O que pode dificultar a movimentação das discordâncias E o que ocorre quando isso acontece?

Perguntado por: Telmo Miranda  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (31 avaliações)

Os contornos de grão são barreiras que dificultam a movimentação das discordâncias, pois uma discordância não consegue atravessá-los.

O que são discordâncias e como podem ocorrer?

 Uma discordância é um defeito cristalino linear no qual diversos átomos estão desalinhados e consequentemente provocam uma distorção na estrutura cristalina.  Toda a teoria de deformação plástica e endurecimento de metais é fundamentada na movimentação de discordâncias.

Como ocorre o movimento das discordâncias?

As discordâncias possibilitam a deformação plástica, pois a quebra das ligações atômicas ocorre de forma localizada exigindo assim menores tensões. Tal fenômeno é denominado DESLIZAMENTO (ou ESCORREGAMENTO).

O que ocorre com as discordâncias ao se fazer um tratamento térmico?

A maciez original é inteiramente restaurada pelo aquecimento acima da temperatura de recristalização, quando se formam novos grãos com baixa densidade de discordâncias. Os grãos se desenvolvem até que a estrutura toda esteja RECRISTALIZADA. A microestrutura resultante é equiaxial.

Por que não ocorre movimento de discordâncias na maioria dos materiais cerâmicos iônicos )?

Os campos de tensão gerados por átomos de soluto interagem com os campos de tensão das discordâncias, dificultando a movimentação das discordâncias e, conseqüentemente, promovendo endurecimento. Os precipitados também dificultam o movimento das discordâncias.

Movimentação de discordâncias

42 questões relacionadas encontradas

Quais são as principais causas da formação de discordância?

As discordâncias são originadas durante a solidificação dos sólidos cristalinos, elas são criadas devido às condições de processamento (a forma usada na fabricação do material) e por forças mecânicas que atuam sobre o material.

O que é discordância nos materiais?

Em ciência dos materiais, um deslocamento, deslocação ou discordância é um defeito ou irregularidade na estrutura cristalina. A presença de deslocamentos influencia fortemente muitas das propriedades dos materiais. A teoria foi originalmente desenvolvida por Vito Volterra em 1905.

O que pode ocorrer quando discordâncias ao se movimentarem interagirem com contornos de grão dentro de uma matriz cristalina?

Os contornos de grão são barreiras que dificultam a movimentação das discordâncias, pois uma discordância não consegue atravessá-los. Grãos tem orientações cristalinas diferentes.

Como as discordâncias aumentam a resistência mecânica dos materiais?

O encruamento no material ocorre quando as discordâncias se deslocam para regiões mais energéticas do material como os contornos de grãos, gerando como consequência o aumento na dureza. O aumento do tamanho de grão provocado por um processo de laminação a quente aumenta a resistência do material.

Por que a presença de discordâncias deixa o material mais macio?

Porque quando é adicionado elementos de liga, o movimento das discordâncias é dificultado, elevando assim as propriedades mecânicas. Esse novo elemento funciona como uma barreira, sendo que o efeito é acentuado pela quantidade, ou pela diferença do tamanho dos átomos.

Como as discordâncias se deslocam no material?

O encruamento no material ocorre quando as discordâncias se deslocam para regiões mais energéticas do material como os contornos de grãos, gerando como consequência o aumento na dureza. O aumento do tamanho de grão provocado por um processo de laminação a quente aumenta a resistência do material.

Como se move uma discordância em aresta?

Para que ocorra a movimentação das discordâncias é necessário impormos uma componente de tensão cisalhante. Tanto para a discordância em aresta quanto para a discordância em hélice essa componente de tensão cisalhante deve agir paralelamente ao vetor de Burgers.

Por que ocorre a deformação?

A deformação plástica ou permanente é provocada por tensões que ultrapassam o limite de elasticidade, e é o resultado de um deslocamento permanente dos átomos que constituem o material.

Quais os tipos principais de discordâncias?

Os dois principais tipos de discordâncias são: em cunha (aresta) e em hélice (espiral). Discordâncias em aresta são o resultado da adição de um semiplano na rede cristalina.

Como acontece a deformação nos Policristais?

Quando metais policristalinos são deformados, a deformação plástica em cada grão ocorre em um sistema de escorregamento distinto, gerando incompatibilidae de deformação entre os grãos.

Como ocorre a deformação em um Monocristal?

DEFORMAÇÃO PLÁSTICA DE MONOCRISTAIS METÁLICOS

As bandas de escorregamento são provocadas pelo escorregamento, ou deformação devida às tensões de corte, dos átomos do metal que se encontram em determinados planos cristalográficos designados por planos de escorregamento.

Qual a relação entre aumento de resistência de um material e as discordâncias?

discordâncias confere maior dureza e mais resistência a um material.

Quais são os mecanismos para aumentar a resistência de um material?

Os materiais podem experimentar dois tipos de deformação, a elástica e a plástica. Na deformação plástica é permanente e as ligações entre os átomos são rompidas e formadas novamente.

Como é possível aumentar a resistência mecânica do aço?

Dentro do aço, o carbono, juntando-se com o ferro, forma um composto chamado carbeto de ferro (Fe3C), uma substância muito dura. Isso dá dureza ao aço, aumentando sua resistência mecânica.

O que são discordâncias na estrutura cristalina?

Os defeitos de linha, também chamados de discordâncias são defeitos que causam a distorção da rede cristalina em torno de uma linha e caracterizam-se por envolver um plano extra de átomos.

O que vem a ser uma discordância em cunha?

Uma discordância em cunha ocorre pela interrupção de um plano atômico. Este tipo de discordância pode ser descrita como a aresta de um plano atômico extra inserido na estrutura cristalina, como é mostrado na Figura 4.12, o que faz com que também seja denominada discordância em aresta.

Por que Contorno de grão é considerado um defeito?

Que tipo defeito é considerado um contorno de grão? ... Contorno de grão é um defeito que causa um empacotamento atômico menos eficiente, que favorece a difusão e a nucleação de novas fases, mas que dificulta o movimento das discordâncias, e por isso quando maior ele for, maior é a resistência do material.

O que são e quais são os defeitos pontuais?

Os defeitos pontuais são aqueles associados a uma ou duas posições atômicas e podem se apresentar na forma de lacuna e autointersticiais ou impurezas. Lacunas são sítios vagos na rede cristalina em lugares que normalmente seriam ocupados por átomos.

O que é um defeito cristalino?

Defeito cristalino é uma imperfeição ou um "erro" no arranjo periódico regular dos átomos em um cristal.

Por que as discordâncias possuem papel fundamental na deformação plástica dos metais?

Em uma escala microscópica a deformação plástica é o resultado do movimento dos átomos devido à tensão aplicada. Durante este processo ligações são quebradas e outras refeitas; ... Então, a formação e movimento das discordâncias têm papel fundamental para o aumento da resistência mecânica em muitos materiais.

Artigo anterior
Como funciona o programa de atendimento domiciliar?
Artigo seguinte
Como se calcula o produto escalar?