O que é um argumento dedutivo e indutivo?

Perguntado por: Simão Amaral Oliveira  |  Última atualização: 23. Januar 2025
Pontuação: 5/5 (50 avaliações)

Diferença entre argumentos dedutivos e argumentos indutivos argumentos dedutivos têm a conclusão necessariamente verdadeira, se as premissas forem verdadeiras; argumentos indutivos têm a conclusão provavelmente verdadeira, se as premissas forem verdadeiras.

O que é um argumento indutivo?

É um tipo de argumento indutivo em que se parte da observação de certas características comuns a vários membros de um dado grupo ou classe de coisas (uma parte ou amostra do universo em causa) para concluir que todos os membros desse grupo ou classe de coisas têm também tal característica.

O que é um argumento dedutivo de exemplo?

Os argumentos estão tradicionalmente divididos em DEDUTIVOS e INDUTIVOS. ARGUMENTO DEDUTIVO: é válido quando suas premissas, se verdadeiras, a conclusão é também verdadeira. Premissa : "Todo homem é mortal." Premissa : "João é homem."

O que é o método dedutivo e indutivo?

O raciocínio indutivo está ligado à ideia de que, existindo uma tendência ou existindo um padrão, seja possível fazer uma generalização. Quando se trata do raciocínio dedutivo, estamos falando de, a partir de fatos, deduzir outros fatos.

O que é método dedutivo exemplo?

O método dedutivo é uma estrutura de pensamento lógico que permite testar a validade de informações já existentes. Ele é utilizado para resolução de problemas de física e matemática, por exemplo, que necessitam da aplicação prática de conceitos ou premissas gerais em situações específicas.

Argumentos Dedutivos e Indutivos - Brasil Escola

20 questões relacionadas encontradas

Quais as 4 regras do método dedutivo?

Os raciocínios providos pelo método dedutivo são como encanamentos desobstruídos, quando entra verdade (premissas verdadeiras), sai verdade (conclusões verdadeiras), quando entra falsidade (ao menos uma premissa falsa), sai falsidade (conclusão falsa).

Onde é usado o método indutivo?

É um método de investigação utilizado pela ciência baseado no raciocínio da indução. Ele parte de uma questão mais específica para se chegar em conclusões mais generalizadas, sendo bastante utilizada nas ciências experimentais.

Como fazer um argumento dedutivo?

Um argumento é dedutivo quando suas premissas são as provas conclusivas da veracidade da conclusão. Premissa: Todo aluno é brasileiro. Premissa: Todo brasileiro é inteligente. Conclusão: Logo, todo aluno é inteligente.

Quais são as 4 formas de raciocínio?

Eles são o raciocínio Dedutivo (Deduz), Indutivo (Induz) e Abdutivo (Abduz).

Quais são os três tipos de argumentos?

Quais os três principais tipos de argumentação?
  • 1- Argumentos de autoridade.
  • 2-Argumentos de comprovação.
  • 3- Argumentos de exemplificação.

Quais são os tipos de argumentos?

Quais são os 5 tipos de argumentos?
  • Argumento de autoridade. ...
  • Argumento por evidência (ou por comprovação) ...
  • Argumento por comparação (ou por analogia) ...
  • Argumento por causa e consequência. ...
  • Argumento por ilustração (ou exemplificação)

Qual e a finalidade do argumento dedutivo?

O silogismo ou argumento dedutivo é aquele que procede de proposições cada vez mais universais para proposições particulares, proporcionando o que chamamos de demonstração, pois que sua inferência (a conclusão é extraída das premissas) é a inclusão de um termo menos extenso em outro de maior extensão.

Quais as 3 etapas do método indutivo?

O método indutivo é um método cientifico que obtém conclusões gerais a partir de premissas individuais. Caracteriza-se por quatro etapas básicas: a observação e o registro de todos os fatos, a análise e a classificação dos fatos, a derivação indutiva de uma generalização a partir dos fatos e a contrastação/verificação.

Como fazer um estudo indutivo?

Observação: Descobrir o que diz.
  1. Faça as perguntas do lead. ...
  2. Marque palavras-chave e frases. ...
  3. Faça listas. ...
  4. Preste atenção em contrastes e comparações. ...
  5. Tome nota de expressões de tempo. ...
  6. Preste atenção a localidades geográficas. ...
  7. Marque termos de conclusão. ...
  8. Identifique os temas dos capítulos.

O que significa a palavra indutiva?

1. Que procede por indução. 2. Que induz.

Quais as duas partes do método indutivo?

De acordo com o indutivista, a ciência começa com a observação. A observação, por sua vez, fornece uma base segura sobre a qual o conhecimento científico pode ser construído, e o conhecimento científico é obtido a partir de proposições de observação por indução.

O que Bacon defendia?

Bacon visava a uma reforma filosófica que garantisse o progresso das ciências contra a escolástica. Assim, seu pensamento crítico tinha como objetivo libertar o homem de preconceitos, fantasias e superstições que impediriam a construção do verdadeiro conhecimento. Nesse contexto, encontramos sua teoria dos ídolos.

O que é método indutivo para Aristóteles?

O método indutivo aristotélico refutado por Bacon é, como vimos, a indução por enumeração, a generalização a partir de poucos exemplos, que são escolhidos para comprovar a conclusão. O método indutivo que Bacon propõe destaca os exemplos desfavoráveis à conclusão.

Quem inventou o método indutivo?

A indução é um dos métodos adotados pela ciência, sendo útil para guiar pesquisas. O responsável por elaborar essa estratégia de observação foi o filósofo inglês Francis Bacon (1561- 1626), um dos mais consagrados pensadores da Filosofia Moderna e considerado o “pai do método experimental".

Como Descartes justifica a existência de Deus?

Ela consiste em mostrar que, porque existe em nós a simples ideia de um ser perfeito e infinito, daí resulta que esse ser necessariamente tem que existir. Descartes conclui que Deus existe pelo facto de a sua ideia existir em nós.

Artigo anterior
Quanto tempo demora para receber Nota MT?
Artigo seguinte
O que e ip?