Quais são os órgãos homólogos masculinos e femininos?

Perguntado por: Telmo Luís Paiva Azevedo Pereira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (37 avaliações)

Os gametas são produzidos nas chamadas gônadas, sendo os testículos as gônadas masculinas e os ovários as gônadas femininas. Os testículos produzem os espermatozoides, enquanto os ovários produzem os ovócitos secundários, chamados popularmente de óvulos.

Quais são os órgãos homólogos masculinos?

Um exemplo interessante de homologia é dos órgão genitais humanos. O clitóris, por exemplo, é homólogo ao pênis do homem, os grandes lábios também são homólogos, mas do escroto, os ovários são homólogos dos testículos e assim por diante. O importante é que todos os órgãos genitais não tiveram origens distintas.

O que é um órgão homólogo?

Quando organismos de espécies diferentes apresentam órgãos que possuem a mesma origem embrionária e desempenham a mesma função ou não, dizemos que os órgãos são homólogos.

Qual órgão é Embriologicamente homólogo ao pênis?

Clitóris: órgão localizado acima da abertura vaginal. É constituído por tecido com grande número de terminações nervosas, sensível a estímulos. É homólogo ao pênis.

O que são órgãos homólogos porque essas estruturas constituem?

Os órgão homólogos são aqueles que podem ou não realizar a mesma função, porém apresentam uma estrutura básica igual e mesmo desenvolvimento embrionário. Isso quer dizer, portanto, que os indivíduos que apresentam esses órgãos possuem ancestralidade compartilhada.

Órgãos Homólogos e Órgãos Análogos - Evidências Evolutivas - Anatomia Comparada - Evolução

33 questões relacionadas encontradas

Porque os testículos são semelhantes aos ovários?

Têm função de glândula produzindo hormônios masculinos. Sua função é homóloga a dos ovários das fêmeas.

Onde os espermatozóides adquirem a mobilidade?

Após a formação dos espermatozoides nos túbulos seminíferos, eles são encaminhados ao epidídimo através de ductos deferentes. No epidídimo eles ganham mobilidade e ficam armazenados até serem eliminados na ejaculação.

Qual é a função das células de Sertoli e Leydig?

As células de Leydig liberam hormônios denominados androgénios. Secretam testosterona, androstediona e dehidroepiandrosterona (DHEA) em resposta à LH do homem. Células de Sertoli sustentam e protegem as células germinativas, participam de sua nutrição e auxiliam na liberação de espermatozóides maduros.

O que são órgãos homólogos e por que essas estruturas constituem um argumento a favor do evolucionismo?

Órgãos homólogos são aqueles que apresentam mesma origem embrionária, mas nem sempre a mesma função. Esses órgãos são essenciais nos estudos evolutivos, uma vez que espécies que possuem essa característica certamente possuem certo grau de parentesco, ou seja, possuem um ancestral comum.

O que são estruturas homólogas exemplos?

Estruturas homólogas

A definição mais correta para homologia seria: São estruturas de indivíduos, de espécies diferentes ou não, que foram herdadas de um ancestral comum. O braço do homem é homólogo à pata dianteira do cavalo. A asa do morcego é homóloga à nadadeira da baleia.

O que é um par de estruturas homólogas?

As asas de um morcego e as asas de um inseto apresentam a mesma função, entretanto, não possuem a mesma origem embrionária. Sendo assim, essas estruturas podem ser consideradas: a) homólogas. ... Chamamos de estruturas ou órgãos análogos aqueles que possuem a mesma função, mas não apresentam a mesma origem.

Quais são os órgão sexuais?

Os órgãos internos são: vagina, ovários, trompas de Falópio e útero (ou tubas). Os órgãos externos são: monte de Vênus (monte púbico) e vulva, que engloba os grandes lábios, os pequenos lábios e o clitóris. O sistema reprodutor feminino, além de produzir os hormônios sexuais e óvulos, é onde se dá a fecundação.

Como é órgão masculino?

Os órgãos que compõem o sistema reprodutor masculino são: uretra, pênis, vesícula seminal, próstata, canais deferentes, epidídimo e testículos.

O que é reprodutores?

O sistema reprodutor, também chamado de genital, garante a reprodução. Nesse sistema, encontramos estruturas que produzem os gametas, especializadas em garantir a cópula e, no caso do sistema reprodutor feminino, o órgão em que é gerado o bebê.

O que são órgãos homólogos e análogos de um exemplo de analogia e homologia?

A asa de um morcego e a asa de uma ave são exemplos de característica análoga. Importante: As asas dos morcegos e das aves são consideradas análogas quando nos referimos a asas, mas são consideradas homólogas quando analisamos membros anteriores.

São exemplos de órgãos análogos?

Um exemplo de órgãos análogos são as asas das aves e dos insetos que, apesar de distintas quanto à estrutura e origem embrionária, têm a mesma função: permitir o voo.

O que são órgãos vestigiais dê exemplos?

Designação de um órgão ou parte de um órgão que apresenta regressão no seu tamanho através da evolução da espécie, por ser desnecessário ou de muito pouca utilidade. São exemplo de órgãos vestigiais o apêndice cecal nos seres humanos e as asas do avestruz.

Qual estrutura e homóloga ao pênis?

O clitóris é uma estrutura erétil, homóloga ao pênis. Está situada abaixo da comissura labial anterior, parcialmente escondida entre as extremidades anteriores dos pequenos lábios.

O que são estruturas análogas?

Duas estruturas são consideradas análogas quando possuem a mesma função ou se assemelham morfologicamente, mas não estão relacionadas evolutivamente.

O que é analogia na biologia?

O conceito de analogia se refere a organismos de diferentes espécies que possuem estruturas biológicas semelhantes, mas que não possuem uma mesma origem embrionária.

Quais são as evidências a favor da evolução?

As principais evidências da evolução são os registros fósseis e as semelhanças anatômicas, fisiológicas, celulares e moleculares entre os seres vivos. Segundo as teorias evolutivas, a vida surgiu no planeta e desde então espécies têm surgido, desaparecido e mudado ao longo do tempo.

Qual é a diferença entre a teoria de Darwin e Lamarck?

Na teoria de Darwin, o principal conceito referenciado pelos autores é o da seleção natural, e, na de Lamarck, a herança dos caracteres adquiridos.

Qual é a função das células de Sertoli?

As células de Sertoli têm diversas funções como: controle da maturação e da migração das células germinativas; síntese de proteínas e esteróides estão envolvidas no controle da passagem das secreções entre compartimentos tubulares e intersticiais e, formam a barreira hemato-testicular.

Qual é a função das células de Leydig?

Células de Leydig. Células de Leydig são células testiculares que produzem a testosterona em resposta à hormona luteinizante (LH) da hipófise. Encontram-se no espaço intersticial dos testículos, entre os túbulos seminíferos.

Qual a principal função da célula de Leydig?

As células de Leydig segregam hormonas masculinas, sobretudo a testosterona, que induz o desenvolvimento dos órgãos genitais. Esta hormona é responsável pelo aparecimento e manutenção dos caracteres sexuais secundários, na puberdade.

Artigo anterior
Quais os impactos negativos?
Artigo seguinte
Quais são os tratamentos para eliminar cor e turbidez?