém aproximadamente 75% da massa atmosférica e 99% do seu vapor de água e aerossóis. A espessura média da troposfera é de 12 km nas latitudes médias. ... A região fronteiriça entre a troposfera e a estratosfera é chamada de tropopausa.

Qual é o diâmetro da linha do Equador?

A Terra têm um diâmetro de 12.756 km (pelo Equador).

Qual o perímetro da Terra na linha do Equador?

O Equador divide a superfície da Terra em dois hemisférios: o Hemisfério Norte, ou Setentrional, que contém o Pólo Norte; e o Hemisfério Sul, ou Meridional, que contém o Pólo Sul. O raio da linha do Equador é cerca de 6.378 km, correspondendo a um perímetro de 40.075 km.

Qual a velocidade em que a Terra gira?

Resolvendo, obtemos para a velocidade da Terra aproximadamente 1675 km/h que equivale a aproximadamente 465 m/s. Para um ponto situado no equador terrestre, a distância ao eixo de rotação coincide com o raio da Terra.

Quais zonas da Terra apresentam alta pressão atmosférica?

Na zona subtropical, nas latitudes próximas a 30º norte ou sul, existem zonas de alta pressão atmosférica, de onde partem ventos em direção à zona equatorial, que é uma zona de baixa pressão atmosférica.

Como são chamadas as zonas de baixa pressão?

Baixas polares são sistemas de baixa pressão atmosférica de curta duração e pequena escala que ocorrem nas áreas oceânicas em direção aos pólos da frente polar principal nos hemisférios norte e sul.

O que é a camada da atmosfera?

A atmosfera terrestre é formada por diversas camadas de gases que contornam a Terra devido aos efeitos do campo gravitacional. ... As cinco camadas que formam a atmosfera terrestre são: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.

Como ocorre a influência da circulação oceânica no clima?

A maior parte da radiação solar absorvida pelos oceanos é liberada para a atmosfera em forma de vapor d'água, que se transforma em umidade. ... Essa umidade, por sua vez, transforma-se em nuvens que se precipitam, dando origem às chuvas.

Qual é a diferença entre clima e tempo atmosférico?

Tempo e clima são conceitos distintos. Tempo refere-se a um estado momentâneo das condições atmosféricas. Já clima é duradouro, tratando-se de uma sucessão habitual de tempos. ... Tempo e clima são elementos que se complementam na descrição do ambiente atmosférico.

Como ocorre a influência da continentalidade e da maritimidade no clima?

Quanto maior a continentalidade, menor é a umidade e maior é a amplitude térmica. Quanto maior a maritimidade, maior é a umidade e menor é a amplitude térmica. Isso significa que as áreas localizadas no interior dos continentes (continentalidade) variam mais as suas temperaturas.

Artigo anterior
O que passar no pão no lugar da margarina?
Artigo seguinte
Qual é o grande desafio posto execução do projeto ético-político do Serviço Social na atualidade?