O que é uma substância covalente?
Perguntado por: Leandro Barros Batista | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.4/5 (13 avaliações)
1) Substância covalente – Sólido cristalino formado somente por ligações covalentes. Formam macromoléculas. 2) Substância molecular – São compostos que só apresentam ligações covalentes entre seus átomos, intramoleculares, mas não entre moléculas, intermoleculares.
O que é ligação covalente exemplo?
Como exemplo de Ligação Covalente, temos a molécula de água H2O: H - O - H, formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio em que cada traço corresponde a um par de elétrons compartilhado formando um molécula neutra, uma vez que não há perda nem ganho de elétrons nesse tipo de ligação.
Quais são os compostos covalentes?
Um composto covalente é um composto constituído por moléculas. Por isso, também é chamado de compostos moleculares. Esses compostos têm uma ligação covalente entre eles e compartilham elétrons. Geralmente é composto de 2 não metais.
Como identificar uma ligação covalente?
Para saber se um composto realiza ligação iônica ou covalente, nós vamos olhar para a diferença de eletronegatividade. Quando o valor for menor que 1,7 a ligação será classificada como covalente. E se a diferença de eletronegatividade for maior ou igual a 1,7, a ligação será do tipo iônica.
Qual a diferença entre substância molecular e covalente?
Os compostos moleculares são os formados por ligações covalentes entre um número definido de átomos, enquanto os compostos covalentes são macromoléculas.
Ligação Covalente - Brasil Escola
O que são substâncias moleculares e exemplos?
A água e o metano são substâncias moleculares, pois são formadas por moléculas. Além dessas, podemos citar como exemplos de substâncias moleculares: o açúcar (estado sólido), o álcool (estado líquido) e os gases em geral (estado gasoso).
Qual a diferença entre sólido covalente e sólido molecular?
As substâncias covalentes apresentam as temperaturas de ebulição mais elevadas que as moleculares, sempre superiores a 1000ºC. Isso ocorre porque como suas moléculas estão unidas mais intensamente, formando as redes cristalinas, é preciso fornecer mais energia para fazê-las mudar de estado.
Quais as características de uma ligação covalente?
Esse tipo de ligação se dá por compartilhamento de um par de elétrons, sendo um elétron de cada átomo ou os dois elétrons do mesmo átomo. Há formação de moléculas, logo, esta ligação é também chamada de molecular. Ele acontece entre ametais ou entre o hidrogênio e um ametal, e entre hidrogênios.
Como identificar o tipo de ligação?
A ligação iônica ocorre quando um átomo doa elétrons para outro átomo. A ligação covalente ocorre quando átomos compartilham pares de elétrons. Elétrons livres mantêm íons metálicos unidos na ligação metálica, de acordo com a teoria do mar de elétrons.
Quais são as principais características da ligação covalente?
Podemos afirmar que ligação covalente é caracterizada pelo compartilhamento de elétrons entre dois átomos. Esses átomos unidos podem formar moléculas ou sólidos covalentes. Esse compartilhamento ocorre devido à atração dos elétrons pelos núcleos vizinhos.
Onde se encontra compostos covalentes no estado sólido?
Propriedades dos compostos covalentes. Os compostos covalentes, formados por ligações covalentes, podem ser encontrados nos três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. No estado sólido, temos como exemplo a molécula de açúcar (sacarose): C12H22O11.
Como se faz uma ligação covalente?
- Entre dois átomos de Hidrogênio;
- Entre um átomo de ametal e o Hidrogênio;
- Entre átomos de um mesmo elemento químico (ametal);
- Entre átomos de elementos químicos diferentes (ambos ametais).
Quais são os tipos de ligação?
- Ligação iônica ou eletrovalente.
- Ligação covalente ou molecular.
- Ligação covalente dativa ou coordenada.
- Ligação metálica.
Como saber se a ligação é polar ou apolar?
Todas as ligações dos compostos orgânicos são covalentes, assim, se houver diferença de eletronegatividade na molécula, ocorrendo um deslocamento de carga, ela será polar; mas se não houver diferença de eletronegatividade entre os átomos, a molécula será apolar.
Como identificar ligações iônicas?
Na ligação iônica, um dos átomos é obrigatoriamente um metal, e o outro, um ametal ou o hidrogênio. Os princípios que fundamentam uma ligação iônica são apenas dois: a perda de elétrons por um átomo (de caráter metálico elevado) e o ganho desses elétrons por outro átomo (de caráter ametálico elevado).
O que não é característica dá ligação covalente?
As ligações covalentes não possuem características tão específicas, pois: Os compostos podem ser encontrados em qualquer estado físico na temperatura ambiente; Os pontos de fusão e ebulição tendem a ser baixos (principalmente quando comparados às ligações iônicas);
Quais as características dá ligação iônica é covalente?
Características das ligações iônicas
Diferentemente das ligações covalentes, em que há o compartilhamento de elétrons, nas ligações iônicas os elétrons são doados ou recebidos pelos átomos. ... Dessa maneira, enquanto um átomo ganha elétrons, o outro perde elétrons.
Qual a principal característica das ligações iônicas é covalentes?
Ligação iônica é o nome dado a uma das três formas como os átomos podem interagir entre si. As outras formas de interação entre átomos são a ligação covalente, que ocorre entre átomos de ametais, hidrogênios, ou ametal e hidrogênio, e a ligação metálica, a qual acontece somente entre átomos de um mesmo metal.
Qual a diferença de um composto ionico é molecular?
A maioria dos compostos iônicos são sólidos, nas temperatura e pressão ambientes, porque a força de atração elétrica mantém os cátions e os ânions firmemente ligados uns aos outros. Os compostos moleculares são aqueles que possuem somente ligações covalentes entre seus átomos.
Como são os sólidos covalentes?
Um sólido covalente é aquele cujos átomos que o constituem se encontram unidos mediante ligações covalentes, que determinam a sua rede cristalina. Esta, sendo rígida, faz com que apresentem várias características macroscópicas comuns (dureza, indeformabilidade e baixas condutividades elétrica e térmica).
Quais as características dos sólidos moleculares?
As propriedades macroscópicas dos sólidos moleculares são: não conduzem o calor nem a eletricidade; são altamente compressíveis e deformáveis e apresentam um ponto de fusão muito alto.
O que significa substâncias moleculares?
Substância molecular é uma substância formada basicamente por moléculas que realizam exclusivamente ligações covalentes entre si. ... São arranjos entre moléculas. Moléculas e, portanto a menor combinação de átomos que mantém a composição da matéria inalterada (os átomos se ligam por ligações químicas).
São exemplos de substâncias compostas?
Exemplos de substâncias compostas: água (H2O), água oxigenada (H2O2), bicarbonato de sódio (NaHCO3), gás carbônico (CO2), gás cianídrico (HCN).
Qual era o principal objetivo da Revolução Liberal do Porto?
O que ocorre quando o ácido úrico está alto?