Quais são os principais objetivos das adaptações curriculares?

Perguntado por: Viviane Fonseca Jesus  |  Última atualização: 19. März 2022
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Educação de Surdos) as adaptações de currículo constituem criar condições físicas, ambientais e materiais para o aluno, na sua unidade escolar de atendimento; propiciar os melhores níveis de comunicação e interação com as pessoas com as quais convive na comunidade escolar, favorecer a participação nas atividades ...

Quais são as adaptações curriculares?

Adaptações Curriculares

São modificações do planejamento, objetivos, atividades e formas de avaliação, no currículo como um todo ou em aspectos dele, de forma a acomodar TODOS os alunos.

Quais são os três níveis de adaptação curricular?

Realizam-se em três níveis:

no âmbito do projeto pedagógico (currículo escolar); no currículo desenvolvido na sala de aula; no nível individual.

Qual a importância da adequação curricular?

As adequações curriculares possibilitam que os alunos que são públicos-alvo da Educação Especial desenvolvam as habilidades e competências propostas pelo currículo, a partir de ações e estratégias, planejadas e pensadas para atender as suas necessidades e especificidades.

Qual a importância da adaptação curricular no processo de aprendizagem de alunos com deficiência intelectual?

Assim, a adaptação curricular quebra a barreira do padrão, auxiliando o currículo oficial, especificando e estruturando um caminho para nortear a prática pedagógica por meio de um planejamento desenvolvido pelos professores da Educação Especial e do ensino regular, no intuito de apoiar os alunos com deficiência e, em ...

Adaptações curriculares

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Como deve ser as adaptações curriculares na área da deficiência intelectual?

Ao professor deverá ser assegurado o suporte necessário para que em sala de aula possa disponibilizar de todos os meios, métodos, técnicas e recursos a fim de garantir ao aluno deficiente intelectual, todas as possibilidades para o seu desenvolvimento.

Qual a importância das adaptações curriculares para o aluno Público-alvo da ed especial?

A adaptação curricular é necessária para permitir aos alunos com deficiência um caminho para alcançar os conteúdos curriculares e para que se torne possível é necessário o trabalho em conjunto dos profissionais envolvidos na educação (MARQUES; DUARTE, 2013).

O que é uma adequação curricular?

A Adequação Curricular é um documento de prática diária no âmbito educacional. Sendo assim, as sondagens individuais devem ser aplicadas sem tensão, de forma que essas atividades tornem-se cotidianas e sirvam como instrumentos para a orientação do trabalho pedagógico.

O que significa adequar o currículo?

A adequação curricular privilegia as potencialidades do sujeito, acima de suas dificuldades, e lhe permite sustentar-se como aluno regular dentro do sistema educativo. ... Uma maior diversificação curricular, que contempla as variações do alunado, vincula-se diretamente a uma menor necessidade de adequações curriculares.

É importante o aprendizado do uso das adequações curriculares para todos os professores?

As adequações curriculares são necessárias para que os alunos com deficiência intelectual tenham as mesmas oportunidades de aprendizagem que os demais. As adequações são resultado do trabalho colaborativo de toda equipe escolar e da interação do professor da SAAI com o professor da sala de ensino regular.

Quais são as adaptações curriculares de pequeno porte?

As Adaptações Curriculares de Pequeno Porte (Adaptações Não Signifi- cativas) são modificações promovidas no currículo, pelo professor,de forma a permitir e promover a participação produtiva dos alunos que apresentam necessidades especiais no processo de ensino e aprendizagem, na escola regular, juntamente com seus ...

O que são adaptações curriculares significativas?

As adaptações significativas na temporalidade referem-se ao ajuste temporal possível para que o aluno adquira conhecimentos e habilidades nas quais estão ao seu alcance, mas que dependem do ritmo próprio ou do desenvolvimento de um repertório anterior que seja indispensável para novas aprendizagens.

Como fazer adaptação curricular?

Confira, o passo a passo de como preparar essa adaptação, desde o ambiente doméstico até chegar ao escolar.
  1. Faça um balanço do ano anterior. ...
  2. Aplicação de avaliações. ...
  3. Planejamento de ensino individualizado. ...
  4. Acompanhamento fonoaudiólogo para a adaptação curricular. ...
  5. O trabalho da escola.

Quais as adaptações que fazem parte do currículo para garantir a inclusão e permanência do aluno com necessidades educacionais especiais no ensino regular?

As adaptações sugeridas podem se referir a quaisquer dos itens abaixo: • Projeto pedagógico • Objetivos de ensino • Conteúdo • Método de ensino • Sistema de avaliação • Condições de acesso ao currículo O coordenador deverá dar o suporte que se mostrar necessário, aos membros dos diferentes grupos, durante a execução ...

O que são adaptações curriculares passei direto?

b ) As adaptações curriculares são resumos para promover maior eficácia educativa.

Como fazer adaptação curricular para alunos com deficiência intelectual?

Em texto, em foto, verbalmente, em uma canção, em quadrinhos, em cartaz, em fantoches, em atividades ao ar livre, com objetos concretos. Quando vamos adaptar atividades a criatividade não pode ter limites. Mas lembre-se de ser criativo pensando no que faz sentido para o seu aluno, dentro da realidade dele.

O que significa usar a adaptação curricular na construção de uma educação inclusiva?

Pressupõe que se realize a adaptação do currículo regular, quando necessário, para torná-lo apropriado às peculiaridades dos alunos com necessidades especiais. ...

Qual a diferença entre adaptação e adequação curricular?

Ou seja, flexibilizações e adaptações curriculares não são a mesma coisa. Mais do que isso, a diferença entre ambas é basilar. A própria expressão “adaptado” denuncia que se trata de um “remendo”, uma mudança pontual, específica para alguns: os “diferentes”. Como se os demais fossem todos iguais.

O que é adequação pedagógica?

As adequações pedagógicas, pautadas nos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem, que trata do processo de concepção de um ambiente de aprendizagem universal, com a elaboração de uma adequação curricular, visa o desenvolvimento da diversidade de sujeitos presentes no “chão da escola”.

Qual a diferença entre adaptação e flexibilização curricular?

Tendo isso em mente, as principais diferenças entre flexibilizações e adaptações curriculares é que na primeira os alunos escolhem as disciplinas que querem estudar, ajudando a melhorar o engajamento, evitar evasões e diminuir as turmas deficitárias.

O que se entende por adaptações relativas ao currículo da classe?

Adaptações relativas ao currículo da classe, que se referem, principalmente, à programação das atividades elaboradas para sala de aula. Adaptações individualizadas do currículo, que focalizam a atuação do professor na avaliação e no atendimento a cada aluno. (GLAT; OLIVEIRA apud MEC, 1998, s/p).

O que é a flexibilização curricular?

A flexibilização curricular e acadêmica é definida como uma “revisão do currículo proposto e seleção dos objetivos ou marcos de aprendizagem essenciais previstos para o calendário escolar de 2020-2021”, de acordo com parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Qual a importância do professor conhecer sobre a educação de surdos e realizar adaptações curriculares?

Logo, as adaptações curriculares se fazem necessárias e de grande relevância para a práxis pedagógica, pois devido a estas mudanças estruturais, físicas e pedagógicas que irão dá ao professor a flexibilidade suficiente para individualizar o ensino, em resposta às necessidades educacionais de cada estudante.

Por que é importante realizar ações pedagógicas e atividades de avaliação diversificadas e adaptadas em sala de aula?

Isso porque a educação inclusiva parte do pressuposto de que cada pessoa tem um modo singular de acessar, produzir e expressar o conhecimento. Por essa razão, a avaliação demanda a adoção de estratégias e ferramentas diversificadas, considerando as especificidades de cada aluno.

Qual é o público alvo da educação especial?

A partir da nova política, os alunos considerados público-alvo da educação especial são aqueles com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação.

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