Quais são os objetivos de aprendizagem na Educação Infantil?

Perguntado por: Viviane Marques  |  Última atualização: 21. Oktober 2024
Pontuação: 4.5/5 (14 avaliações)

O principal objetivo é potencializar a capacidade intelectual, cognitiva e social das crianças de zero a três anos. É na educação infantil que os alunos em idade pré-escolar entre quatro a seis anos de idade aprendem a trabalhar a autonomia para interagir, questionar, comunicar-se, resolver problemas e refletir.

Quais são os objetivos de aprendizagem da BNCC?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) possui dois principais objetivos: proporcionar uma educação de qualidade, desenvolvendo a autonomia e o protagonismo dos alunos, e padronizar o ensino-aprendizagem, reduzindo, assim, as desigualdades educacionais na Educação Básica do Brasil.

Quais os objetivos da Educação Infantil de acordo com a BNCC?

Explorar o direito de participação e a autonomia das crianças, evidenciar seus desejos por meio da expressão oral, do registro escrito e dos desenhos; e estimular a auto-organização, expressa no planejamento das ações cotidianas.

Quais são os objetivos de aprendizagem?

Os objetivos de aprendizagem são descrições concisas, claramente articuladas do que os alunos devem saber e compreender, e do que sejam capazes de fazer numa fase específica de sua escolaridade.

Qual o objetivo da aprendizagem e desenvolvimento?

No Currículo da Cidade, os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento orientam-se pela Educação Integral a partir da matriz de saberes e indicam o que os estudantes devem alcançar a cada ano como resultado das experiências de ensino e de aprendizagem intencionalmente previstas para esse fim.

Autores da Pedagogia: Piaget, Vygostsky e Wallon | Pedagogia para Concurso

40 questões relacionadas encontradas

Quais são os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da faixa etária de 3 anos?

Reconhecer e diferenciar sons dos objetos sonoros e dos instrumentos musicais. Explorar possibilidades vocais a fim de perceber diferentes sons. Explorar novos materiais buscando diferentes sons para acompanhar canções que lhes são familiares. Imitar, inventar e reproduzir criações musicais.

Quais são as habilidades a serem desenvolvidas na Educação Infantil?

Andar, correr, pular, manusear objetos, compreender, ler, escrever, argumentar. Em cada fase da educação, além dos conteúdos que devem ser aprendidos, existe uma série de competências e habilidades que os alunos precisam desenvolver.

Quais são as principais características dos objetos de aprendizagem?

Flexibilidade e possibilidade de reutilização são algumas das características de um Objeto de Aprendizagem, que facilitam a disseminação do conhecimento, assim como sua atualização.

O que colocar em objetivos específicos no plano de aula?

Os objetivos específicos podem ser pensados como proposições referentes às mudanças comportamentais3 esperadas para um grupo em específico. Exemplo: “Ao término da aula, o aluno deverá ser capaz de identi- ficar a diferença entre teoria e discurso no texto pro- posto”.

São objetivos específicos da educação infantil?

Objetivos Específicos da Educação Infantil:

Descobrir e conhecer, progressivamente, seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar.

Quais são os 5 princípios básicos da educação infantil?

AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

São eles: Princípios éticos – valorização da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.

Quais são os 7 eixos da educação infantil?

Saiba o que são e qual a importância dos eixos da Educação...
  • Artes Visuais. Um dos eixos da Educação da Infantil é o trabalho com as Artes Visuais. ...
  • Música. ...
  • Movimento. ...
  • Matemática. ...
  • Linguagem oral e escrita. ...
  • Natureza e sociedade.

Quais os principais objetivos para os anos iniciais e finais de acordo com a BNCC?

Dominar as relações entre grafemas e fonemas; Saber decodificar palavras e textos escritos; Saber ler, reconhecendo globalmente as palavras; Ampliar a sacada do olhar para porções maiores de texto que meras palavras, desenvolvendo assim fluência e rapidez de leitura (fatiamento).

Quais são os 3 pilares da BNCC?

A BNCC na educação infantil está estruturada por 3 pilares essenciais:
  • Direitos de aprendizagem e desenvolvimento;
  • Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento;
  • Campos de experiências.

Quais são os 5 campos de experiência na Educação Infantil segundo a BNCC?

5° campo de experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Como fazer um plano de aula para a educação infantil de acordo com a BNCC?

Como construir um Plano de Aula de acordo com a BNCC
  1. Projetos.
  2. Sequências didáticas.
  3. Elabore o tema a partir da habilidade.
  4. Elenque os objetivos do Plano de Aula.
  5. Descreva as atividades detalhadamente.
  6. Levante os recursos necessários.
  7. Pense na forma de avaliação.

O que é objeto de conhecimento de acordo com a BNCC?

Objeto de conhecimento: anteriormente conhecido como conteúdo, diz respeito aos assuntos abordados ao longo de cada componente curricular, ou seja, aquilo que será o meio para o desenvolvimento das habilidades. Objetos de conhecimento, em Ciências, podem ser “Seres vivos no ambiente”, “Plantas”, “Usos do solo” etc.

São exemplos de objetos de aprendizagem?

Exemplos de objetos de aprendizagem. Objetos de aprendizagem são recursos educacionais – digitais ou não – usados para potencializar a transmissão do conteúdo. Como exemplos desses recursos, podemos citar podcasts, vídeos interativos, infográficos, flashcards, fóruns online, e-books, infográficos e simuladores.

Como fazer um objetivo de aprendizagem?

Como escrever objetivos de aprendizado eficientes
  1. Identifique o conceito ou habilidade que você quer que os alunos aprendam. ...
  2. Identifique o nível de entendimento que você quer que os alunos demonstrem. ...
  3. Selecione um verbo que seja demonstrável e mensurável para descrever o comportamento no nível apropriado de aprendizado.

Como elaborar um objeto de aprendizagem?

Para criar o seu, existem alguns passos importantes:
  1. Identifique o conteúdo abordado. ...
  2. Escolha que tipo(s) de recurso(s) usar: textos, áudio, vídeo, multimídia? ...
  3. Encontre a plataforma em que os alunos vão interagir com o OA. ...
  4. Estabeleça metas de aprendizagem e formas de avaliar rendimento. ...
  5. Torne o conteúdo replicável.

Quais as 10 competências da BNCC para educação infantil?

Quais são as 10 competências gerais da BNCC
  1. Conhecimento. ...
  2. Pensamento científico, crítico e criativo. ...
  3. Senso estético e repertório cultural. ...
  4. Comunicação. ...
  5. Cultura digital. ...
  6. Autogestão. ...
  7. Argumentação. ...
  8. Autoconhecimento e autocuidado.

O que é desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil?

O processo de aprendizagem, seja na educação infantil ou em qualquer fase da nossa vida, está diretamente ligado às mudanças. As mudanças levam ao desenvolvimento, que é justamente, o ato de descobrir para transformar, a partir do crescimento e das novas experiências do processo.

O que diz a BNCC sobre o brincar na educação infantil?

A BNCC afirma que o ato de brincar durante a infância promove a interação da criança com o seu cotidiano, proporcionando aprendizagens e potenciais para o seu desenvolvimento (BRASIL, 2018). Ao brincar diariamente, a criança amplia e diversifica seu acesso à cultura e conhecimentos (BRASIL, 2018).

O que é a educação infantil de acordo com a nova LDB?

208, inciso IV, estipula que o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de educação infantil, em creches e pré-escolas, às crianças de até 5 (cinco) anos de idade. Sobre o tema, a Lei Federal n. 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB), em seu art.

Artigo anterior
Quantas calorias tem três colheres de arroz?
Artigo seguinte
Quantas marchas tem a fazer 2006?