O que é restrição de chave estrangeira?

Perguntado por: Leandro Afonso Mendes Pinheiro Leal  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.6/5 (53 avaliações)

A restrição de chave estrangeira especifica que o valor da coluna (ou grupo de colunas) deve corresponder a algum valor existente em uma linha de outra tabela. Diz-se que a chave estrangeira mantém a integridade referencial entre duas tabelas relacionadas.

O que é chave estrangeira exemplo?

Uma chave estrangeira é chamada quando há o relacionamento entre duas tabelas. Sempre em chave estrangeira vai haver relacionamentos entre tabelas, por exemplo, se uma tabela que tem uma chave primária de outra tabela.

Onde fica a chave estrangeira?

Resumindo: A chave estrangeira vai fica sempre na tabela que vai buscar a outra ou seja a tabela que contem algum campo identificando ou referindo outra tabela.

Como funciona uma chave estrangeira?

Chave estrangeira (foreign key) é o campo que estabelece o relacionamento entre duas tabelas. Assim, uma coluna corresponde à mesma coluna que é a chave primária de outra tabela. Dessa forma, deve-se especificar na tabela que contém a chave estrangeira quais são essas colunas e à qual tabela está relacionada.

Como desabilitar uma chave estrangeira?

Para desabilitar uma restrição de chave estrangeira para instruções INSERT e UPDATE
  1. No Pesquisador de Objetos, expanda a tabela com a restrição e expanda a pasta Chaves .
  2. Clique com o botão direito do mouse na restrição e selecione Modificar.

BD: Aula 15 - Chaves: primária, estrangeira e candidata

32 questões relacionadas encontradas

Como desativar uma constraint no Oracle?

A primeira opção utiliza as palavras PRIMARY KEY e a segunda opção opta por desabilitar via nome de constraint. A terceira opção desabilita via MODIFY. No primeiro e no segundo caso, a palavra DISABLE pode ser procedida pelas palavras opcionais VALIDATE ou NOVALIDATE. O padrão é VALIDATE.

Porque há referência a ele em uma restrição foreign key?

Uma restrição FOREIGN KEY impede essa situação. A restrição impõe a integridade referencial ao garantir que não possam ser feitas alterações na tabela de chave primária se essas alterações invalidarem o link para os dados na tabela de chave estrangeira.

Quem recebe a chave estrangeira?

Em suma, a Chave Estrangeira nada mais é do que a Chave Primária de outra tabela. Portanto, quando você precisa da união entre duas ou mais tabelas, é ela quem possibilita a consulta e manipulação dos registros.

Qual a diferença entre primary key e foreign key?

O conceito básico de chave de um BD é que é uma ou mais colunas que distiguem uma linha das demais dentro de uma tabela, sendo esta chamada de chave primária (PK – Primary Key) ou para relacionar com outra tabela, chamada de chave estrangeira (FK – Foreign Key).

O que é a chave estrangeira no modelo relacional?

A chave estrangeira é um conjunto de atributos de uma relação que é usado para fazer referência a uma tupla de outra relação, correspondendo à chave primária da relação referenciada.

O que é chave estrangeira SQL?

Chave estrangeira, ou Foreign Key (FK), ou ainda chave externa é a chave que permite a referência a registros oriundos de outras tabelas. Ou seja, é o campo ou conjunto de campos que compõem a chave primária de uma outra tabela.

Em qual tabela colocar a chave estrangeira?

Tabelas do tipo InnoDB suportam restrições por chave estrangeira e o uso de stored procedures. Assim, se você quer modelar/desenvolver bancos implementando o recurso de chaves estrangeiras, suas tabelas terão que ser do tipo InnoDB.

Para que serve a chave primária?

Uma chave primária é um campo ou conjunto de campos com valores exclusivos por toda a tabela. Os valores da chave podem ser usados para se referir aos registros inteiros, porque cada registro tem um valor diferente para a chave. Cada tabela só pode ter uma chave primária.

O que é uma chave primária e qual a função dela?

A chave primária, ou Primary key (PK) é o identificador único de um registro na tabela. Pode ser constituída de um campo (chave simples) ou pela combinação de dois ou mais campos (chave composta), de tal maneira que não existam dois registros com o mesmo valor de chave primária.

Como identificar chave primária?

Portanto, uma chave primária nunca pode ter valor nulo, nem repetição. Simplificando, quando a chave primária é simples, ou seja, é formada por um único campo da tabela, esse campo não pode ter dois ou mais registros de mesmo valor e também não pode conter nenhum registro nulo.

Como definir uma chave candidata?

Uma chave candidata é um identificador único dentro de uma relação que garante que nenhuma tupla será duplicada. Vale ressaltar que uma chave candidata não necessariamente é uma chave primária: uma tupla pode ter várias chaves candidatas mas só uma chave primária.

Qual é a diferença entre uma chave é uma super chave?

Tanto a chave candidata, quanto a chave primária possuem o conceito da minimalidade, ou seja, o número mínimo de atributos necessários para identificar uma tupla no meio da relação. Se um conjunto de atributos que identifica as tuplas puder ser reduzido, trata-se de uma superchave.

O que é uma entidade fraca?

Esta é uma entidade que depende de outra para existir. Os tipos de entidades que não possuem atributos-chaves são denominados de fracas, diferente dos tipos de entidades que possuem (ao menos um) atributo-chave, denominadas entidades fortes (ou regulares).

O que é restrição de integridade referencial?

Uma restrição de integridade referencial é definida como parte de uma associação entre dois tipos de entidade. A definição de uma restrição de integridade referencial especifica as seguintes informações: O final principal de restrição. (Um tipo de entidade cuja chave de entidade é referenciada pela o final dependente.)

Como a chave estrangeira garante a integridade referencial do banco de dados?

Integridade referencial é um conceito relacionado à chaves estrangeiras. Este conceito diz que o valor que é chave estrangeira em uma tabela destino, deve ser chave primária de algum registro na tabela origem. Quando essa regra é desrespeitada, então temos o caso em que a integridade referencial é violada.

Qual a função do relacionamento no Access?

Você pode criar relações de tabelas explicitamente usando a janela Relações ou arrastando um campo do painel Lista de Campos. O Access usa relações de tabelas para decidir como unir tabelas quando você precisar usá-las em um objeto de banco de dados.

Como ter duas chaves primárias no Access?

Para selecionar mais do que um campo para criar uma chave composta, mantenha a tecla Ctrl premida e clique no seletor de linha para cada campo. No separador Estrutura, no grupo Ferramentas, clique em Chave Primária. É adicionado um indicador de chave à esquerda do campo ou campos que especificar como chave primária.

Como fazer uma relação no Access?

Criar uma relação de tabelas usando a janela Relações
  1. Na guia Ferramentas de Banco de Dados, no grupo Relações, clique em Relações.
  2. Na guia Design, no grupo Relações, clique em Adicionar Tabelas (ou Mostrar Tabela em Access 2013).
  3. Selecione uma ou mais tabelas ou consultas e clique em Adicionar.

Artigo anterior
Quantos mm tem o calibre 38?
Artigo seguinte
Qual a importância da elasticidade preço da demanda?