Como se escreve a muitos anos ou há muitos anos?

Perguntado por: Diogo Sérgio Cruz Amaral  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (32 avaliações)

O correto é: há muitos anos. Dica! Para saber se é correto escrever há, substitua por faz e verifique se mantém o sentido.

Estou a 3 anos ou estou há 3 anos?

Esta é fácil: use "a" para tempo futuro e "há" para tempo passado.

Quando se usa há a ou a?

Note que, enquanto “há” costuma estar presente no sentido de tempo passado, “a” pode estar presente em locuções no sentido de tempo futuro. Veja: Nós chegamos HÁ dez minutos. Nós vamos chegar daqui A dez minutos.

Quando usar a com H?

Devemos usar o "há" quando o verbo haver é impessoal – sem sujeito – e o seu sentido é de existir. O "há" representa uma forma do verbo haver. Se surgir dúvida entre o há ou a, deve se usar o "há" quando o verbo haver assumir o sentido de existir.

Como se escreve a 20 anos atrás?

Embora seja comumente utilizada pelos falantes da língua portuguesa, a expressão há vinte anos atrás é considerada como um pleonasmo vicioso. A expressão correta é há vinte anos.

Qual é o certo? "A muitos anos" ou "há muitos anos"?

18 questões relacionadas encontradas

É correto escrever há dez anos atrás?

A expressão “há dez anos atrás” é um exemplo desse erro. O verbo haver impede a palavra atrás em seguida sempre que estiver relacionado a tempo, à ação que já se passou. Há, portanto, duas formas corretas para a frase: “há dez anos” ou “dez anos atrás”.

Como se escreve há 4 anos atrás?

Há anos é a forma mais usada, indicando tempo passado, ou seja, tempo que já decorreu: Eu não o vejo há anos!

Qual é a diferença existente entre Ae A?

Nesse caso, podemos substituir o HÁ pelo verbo existir: “Existem dúvidas na prova”. Na frase “Há muito tempo não o vejo”, também é com agá, pois podemos dizer: “Faz tempo que não o vejo”. Já na frase “Estamos a dois minutos de casa”, o A deve ser escrito sem agá, pois não pode ser substituído por um verbo.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Quando se usa os três pontos?

  1. a) As reticências são usadas para indicar dúvidas ou hesitação de quem fala. ...
  2. b) Interrupção de uma frase gramaticamente incompleta. ...
  3. c) Ao fim de uma frase completa para prolongar a ideia. ...
  4. d) Para indicar supressão, ou seja, ausência de palavras. ...
  5. e) No início ou no meio de uma citação para indicar supressão de partes.

Estou a dez anos ou estou há dez anos?

A construção correta é há dez anos.

O verbo haver traz consigo o sentido de «tempo decorrido», pelo que a ideia de passado já está absolutamente clara nesta expressão. Há dez anos já significa «há dez anos atrás».

Como saber se a frase está correta?

O FLiP é um dos mais populares corretores ortográficos da língua portuguesa, tanto no Brasil quanto em Portugal. Ele funciona de forma simples: basta inserir o texto na caixa e clicar para a verificação. Em segundos, ele indicará os erros ortográficos e sintáticos da escrita.

Qual o certo a muito tempo ou há muito tempo?

Assim, o correto é dizer: Há pouco tempo a vi na sua casa. Eu não a vejo há muito tempo. Ele chegou há pouco tempo. A utilização de “atrás” é redundante e deve ser evitada, principalmente na escrita, uma vez que o verbo “haver” (empregado no sentido de tempo decorrido) já possui essa significação.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual é a diferença de porque é por quê?

No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.

Como usar o porquê?

Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.

É certo falar há um ano atrás?

Há um ano atrás: Está errado, pois, "Há" indica o passado, consequentemente não tem necessidade de ser usado o "atrás". Há um ano: É forma correta a ser usada em uma oração. Exemplos: “Há um ano que não bebo cerveja.”

Como se escreve há cinco anos atrás?

A expressão há dez anos, sem o advérbio atrás, é a forma mais correta.
...
Formas desaconselhadas:
  1. há dez anos atrás;
  2. há cinco anos atrás;
  3. há vinte anos atrás;
  4. há muitos anos atrás;
  5. há vários anos atrás;
  6. há alguns anos atrás;
  7. há poucos anos atrás;

Como escreve a cinco anos?

Convém explicar melhor. Quando nos referimos a um tempo passado, cinco anos atrás, empregamos o verbo “haver”, que indica tempo decorrido e, sendo impessoal, não é flexionado: tanto faz que se trate de uma hora ou de quinhentos anos, fica sempre no singular.

Faz cinco anos ou fez cinco anos?

A maneira certa de escrever é foram, com “m” no final. Ela indica a ação de alguém ou uma característica de determinada pessoa.

O que significa a palavra anos a fio?

Não existe propriamente a locução “anos a fio”. O que há é a locução “a fio”, que significa “seguidamente, sem interrupção, sem descanso”, e que pode vir acompanhada de medidas de tempo variadas: “horas a fio”, “dias a fio”, “semanas a fio” etc.

Está a quanto tempo ou está há quanto tempo?

Há ou a na expressão de tempo. Há é usado para indicar tempo passado. A é usado para indicar tempo futuro.

Como se escreve há tempos?

HÁ TEMPO = O verbo haver em há tempo indica tempo decorrido e pode ser substituído por faz: Estamos morando em Aracaju há tempo.

Como se escreve corretamente a frase?

A arte de escrever bem
  1. Mantenha a coesão e coerência. ...
  2. Conte uma história interessante. ...
  3. Torne o artigo fácil de ler. ...
  4. Evite palavras muito complexas. ...
  5. Fuja da “linguagem de call center” ...
  6. Use figuras de linguagem. ...
  7. Use analogias. ...
  8. Use citações.

Como pontuar de forma correta?

Usar cada sinal gráfico (ponto, vírgula, exclamação, ponto e vírgula, dois pontos, aspas, reticências etc) da forma correta é o primeiro passo para garantir um bom texto, portanto, é necessário estudar o que cada sinal significa no texto.

Artigo anterior
Porque o Whey Protein dá gases?
Artigo seguinte
Qual a estrutura de uma frase?