Quais são os principais ligamentos da articulação do ombro?

Perguntado por: Erica Mélanie Coelho Melo Costa  |  Última atualização: 20. Februar 2022
Pontuação: 4.3/5 (63 avaliações)

Ao todo são quatro ligamentos que atuam nessa região:
  • Ligamento esternoclavicular anterior;
  • Ligamento esternoclavicular posterior;
  • Ligamento interclavicular;
  • Ligamento costoclavicular.

Quais os ligamentos da articulação do ombro?

Essa articulação é do tipo sinovial deslizante e possui um disco fibrocartilaginoso. Ela é reforçada por três ligamentos: interclavicular, costoclavicular e esternoclavicular, sendo que o ligamento costoclavicular é a principal sustentação para a articulação.

Quais são os principais ligamentos que limitam os movimentos do complexo do ombro?

São eles: ligamento transverso superior da escápula, que se origina na borda medial da incisura da escápula e se insere na base do processo coracóide; e ligamento transverso inferior, com origem na borda lateral da espinha da escápula e inserção na margem da cavidade glenoidal (Figura 11).

Quais as principais características da articulação do ombro?

A articulação do ombro ou articulação glenoumeral é uma articulação sinovial que envolve uma articulação entre a fossa glenoide e escápula e a cabeça do úmero, do tipo bola e soquete. Devido a uma interface limitada entre o úmero e a escápula, essa articulação é a que possui maior liberdade de movimento no ser humano.

Quais são as 4 articulações do ombro?

Articulações do ombro
  • Articulação glenoumeral.
  • Articulação acromioclavicular e esternoclavicular.
  • Articulação subacromial e escapulotorácica.
  • Lesões das articulações do ombro.

Articulação do ombro e seus Ligamentos - Anatomia Humana

15 questões relacionadas encontradas

Quantas articulações existem no ombro?

O ombro é a articulação complexa que liga a cintura escapular ao membro superior. É formado por quatro articulações separadas e por um complexo de músculos.

Quais são os movimentos da articulação do ombro?

O complexo do ombro possui quatro grupos de movimento, no plano sagital: flexão, extensão e hiperextensão; no plano frontal: abdução e adução; e no plano transverso: rotação medial e rotação lateral; abdução horizontal e adução horizontal e circundação (LIPPERT, 2003; HAMILL & KNETZEN, 2008).

O que é articulação do ombro?

Articulação do Ombro

O ombro é a articulação complexa que liga a cintura escapular ao membro superior. É formado por quatro articulações separadas e por um complexo de músculos.

Qual a classificação da articulação Glenoumeral do complexo do ombro?

Articulação escapuloumeral ou glenoumeral. Essa é uma articulação verdadeira do tipo de esfera. Ela é formada pela junção entre a cabeça esférica do úmero e da cavidade glenóide da escápula. Consideramos a maior e mais importante articulação do complexo do ombro.

Quais são os movimentos da escapula?

Em relação as ações musculares, podemos definir como movimentos padrões da escápula : a elevação, depressão, protração, retração, rotação para cima e rotação para baixo, que influenciam nos movimentos do braço.

Quais os movimentos Osteocinemáticos e Artrocinemáticos das articulações do ombro?

São cinco os movimentos artrocinemáticos: giro, rolamento, tração, compressão e deslizamento. ... – Quando a superfície articular que se move é convexa o deslizamento ocorre na direção oposta à do movimento angular do osso.

São importantes músculos propulsores da articulação do ombro?

O sistema muscular é significativamente importante para a estabilidade e movimentos na articulação do ombro, especialmente o manguito rotador (coifa dos rotadores).
...
O manguito rotador consiste dos seguintes quatro músculos:
  • músculo subescapular.
  • músculo redondo menor.
  • músculo infraespinhal.
  • músculo supraespinhal.

Quais as principais estruturas que garantem a estabilidade na articulação do ombro?

Os músculos do manguito rotador, bíceps braquial, deltóide e escapulotorácicos são as estruturas ativas responsáveis pela estabilidade da articulação glenoumeral (BIGLIANI, 1996; CURL, 1996; WILK, 1997).

Qual a classificação morfológica e funcional da articulação do ombro?

Assim as articulações que permitem flexão e extensão, adução e abdução e rotação como as articulações do ombro e quadril, são tri axiais. Para classificar morfologicamente uma articulação vai depender das formas das superfícies articulares, ou seja, do tipo de encaixe ósseo.

Qual a classificação funcional da articulação Glenoumeral?

23. 23 Articulação Glenoumeral Classificação: Diartrose (sinovial) Tipo: esferóide Articulação Glenoumeral Elementos de reforço e estabilização: cápsula articular fibrosa Lábio glenoidal lig.

Quais são as articulações falsas do ombro?

  • Duas Articulações Falsas.
  • Os ossos são unidos por uma cápsula fibrosa que circunda toda a articulação, reforçada na frente e atrás pelos Ligamentos Esternoclaviculares Anterior e Posterior.
  • Ligamento Esternoclavicular Anterior – é um amplo feixe de fibras cobrindo a face anterior da articulação.

Quem faz extensão de ombro?

Extensão do ombro

Os músculos responsáveis por este movimento são o grande dorsal, redondo maior, deltoide posterior, tríceps (porção longa) e peitoral maior.

Qual anatomia do ombro?

A articulação do ombro é uma das mais complexas do corpo humano, pois é a articulação que permite o maior grau de liberdade de movimentos. O ombro, ou melhor, a cintura escapular é composta por 3 ossos: a escápula (ou omoplata), a clavícula e o úmero (osso do braço).

O que é adução do ombro?

Com a abdução do ombro ocorre a compressão do músculo supra-espinhoso entre a cabeça do úmero e o acrômio podendo levar a certas patologias, como bursite, nessa região. O músculo supraespinhoso é a estrutura mais sobrecarregada devido a posturas forçadas.

Qual é a articulação do ombro?

A articulação glenoumeral, ou articulação do ombro, é uma articulação do tipo bola e encaixe. A “bola” é a parte superior e arredondada do úmero e o “encaixe” é a parte da escápula em forma de vasilha, chamada glenoide, onde a bola se encaixa.

Quantos músculos têm no ombro?

Os seis músculos escapuloumerais (deltoide, redondo maior, supraespinal, infraespinal, subescapular e redondo menor) são relativamente curtos que vão da escápula até o úmero, e atuam sobre a articulação do ombro.

Quais são os estabilizadores Estaticos e dinamicos do ombro?

Os estabilizadores mecânicos ou estáticos do ombro são: glenóide óssea, lábio glenoidal, cápsula articular, ligamentos glenoumerais. Os estabilizadores dinâmicos são: músculos do manguito rotador e escapulares.

Qual grupo de músculo é responsável pela estabilidade do ombro?

O manguito rotador também ajuda a manter o ombro estável segurando a cabeça do úmero na cavidade glenóide, desta forma propiciando estabilidade para que outros músculos (deltóide, grande dorsal, peitoral) exerçam sua função. Os quatro músculos do manguito rotador são: supraespinhoso. infraespinhoso.

Quais os sintomas do Tendao do ombro rompido?

Os principais sintomas da lesão do manguito rotador são:
  • Dor e incômodo na região do ombro e braço, que também pode irradiar para a região cervical (pescoço) ou para as escápula (costas)
  • Dor noturna; uma das principais queixas do paciente é dor à noite, isto é, dor ao deitar para dormir.

Quais são os movimentos da Artrocinematica?

Artrocinematicamente falando, quando uma articulação se move, cinco tipos de movimento podem ocorrer entre as duas superfícies: giro (ou torção, ou rotação), rolamento (ou balanço), tração, compressão e deslizamento (ou escorregamento).

Artigo anterior
Qual E-mail da Dataprev?
Artigo seguinte
Quantos dias úteis Tem outubro 2021?