Quais são os modos originários de aquisição de propriedade móvel?

Perguntado por: Sara Simões  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (42 avaliações)

O Código de 2002 disciplina 6 modos de aquisição da propriedade móvel: a usucapião, a ocupação, o achado do tesouro, a tradição, a especificação e a confusão. Juntamente com a última, trata também da comistão e da adjunção. Tais formas de aquisição serão abordadas nos itens seguintes.

Quais são as formas de aquisição originária da propriedade?

As formas originárias da aquisição da bem móvel são a ocupação, o achado de tesouro e a usucapião. Ocorre a ocupação, segundo o Código Civil, na hipótese de alguém se assenhorear de coisa sem dono (res nullius), desde que a ocupação não seja proibida pela lei (art. 1.263 do CC/02).

São modos originários de aquisição?

Conceito: Usucapião é modo originário de aquisição de propriedade , através da posse mansa e pacífica, por determinado espaço de tempo, e mediante requisitos previstos em lei. ... Requisitos para o usucapião: Res habilis – Coisa hábil, não pode ser coisa fora do comércio e nem pode ser bem público.

O que é aquisição de propriedade móvel?

Trata-se de modo de aquisição originário de propriedade, por meio do qual alguém se torna proprietário de coisa móvel sem dono ou de coisa abandonada.

São formas de aquisição originária da propriedade exceto?

São formas de aquisição da propriedade imóvel, exceto:

a usucapião.

AULA 18 - DA AQUISIÇÃO DA PROPRIEDADE MÓVEL

33 questões relacionadas encontradas

É modalidade de aquisição da propriedade de bens imóveis exceto?

d) Publicidade, presunção “juris et de juri”, territorialidade e prioridade. É modalidade de aquisição da propriedade por acessão a imóvel, exceto: a) Abandono de álveo.

São formas de aquisição?

O Código de 2002 disciplina 6 modos de aquisição da propriedade móvel: a usucapião, a ocupação, o achado do tesouro, a tradição, a especificação e a confusão. Juntamente com a última, trata também da comistão e da adjunção.

O que é Eviccao de direito?

Evicção é uma garantia legal ofertada ao adquirente, já que se ele vier a perder a propriedade, a posse ou o uso em razão de uma decisão judicial ou de um ato administrativo, que reconheça tal direito à terceiro, possa ele recobrar de quem lhe transferiu esse domínio, ou que pagou pela coisa.

Quanto à aquisição da propriedade móvel é correto afirmar que?

DIREITO DE PROPRIEDADE E SUCESSÃO questionário 1 Pergunta 1 0,25 em 0,25 pontos Quanto à aquisição de propriedade móvel, é correto afirmar que: Resposta Selecionada: d. O constituto possessorio é modo de aquisição por tradição ficta.

O que são bens móveis?

Dentro da esfera patrimonial, bens móveis são bens de essência material e que podem ser transportados sem alteração da substância ou da destinação econômico-social para outro lugar.

O que é forma originária de aquisição?

A aquisição originária decorre de um fato jurídico que permite a aquisição da propriedade sem qualquer ônus ou gravame.

Quais são os tipos de aquisição da posse?

A posse pode ser adquirida: I - pela própria pessoa que a pretende ou por seu representante; II - por terceiro sem mandato, dependendo de ratificação. A posse transmite-se aos herdeiros ou legatários do possuidor com os mesmos caracteres.

O que é aquisição originária e aquisição derivada?

A principal diferença entre ambos, de forma didática, se dá no fato que na aquisição originária, o possuidor adquire a coisa livre de quaisquer ônus que eventualmente recaiam sobre a coisa, ao passo que, na derivada, estes deverão ser suportados pelo adquirente.

Quanto às formas de aquisição da propriedade imóvel *?

*Formas de Aquisição da Propriedade Imóvel

A propriedade imóvel pode ser adquirida de forma originária (a propriedade é adquirida sem qualquer característica anterior, do outro proprietário) ou derivada (há um sentido de continuidade da propriedade anterior).

Quais são as formas elencadas quanto a de aquisição da propriedade imóvel?

A aquisição da propriedade se classifica em virtude de diversos critérios. ... Comuns a ambos é a aquisição pela sucessão, usucapião e acessão. Destas formas elencadas, verificamos que, na prática, a grande maioria dos bens imóveis adquirem-se, por ato inter vivos, pelo registro, ao passo em que os móveis pela tradição.

Quanto aos modos de aquisição da propriedade imóvel assinale a opção correta?

Em relação à aquisição da propriedade imóvel, assinale a alternativa correta. Adquire-se propriedade por avulsão em decorrência de acréscimos formados, sucessiva e imperceptivelmente, por depósitos e aterros naturais ao longo das margens das correntes, ou pelo desvio das águas desta.

Quanto à aquisição e perda da propriedade é correto afirmar?

Quanto à aquisição e perda da propriedade, é correto afirmar: A enquanto não se promover, por meio de ação própria, a decretação de invalidade do registro, e o respectivo cancelamento, o adquirente continua a ser havido como dono do imóvel.

Quanto à aquisição pela usucapião é correto dizer?

No tocante à aquisição de propriedade, é correto afirmar: a) A aquisição da propriedade móvel por usucapião dar-se-á se a posse da coisa prolongar-se por três anos, independentemente de título ou boa-fé.

O que é evicção do imóvel?

No setor imobiliário, diz-se que acontece a evicção quando há perda total ou parcial do imóvel em face de terceiro, possuidor de direito anterior, através de decisão judicial.

Quais são os efeitos da evicção?

Na evicção parcial, o evicto pode requerer a rescisão do contrato e a indenização pela perda. No caso de existir interesse na continuidade do bem, é possível requerer somente a indenização. E, por fim, se a perda não for considerável, fará jus apenas a indenização.

O que é evicção e quais são os seus fundamentos jurídicos?

Evicção consiste na perda parcial ou total da coisa em virtude de sentença judicial ou ato administrativo, atribuindo a coisa a terceiro em razão de motivo jurídico anterior ao contrato. Ou seja, é a perda da coisa pelo adquirente, porque o alienante não era o real titular da coisa que alienou.

O que é aquisição no direito civil?

1.204. Adquire-se a posse desde o momento em que se torna possível o exercício, em nome próprio, de qualquer dos poderes inerentes à propriedade. A aquisição pode classificar-se em originária ou derivada.  adquire-se o direito em sua plenitude.

Quais as formas de aquisição e perda da propriedade imóvel?

São modos aquisitivos e extintivos da propriedade mobiliária: a ocupação, a especificação, a confusão, a comistão, a adjunção, o usucapião, a tradição e a sucessão hereditária; são considerados modos originários de aquisição e perda: a ocupação e o usucapião, porque neles não há qualquer ato volitivo de ...

Pode ser objeto de hipoteca exceto?

Bem imóvel dado em anticrese não pode ser objeto de hipoteca, exceto em favor do credor anticrético. Por ser vinculada à propriedade do imóvel, a propriedade superficiária não pode ser autonomamente objeto de direitos reais de garantia, ao contrário da hipoteca.

Quais as modalidades de usucapião de imóveis?

As modalidades da usucapião de imóveis são as seguintes: Ordinário; Extraordinário; Especial Rural; Especial Urbano; Especial Familiar; Coletivo; e bens móveis: Ordinário e Extraordinário.

Artigo anterior
O que significa reduzir reutilizar reciclar e repensar?
Artigo seguinte
O que são necessidades ilimitadas?