Quais são os principais motivos para se fazer um protótipo?

Perguntado por: Wilson Correia de Matias  |  Última atualização: 8. Januar 2022
Pontuação: 4.4/5 (38 avaliações)

O objetivo de um protótipo é criar uma representação semi realística de algo para que seja possível interagir e testar com usuários reais. A sua principal função é identificar problemas e oportunidades de melhorias muito antes de começar os refinamentos e a implementação.

O que é um protótipo para que serve?

A finalidade de um protótipo é que os seus desenvolvedores/conceptores/idealizadores possam assinalar/registar eventuais falhas no funcionamento e descobrir falências. Depois das provas e das análises necessárias do protótipo, o fabricante contará com a informação de que precisa para arrancar com a produção geral.

O que vem a ser protótipo?

Protótipo é o termo usado para se referir ao que foi criado pela primeira vez, servindo de modelo ou molde para futuras produções.

Porque um protótipo é importante para um projeto?

Um protótipo é a maneira mais rápida e econômica de se definir as reais funcionalidades de um projeto e experimentar o seu uso. Não importa quantos requisitos e premissas foram considerados no momento do planejamento do projeto.

Pode ser compreendido como um protótipo de um produto ou serviço?

Um Protótipo de Serviços é a simulação de artefatos materiais, ambientes ou relações interpessoais que representam aspectos de um serviço, com o objetivo de ambientar o usuário no contexto da solução proposta e explicar como é a prestação do serviço idealmente.

PROTÓTIPO- O que é, qual a importância e como fazer?

15 questões relacionadas encontradas

O que é um protótipo de um produto?

Em linhas gerais, podemos dizer que um protótipo é um modelo construído para testar um produto ou um serviço. Ele é resultado das pesquisas iniciais relativas a uma ideia ou suposição e, também, uma base para que novas mudanças e implementações dessa ideia possam ser realizadas.

Pode ser compreendido como um protótipo de um produto ou serviço feito para validar a sua viabilidade?

O que é MVP? ... Em geral, o MVP pode ser compreendido como um “protótipo” de um produto ou serviço, feito para validar a sua viabilidade e, assim, garantir que o resultado final atenderá a todas as expectativas. Por isso, essa é uma das etapas mais importantes do processo de desenvolvimento de um programa.

O que é protótipo arquitetura?

Conceito: Protótipos. Um protótipo é um versão inicial, reduzida proporcionalmente, da solução de sistema ou de parte de uma solução de sistema construída em um curto período de tempo e aprimorada em várias iterações para testar e avaliar a eficácia do design global utilizado para resolver um problema específico.

O que é um protótipo digital?

Um protótipo de produtos digitais é uma simulação ou demonstração que permite testes e observações para analisar antes de realmente construir. ... Um protótipo pode ser utilizado para qualquer tipo de produto, desde aplicativos de e-commerce até landing pages com os mais diversos fins.

Como escrever um protótipo?

Um protótipo geralmente é construído na fase de testes de um projeto. O objetivo de um protótipo é o teste e o aprendizado.
...
Se eles conseguiram prototipar, você também consegue.
  1. Não se apaixone pelo o que está construindo. ...
  2. Lembre-se do objetivo do seu protótipo. ...
  3. A mágica de um protótipo que “parece” real.

O que é um protótipo e qual sua finalidade na indústria?

Os protótipos são modelos preliminares de algum projeto para ser testado, seja em relação ao design ou funcionalidades. ... Claro que do protótipo inicial até o produto final, temos uma trajetória cheia de aprimoramentos e testes que serão desenvolvidos até sua validação como produto.

Quais são os tipos de protótipos que podem ser usados?

Os 5 tipos de protótipos
  1. Protótipos de viabilidade. Eles foram escritos por engenheiros para tratar dos riscos técnicos durante a descoberta do produto antes de decidirmos se algo é viável ou não. ...
  2. Protótipos de usuário de baixa fidelidade. ...
  3. Protótipos de usuário de alta fidelidade. ...
  4. Protótipos de dados ao vivo. ...
  5. Híbridos.

Qual é a propriedade mais importante que um protótipo deve ter?

Um bom protótipo deve permitir que um produto seja totalmente vislumbrado, testado e validado pelo seu público e sua equipe de desenvolvimento antes de sua apresentação ao mercado. Entre as propriedades mais importantes, estão: design, usabilidade, principais funções e, no caso de produtos físicos, volumetria.

O que é um protótipo de fidelidade média?

Protótipo de média fidelidade

Também conhecido como wireframe, é utilizado quando o foco é validar a arquitetura da informação e a interatividade com os elementos da interface. Características de um protótipo de média fidelidade: Prioriza a hierarquia das informações e o fluxo de navegação.

O que é um protótipo de software?

Prototipagem de software é um processo interativo de geração de modelos de software que faz parte da análise do ciclo de vida do desenvolvimento de sistemas. ... Um processo que propõe a criação de um protótipo de software objetiva apoiar a fase levantamento de requisitos a fim de prevenir as possíveis falhas no sistema.

Como fazer um protótipo de um aplicativo?

Veja quais são e como fazer o protótipo em 6 fases:
  1. 1-Definição de objetivos do app.
  2. 2- Escolha do fornecedor e métodos.
  3. 3- Viabilidade de execução.
  4. 4- Implementação do protótipo.
  5. 5- Conhecimento dos grupos de usuários.
  6. 6- Protótipo x desenvolvimento do app real.

O que é um protótipo de viabilidade?

Protótipos de viabilidade

Sua tarefa é tratar dos riscos técnicos durante a descoberta do produto e antecedem a viabilidade dele. Muito utilizado para testar novas tecnologias, algoritmos e até o desempenho destes recursos. Esse protótipo poderá ser descartado ou guardado para aprimoramento posterior.

Qual a diferença entre um protótipo é um MVP?

Em essência, um protótipo é a base para o que se tornará o produto mínimo viável (MVP). E a principal diferença entre eles é a viabilidade. Em outras palavras, um protótipo não é suficiente; é preciso recorrer também ao MVP.

Como fazer um bom MVP?

Como criar um Produto Mínimo Viável
  1. Tenha uma ideia inovadora.
  2. Defina as hipóteses e valor do produto.
  3. Encontre as funcionalidades essenciais.
  4. Defina os indicadores de desempenho.
  5. Dê início ao ciclo de feedback.
  6. Continue os testes até chegar à versão final.
  7. Ganho de tempo e dinheiro.
  8. Foco no cliente.

O que é MVP e protótipo Qual a principal diferença entre os dois?

É muito comum as pessoas confundirem MVP - Minimum Viable Product (ou, em português, PMV - Produto Mínimo Viável) com Protótipo. O MVP é a visão simplificada do produto/serviço final, enquanto o Protótipo é a visão reduzida do produto/serviço final. ...

Qual a fase em que se elabora o protótipo de um produto serviço?

O trabalho na fase de Prototipagem consiste na produção de uma versão inicial reduzida e de baixo custo de um produto, por meio dos chamados protótipos. Seu objetivo é revelar problemas de design, usabilidade ou adequação.

Que tipos de projetos podem ser Prototipados?

Podemos dividir os tipos de prototipagem em três categorias:
  • Wireframes & Rascunhos. ...
  • Protótipos visuais. ...
  • Protótipos interativos. ...
  • Identifique o perfil da equipe e da infraestrutura. ...
  • Avalie qual o tipo de interface que será prototipada. ...
  • Conheça o nível de fidelidade necessário para a etapa do projeto.

Quais ferramentas podem ser utilizadas para auxiliar no desenvolvimento de protótipos em software?

Há algumas ferramentas que podem ser utilizadas para desenvolver protótipos nesse nível de fidelidade, algumas delas são:
  • Sketch;
  • InVision;
  • Adobe XD;
  • Axure RP;
  • JustinMind;
  • UXPin;
  • Framer;
  • Origami;

O que é protótipo na psicologia?

O termo protótipo, apresentado pela primeira vez pela psicóloga cognitiva Eleanor Rosch no artigo Natural Categories, foi inicialmente definido como denotando um estímulo, que assume uma posição de destaque na formação de uma categoria, pelo fato de ser o primeiro estímulo a ser associado a essa categoria.

Artigo anterior
São exemplos de Matéria-prima?
Artigo seguinte
Quantas vezes posso dar Simeticona para o bebê?