Quais são os pressupostos do processo de execução?

Perguntado por: Iris Mendes Silva  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 5/5 (21 avaliações)

Os pressupostos da ação de execução são: legitimidade, competência, inadimplemento, título executivo judicial ou extrajudicial liquído, certo e exigível, estes são apurados quando realizado o juízo de Page 2 2 admissibilidade do processo, que é o exame de formalidade, a qual analisa se houve ou não o cumprimento das ...

Quais os pressupostos de existência e validade do processo de execução?

Os pressupostos de existência subdividem-se em subjetivos e em objetivos. Os primeiros são compostos de: um órgão jurisdicional e da capacidade de ser parte (aptidão de ser sujeito processual). O pressuposto processual de existência objetivo é a própria demanda (ato que instaura um processo, ato de provocação).

Quais são os pressupostos processuais novo CPC?

Pressupostos processuais são requisitos de existência, validade e eficácia do processo, sendo sua presença (no caso dos pressupostos positivos) ou a sua ausência (no caso dos pressupostos negativos) indispensáveis para que o juiz profira a sentença de mérito.

Quais são os princípios específicos do processo de execução?

Quanto aos princípios da execução, existem princípios específicos que só vigoram no processo executivo, compondo este quadro os seguintes princípios: nulla executio sine titulo, desfecho único, disponibilidade da execução, menor onerosidade, patrimonialidade, ultilidade, lealdade e boa-fé processual, atipicidade dos ...

Quanto aos princípios constitucionais do processo também aplicáveis ao processo de execução?

Resumo: Os princípios que regem o direito processual são aplicáveis também ao processo executivo, sendo ainda parte integrante os princípios gerais do direito processual, como os princípios constitucionalmente instituídos do devido processo, do contraditório, da ampla defesa, da isonomia, dentre outros.

PRESSUPOSTOS PROCESSUAIS DE EXISTÊNCIA | Processo | Direito Processual Civil - AULA 3

45 questões relacionadas encontradas

Qual é o objetivo do processo de execução?

O PROCESSO DE EXECUÇÃO

A tutela executiva busca a satisfação ou realização de um direito já acertado ou definido em título judicial ou extrajudicial, com vistas à eliminação de um inadimplemento. Essa espécie de tutela jurisdicional exercida mediante execução forçada atua unicamente em favor do credor.

Quais são os pressupostos processuais da ação?

Os pressupostos processuais objetivos intrínsecos são elementos internos do processo. São eles: demanda, petição inicial apta, citação válida e regularidade formal.

O que são os pressupostos processuais?

Os pressupostos processuais podem ser conceituados como exigências ou requisitos legais para o estabelecimento e desenvolvimento válido do processo como relação jurídica. Tais requisitos podem ser divididos em pressupostos de existência e pressupostos de validade.

Quais são os pressupostos processuais de validade?

Pressupostos Processuais de Validade (Intrínsecos)
  • Competência (Absoluta) ( – Juízo) A incompetência relativa não conduz à invalidade. ...
  • Imparcialidade (- Juiz) ...
  • Capacidade e Legitimidade Processual ( – Partes) ...
  • Petição Inicial Válida.
  • Citação Válida.

Quais os pressupostos processuais de constituição e validade do processo?

Os pressupostos de existência válida ou de desenvolvimento regular do processo são subjetivos e objetivos. Os subjetivos se relacionam aos sujeitos do processo: juiz e partes e compreendem: competência do juiz para a causa; capacidade civil das partes; a representação do advogado.

São pressupostos específicos de existência da execução trabalhista?

São eles: do título, da patrimonialidade, do resultado, da utilidade, da economia ou modo menos gravoso, da onerosidade e da disponibilidade da execução.

São considerados pressupostos da execução trabalhista?

Dentre os pressupostos processuais, que são os requisitos de existência, validade e desenvolvimento da execução, podemos destacar a competência do órgão que processará a execução, e o título, que deve se revestir da forma prevista em lei. Dispõe o art.

São pressupostos processuais de validade positivos?

Os pressupostos processuais positivos têm que estar presentes para que o processo possa existir e ser válido. Então, por exemplo, sem citação não tem processo. Para que o processo exista é preciso que aconteça a citação do réu. Sem a imparcialidade do juiz o processo é nulo.

São três os pressupostos processuais intrínsecos?

São três os pressupostos processuais intrínsecos:

(A) juiz competente, capacidade postulatória e litispendência.

Quais são os pressupostos processuais da ação penal?

Já os pressupostos processuais de validade são: a competência do órgão, a capacidade processual das partes, e a capacidade postulatória (estes denominados positivos por Paulo Rangel). Também a suspeição, a ausência de impedimento do juiz, a litispendência e a coisa julgada (estes denominados negativos).

O que é pressuposto jurídico?

No sentido comum, não jurídico, pressuposto quer dizer aquilo que está implícito, requisito de algo, aquilo que é subentendido. Para a idéia jurídica, pressuposto traz a noção daquilo que é fundamental para o regular desenvolvimento da demanda.

Quais são os pressupostos processuais objetivos dos recursos?

Pressupostos de Admissibilidade dos Recursos

No processo civil os pressupostos intrínsecos são: cabimento, interesse recursal, a inexistência de fato impeditivo ou extintivo do direito de recorrer e legitimidade de recorrer. Já os extrínsecos são: preparo, regularidade formal e a regularidade formal.

Quanto aos pressupostos processuais é correto afirmar?

Os pressupostos processuais são os requisitos a serem preenchidos para que o processo possa ter um desenvolvimento válido e regular. Se as condições da ação foram preenchidas, estará prejudicada a análise dos pressupostos processuais, por perda de objeto.

Quais os requisitos da ação?

Entendemos, portanto, que na concepção do CPC de 1973 as "condições da ação" são requisitos processuais, quais sejam: legitimidade, interesse de agir e possibilidade jurídica do pedido, imprescindíveis para o regular trâmite processual e eventual julgamento do mérito.

Quais são os elementos da ação?

A ação é composta por três elementos: as partes, o pedido e a causa de pedir. O CPC, em seu art. 337, § 2º, disciplina que uma ação é idêntica a outra quando possui as mesmas partes, a mesma causa de pedir e o mesmo pedido.

O que é o processo de execução?

A execução é um processo que tramita perante o Poder Judiciário, visando ao cumprimento da obrigação que o devedor não adimpliu espontaneamente. Por meio da execução, o patrimônio do devedor pode ser penhorado para o pagamento da dívida.

Quais os objetivos do cumprimento de sentença e do processo de execução?

Por fim, a execução e cumprimento de sentença e ação de execução, apesar de serem instrumentos processuais diferentes contam com o mesmo objetivo: fazer com que o devedor satisfaça a sua obrigação perante a lei e, consequentemente, que o credor tenha o seu direito satisfeito.

O que é procedimento de execução?

É a efetivação de qualquer prestação relacionada a dar algo, fazer, não fazer e pagar quantia. Processo é o conjunto de atos objetivando uma norma jurídica que pode ser: administrativa, legislativa e jurisdicionada, através da sentença.

Quais os pressupostos de validade negativa é positivo?

Os pressupostos processuais responsáveis pela validade da relação processual podem ser classificados sob dois aspectos distintos: os pressupostos positivos, que devem estar presentes no processo, e os pressupostos negativos, cuja ausência é necessária para a validade da relação processual.

Não é considerado pressuposto de validade do processo?

As situações que não devem existir como pressupostos de validade do processo são: litispendência; coisa julgada material; perempção; transação; convenção de arbitragem; não pagamento das custas do processo, em demanda idêntica e anterior, extinto sem resolução de mérito.

Artigo anterior
O que é película de privacidade?
Artigo seguinte
O que diz o Código do consumidor sobre garantia?