Qual o sentido do verbo responder?
Perguntado por: Alícia Jéssica Figueiredo de Pereira | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.4/5 (68 avaliações)
a) Quando o verbo responder possui o sentido de “dar resposta”, “dizer ou escrever em resposta”, é um verbo transitivo que exige: um objeto indireto em relação à pergunta.
Qual sentido do verbo?
O verbo, na Gramática da Língua Portuguesa, designa a classe de palavras que indicam ação, uma situação ou mudança de estado. ... Verbo é uma palavra com origem no termo em Latim "verbum", que significa "palavra".
Qual a classificação do verbo responder?
O verbo responder atua, maioritariamente, como verbo transitivo indireto, com regência da preposição a. Pode, contudo, em algumas situações, atuar como verbo transitivo direto, sem a regência de uma preposição, e como verbo transitivo direto e indireto, quando houver a presença de dois complementos verbais.
Qual a transitividade do verbo responder?
O verbo responder pode ser classificado como intransitivo (que não necessita de complemento), transitivo indireto (complementado por objeto indireto) e transitivo direto (complementado por objeto direto).
Qual o sentido do verbo perdoar?
Significado de Perdoar
verbo transitivo direto e bitransitivo Não cobrar uma dívida; relevar os erros de alguém; desculpar: perdoei os débitos; perdoei a dívida do cliente. verbo transitivo direto Não gastar; guardar dinheiro; poupar: não perdoou sua herança para criar os filhos. Etimologia (origem da palavra perdoar).
Dicas de Português Para Concursos / Regência do Verbo Responder #36
O que significa o perdão na Bíblia?
“Perdoar é permitir que a pessoa se aproxime” (Efésios 2, 13). Perdoar é uma união de arrependimento e sacrifício. Só há perdão se uma das partes estiver de fato arrependida e a outra verdadeiramente disposta a sentir a compaixão.
Qual a regência verbal do verbo perdoar?
Transitivo direto e indireto (perdoar alguma coisa a alguém): O patrão perdoou aos empregados as falhas cometidas. Deus lhes perdoou os pecados. A lei perdoou a dívida aos devedores.
Como identificar um verbo transitivo indireto?
O verbo é transitivo indireto quando o complemento está ligado ao verbo de forma indireta. Neste caso, o uso da preposição é obrigatória. São aqueles que necessitam de um objeto indireto para dar sentido a uma frase. Sem o objeto indireto ela fica incompleta.
O que é transitividade verbal 7 ano?
A transitividade verbal é a relação estabelecida entre o verbo e outros termos da oração, caracterizando-o como transitivo direto, transitivo indireto ou bitransitivo.
O que é verbo transitivo direto exemplos?
Os verbos transitivos diretos e indiretos são aqueles que exigem dois complementos, um dos quais sem e outro com preposição obrigatória. Exemplo: Carlos ofereceu chocolates à Milena. Carlos ofereceu. Carlos ofereceu o quê a quem?
Como conjugar o verbo responde?
- Presente. eu. respondo. tu. respondes. ...
- Pretérito Perfeito. eu. respondi. tu. ...
- Pretérito Imperfeito. eu. respondia. tu. ...
- Pretérito Mais-Que-Perfeito. eu. respondera. tu. ...
- Futuro. eu. responderei. tu. ...
- Presente. que eu. responda. que tu. ...
- Pretérito Imperfeito. que eu. respondesse. que tu. ...
- Futuro. se eu. responder. se tu.
Quais são os tipos de modos verbais?
Chamamos de modos verbais as atitudes expressas no momento da fala ou da escrita. São classificados em modo indicativo, modo subjuntivo e modo imperativo.
Qual é a importância do verbo?
O verbo é o elemento que determina o acontecimento fundamental no qual todas as outras palavras de todas as outras classes gramaticais se relacionam. Por exemplo: ... Devido a essa importância, o verbo é, sem dúvida, a parte da gramática mais importante de ser estudada.
O que é verbo é um exemplo?
Verbos são palavras que indicam ações, estados, processos ou fenômenos, ou seja, que indicam acontecimentos representados no tempo. Existem verbos regulares, irregulares, anômalos, defectivos, impessoais, unipessoais, abundantes, de ligação, auxiliares, pronominais, reflexivos, transitivos e intransitivos.
O que é transitividade dos verbos?
- Transitivo: é o verbo considerado de sentido incompleto, que exige complemento que lhe integre o sentido. Esse pode ou não vir revelado na oração. - Transitivo direto: é aquele que vem acompanhado de um objeto sem preposição obrigatória (objeto direto ou objeto direto preposicionado).
O que é transitividade verbal 8 ano?
A transitividade verbal é o processo por meio do qual a ação verbal se transmite (ou transita) a outros termos da oração que atuam como seus complementos (os objetos).
O que é complemento verbal e exemplos?
Falar de complemento verbal é falar de objeto direto e objeto indireto. Veja exemplos de frases com complementos verbais: Aviões podem voar porque possuem asas. (Asas é o objeto direto do verbo possuir.)
O que é um verbo transitivo indireto exemplos?
Os Verbos Transitivos Diretos e Indiretos são aqueles que necessitam de dois complementos: um sem preposição (objeto direto) e um com preposição (objeto indireto). Exemplos: Apresentou as condolências aos familiares. Emprestei a coleção à minha colega.
Quais são os verbos transitivos indireto?
Verbos transitivos indiretos são verbos que necessitam de um objeto indireto para completar o seu sentido, permanecendo com sentido incompleto sem esse complemento. Um verbo transitivo indireto necessita obrigatoriamente de uma preposição para estabelecer regência verbal com o objeto indireto.
O que é um verbo intransitivo indireto?
Verbos que não precisam de complemento
As ações propagadas pelos verbos intransitivos têm início e fim no próprio sujeito, não sendo necessário complementos verbais para completar o seu sentido. Dessa forma, os verbos intransitivos não criam transitividade verbal com um objeto direto e com o objeto indireto.
Quem perdoa perdoa alguém ou a alguém?
Transitivo indireto (perdoar a alguém): A Receita perdoa aos devedores. Deus perdoa aos pecadores. Perdoou aos assassinos do filho. Transitivo direto e indireto (perdoar alguma coisa a alguém):O patrão perdoou aos empregados as falhas cometidas.
Como identificar o verbo intransitivo?
Verbos Intransitivos são aqueles que não necessitam de complemento porque têm sentido completo. Por esse motivo, eles conseguem formar o predicado sozinhos. Exemplos: Carmem morreu.
Qual a regência do verbo aspirar?
Quando o verbo aspirar possui o sentido de “pretender”, “desejar”, é transitivo indireto e possui como complemento um objeto indireto introduzido pela preposição a (ou por). Nesse caso, o objeto indireto não pode ser substituído pelo pronome oblíquo lhe, mas, sim, por “o(s)” e “a(s)”.
Porque os judeus usavam tunicas?
Qual o benefício do capim santo?