Quais os itens a serem classificados como custo de produção?

Perguntado por: Mónica Benedita Vicente  |  Última atualização: 6. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (15 avaliações)

A análise do custo de produção
Devem ser inclusos o preço do material, frete, valores de seguros e impostos. Para obter o custo da mão de obra, deve ser incluído nos cálculos o salário bruto dos funcionários, os encargos sociais em geral, além de uniformes, EPI'S e treinamentos.

Quais os itens devem ser classificados como custo de produção?

Dos gastos abaixo relacionados, para fins de Contabilidade de Custos, devem ser classificados como custos de produção os itens: a) material direto, perdas, ICMS, aluguel. ... e) depreciação dos equipamentos de produção, matéria-prima consumida, telefone, salário da administração.

Quais são os tipos de custo de produção?

O custo de produção é um indicador dos gastos relacionados ao processo produtivo de uma empresa. Dessa maneira, ele pode ser dividido entre custos indiretos, mão de obra direta e material direto.

O que não é considerado um custo de produção?

Isso significa que os custos fixos, como o aluguel de softwares ou os salários de equipe administrativa, não entram no custo de produção. Afinal, eles não crescem na mesma proporção da produção. Digamos, por exemplo, que uma fábrica de bebidas aumente a produção de sucos.

Qual o custo da produção?

O que é custo de produção? É um valor que indica quanto foi gasto para a fazer certo produto. Entram nessa conta custos relacionados à fabricação, como matéria-prima e energia elétrica.

Custo da Produção do Período

15 questões relacionadas encontradas

O que é o custo total de produção?

O custo total se refere à soma dos custos fixos e variáveis que envolvem a produção. Aqui, você terá o valor integral de todo o investimento envolvido na fabricação de seus produtos ou de seus serviços. Também é preciso calcular a média do custo total para cada unidade produzida.

O que é custo de produção na economia?

Os custos de produção são compostos por insumos fixos e variáveis, como mão de obra, materiais diretos e indiretos necessários para a realização do processo de produção.

Quais são os tipos de custos?

Quatro tipos de custos na contabilidade
  1. Diretos. Os custos diretos são todos aqueles que estão relacionados aos produtos e serviços vendidos pela empresa, ou seja, que têm impacto no valor final calculado para a comercialização. ...
  2. Indiretos. ...
  3. Fixos. ...
  4. Variáveis.

Quais os seis principais fatores de custo?

Confira, abaixo, os 06 principais aspectos relevantes quanto ao desenvolvimento do preço de comércio aplicado à produção industrial.
  1. Custos diretos de produção. ...
  2. Custos indiretos de produção. ...
  3. Despesas fixas. ...
  4. Margem de contribuição. ...
  5. Pesquisa de concorrência. ...
  6. Incentivos fiscais locais.

O que envolve na apuração dos custos de produção?

Na apuração dos Custos de Produção envolvem:  Os Materiais Diretos  A Mão de Obra Direta  Os Custos Indiretos de Fabricação  Desta forma a fórmula que determina o Custo de Produção é: MD + MOD + CIF As etapas do processo de apuração do custo dos produtos vendidos são:  Separação entre custos e despesas.

Quais são os elementos que compõem o custo de fabricação?

O custo de fabricação se compõe de três elementos de custo: o material direto, a mão-de-obra direta e o custo indireto de fabricação. Material direto é aquêle cuja transformação pela mão-de-obra direta leva ao produto acabado.

Quais os tipos de custos existentes nas indústrias?

Principais tipos de custos de uma empresa
  • 1 – Custos diretos. ...
  • 2 – Custos indiretos. ...
  • 3 – Custos fixos. ...
  • 4 – Custos variáveis.

Quais são os principais custos de uma empresa?

Principais custos de uma empresa: quais são e como otimizá-los
  • Recursos humanos. Infelizmente, em momentos em que a economia se apresenta instável, a estratégia que costuma ser usada para reduzir os principais custos de uma empresa é a demissão de profissionais. ...
  • Infraestrutura. ...
  • Aluguel e condomínio. ...
  • Gastos com fornecedores.

Quais os itens que devem ser contabilizados como despesas?

Devem ser contabilizados como despesas os itens: a) Matéria-prima, mão de obra, honorários da diretoria. b) Honorários da diretoria, fretes e seguros da fábrica. c) Seguros da área de produção e material direto. d) Matéria-prima, seguros da fábrica e fretes.

São exemplos de gastos que se referem aos custos de produção exceto?

São exemplos de gastos que se referem ao custos de produção, EXCETO: a) Salários do pessoal da fábrica. b) Gastos financeiros. c) Matéria-prima consumida no período.

Quais são os fatores que influenciam os preços?

Salários de funcionários; Despesas fixas e variáveis; Lucro que se espera alcançar; Valores que a concorrência pratica etc.

Quais são os fatores que envolvem uma boa gestão de custos?

Veja a seguir:
  • Custo por serviço. Para entender melhor o assunto e gerir os gastos com mais sabedoria, é preciso estudar quais são os custos realizados durante a prestação de serviço. ...
  • Precificação de serviço. ...
  • Redução de custos. ...
  • Custos diretos. ...
  • Custos indiretos. ...
  • Custos fixos. ...
  • Custos variáveis. ...
  • Redução dos riscos.

Quais são os três fatores de definição do preço?

As decisões de preço são influenciadas por três fatores básicos: custo, clientes e concorrentes. Muitos gestores afirmam que fixam os preços a partir do custo mais margem.

Quais são os custos de uma empresa?

O custo médio para abrir uma empresa e ter um CNPJ varia de acordo com o Estado. O gasto com documentação e contador pode variar de R$ 500,00 até R$ 1500,00. Uma vez aberta a empresa, há também os custos iniciais da operação que são: Aluguel, funcionários, conta de água, luz, telefone, contador e impostos.

O que são custos diretos e indiretos?

Custo direto é aquele gasto determinado necessariamente pela produção, como compra de matéria-prima. Custo indireto também é um gasto terminado pela produção, mas a relação muitas vezes não é assim tão clara. Gastos em energia elétrica, por exemplo, são custos indiretos.

Qual é o custo total?

O Custo Total é a soma de todos custos, sejam eles fixos ou variáveis, que uma empresa tem. É preciso pensar em todo o tipo de gasto feito pela empresa, em todos os âmbitos, sejam eles ínfimos ou não.

Como é calculado o custo total?

CD (Custos Diretos) + CI (Custos Indiretos) + CF (Custos Fixos) + CV (Custos Variáveis) = CT (Custo Total).

Como calcular o custo total de um produto?

Como apurar o custo direto de um produto? Basicamente, você deve somar o valor do produto ao valor do frete, do seguro, dos gastos alfandegários, despesas de compra e impostos não recuperáveis. Em seguida, deve subtrair o valor do desconto promocional e dos impostos sobre compra recuperáveis.

Quais são os tipos de custos que possuem representatividade direta com a produção da empresa?

Os custos variáveis possuem relação direta com o volume de produção, ou seja, quanto mais é produzido, maior o gasto com matéria prima e embalagens, por exemplo. Também pode ser considerado um custo direto.

O que são elementos de custo?

Um elemento de custo previsto corresponde a um item de custo relevante no plano de contas. Basicamente, pode ser qualquer tipo de elemento no nível mais baixo em uma empresa em que os custos podem fluxo. Elementos de custo previsto como um conceito variam contábeis a todos os recursos para relevantes.

Artigo anterior
Quantas vezes molhar a rosa do deserto?
Artigo seguinte
Quais dos crimes contra a administração pública admitem a modalidade culposa?