O que se entende por educação inclusiva?

Perguntado por: Jéssica Ema Faria Tavares  |  Última atualização: 11. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (7 avaliações)

Educação inclusiva é uma modalidade de educação que inclui alunos com qualquer tipo de deficiência ou transtorno, ou com altas habilidades em escolas de ensino regular.

O que é a educação inclusiva?

Educação inclusiva é um processo que busca recolocar na rede de ensino, em todos os seus graus, as pessoas excluídas (portadoras de necessidades especiais, de distúrbios de aprendizagem ou de deficiência, excluídas por gênero, cor ou outros motivos).

Qual é a importância da educação inclusiva?

A educação inclusiva é importante porque, diferentemente da educação especial, ela não separa o aluno do convívio e aprendizado dos estudantes de uma escola regular, permitindo que ele se desenvolva como parte integrante da sociedade.

O que é correto afirmar sobre a educação inclusiva?

Sendo assim, sobre a Educação Inclusiva, é correto afirmar: a) A educação inclusiva tem como prioridade a prática pedagógica tradicional, preparando os alunos para que consigam inserir-se no exigente e competitivo mercado de trabalho.

O que você entende por educação inclusiva e equitativa?

As dimensões de um projeto educacional inclusivo

Ela pressupõe a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças humanas, contemplando, assim, as diversidades étnicas, sociais, culturais, intelectuais, físicas, sensoriais e de gênero dos seres humanos.

Educação Inclusiva - O que você entende por educação inclusiva?

38 questões relacionadas encontradas

O que é educação equitativa?

Segundo os dicionários, trata-se de uma disposição para reconhecer imparcialmente o direito de cada um. Na educação, sempre ouvimos sobre a importância de respeitar o ritmo de aprendizado de cada aluno.

O que você entende por educação inclusiva o que é necessário para que ela ocorra Quais os desafios enfrentados na educação inclusiva?

Conceito de Educação Inclusiva:

Na escola inclusiva o processo educativo deve ser entendido como um processo social, onde todas as crianças portadoras de necessidades especiais e de distúrbios de aprendizagem têm o direito à escolarização o mais próximo possível do normal. Ou seja, uma modalidade de ensino para todos.

Quanto à educação inclusiva estaria correto afirmar exceto?

3) Quanto à Educação Inclusiva, estaria correto afirmar, EXCETO: C Na educação inclusiva não se espera que a escola se integre ao aluno, mas que este se transforme de maneira a se inserir na escola.

O que diz a lei sobre educação inclusiva?

Decreto nº 7.611 : declara que é dever do Estado garantir um sistema educacional inclusivo em todos os níveis e em igualdade de oportunidades para alunos com deficiência; aprendizado ao longo da vida; oferta de apoio necessário, no âmbito do sistema educacional geral, com vistas a facilitar sua efetiva educação, entre ...

Quais são os cinco princípios da educação inclusiva?

Toda pessoa tem o direito de acesso à educação. Toda pessoa aprende. O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular. O convívio no ambiente escolar comum beneficia a todos.

Por que a inclusão é importante?

Logo, a inclusão social aumenta a diversidade e favorece toda a sociedade. Além disso, a inclusão escolar fornece a possibilidade de indivíduos em grupos vulneráveis terminarem seus estudos e ascenderem socialmente.

Quais os objetivos do ensino inclusivo?

Seu principal objetivo é assegurar o acesso, a participação e a aprendizagem de todos os indivíduos, sem qualquer exceção. “Educação inclusiva é uma modalidade de ensino que permite a convivência e a integração das pessoas com deficiência dentro da escola regular garantindo a todos o direito à escolarização.

O que diz a LDB sobre a Inclusão?

No Artigo 58 da LDB fica subentendido o compromisso com a inclusão, pois é afirmado no §2º que o atendimento também poderá ser feito em escolas especializadas, contradizendo que “todos os seres humanos nascem livres e são iguais em dignidade e direitos” (Declaração Universal dos Direitos Humanos, artigo 1).

O que a Constituição Federal fala sobre a educação inclusiva e a modalidade da Educação Especial?

No Brasil, desde a Constituição Federal de 1988, os documentos oficiais legais e complementares, de normatização ou de orientação à política educacional, preveem que, aos alunos com necessidades educacionais especiais, sejam garantidos a educação e o atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede ...

O que diz a Constituição Federal de 1988 sobre educação inclusiva?

Educação Especial

208 da CF ), visando a plena integração dessas pessoas em todas as áreas da sociedade e o direito à educação, comum a todas as pessoas, através de uma educação inclusiva, em escola de ensino regular. como forma de assegurar o mais plenamente possível o direito de integração na sociedade.

O que é uma deficiência múltipla?

O termo deficiência múltipla tem sido utilizado, com freqüência, para caracterizar o conjunto de duas ou mais deficiências associadas, de ordem física, sensorial, mental, emocional ou de comportamento social.

O que é necessário para uma educação inclusiva?

Os princípios da educação inclusiva
  1. Toda pessoa tem o direito de acesso à educação. ...
  2. Toda pessoa aprende. ...
  3. O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular. ...
  4. O convívio no ambiente escolar comum beneficia todos. ...
  5. A educação inclusiva diz respeito a todos.

O que é preciso para ter uma escola inclusiva?

Assim, uma escola somente poderá ser considerada inclusiva quando esti- ver organizada para favorecer a cada aluno, independentemente de etnia, sexo, idade, deficiência, condição social ou qualquer outra situação.

O que fazer para melhorar a educação inclusiva?

  1. Conheça o Estatuto da Pessoa com Deficiência e leis correlatas. ...
  2. Estabeleça políticas de educação inclusiva. ...
  3. Conheça o aluno integralmente. ...
  4. Invista na qualificação profissional. ...
  5. Fomente um ambiente de cooperação e livre de preconceitos. ...
  6. Utilize recursos multifuncionais e tecnologia. ...
  7. Realize adequações nas instalações.

O que é equidade na escola?

1. Equidade está relacionada à ideia de reduzir as desigualdades que são geradas por diversos fatores sociais e econômicos e que podem levar a diferenças na aprendizagem ao se comparar diferentes grupos. 2. A promoção da equidade pode ser feita por políticas afirmativas, que garantem acesso a oportunidades iguais.

O que quer dizer a palavra equitativa?

Equitativo é um adjetivo da língua portuguesa e refere-se ao que é justo, equivalente, imparcial e igual. De acordo com a definição, ser equitativo está relacionado com o "ser justo", em um sentido moral e/ou ético.

O que é avaliação equitativa?

Princípios da avaliação equitativa

A busca da equidade avaliação parte do princípio de que não se trata de um processo à parte do objeto avaliado, e sim uma forma de olhá-lo que pode ter impacto sobre a própria concepção dos projetos e em suas formas de ação.

Quais são as principais leis que abordam sobre inclusão?

Educação Inclusiva no Brasil
  • 1961 – Lei Nº 4.024. ...
  • 1971 – Lei Nº 5.692. ...
  • 1988 – Constituição Federal. ...
  • 1989 – Lei Nº 7.853. ...
  • 1990 – Lei Nº 8.069. ...
  • 1996 – Lei Nº 9.394. ...
  • 1999 – Decreto Nº 3.298. ...
  • 2001 – Lei Nº 10.172.

Qual artigo da LDB fala sobre Educação Especial?

Art. 58 . Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais.

O que diz o artigo 59 da LDB?

O artigo 59, também da LDB, garante que os sistemas de ensino assegurarão para o atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específica.

Artigo anterior
Quais foram os principais objetivos das conferências eco-92 e da Rio 20?
Artigo seguinte
O que é a bandeira de um cartão de crédito?