Quais os linfonodos que se localizam na região cervical?
Perguntado por: Daniel Faria de Abreu | Última atualização: 7. Juni 2025Pontuação: 4.6/5 (5 avaliações)
Apresentaremos a seguir, resumidamente, as referências anatômicas para a localização dos linfonodos cervicais: Nível I - Entre o osso hióide e o m. milo-hióideo.
Quais são os linfonodos cervicais?
Nível 1: está localizado na região abaixo do queixo, abaixo da mandíbula. Nível 2: está localizado perto da ponta da orelha. Nível 3: está localizado na parte média lateral do pescoço. Nível 4: está localizado próximo da clavícula, o osso que divide o tórax do pescoço.
O que é um linfonodo cervical?
Um linfonodo cervical, popularmente conhecido como gânglio linfático, é uma estrutura relacionada ao sistema linfático. Sabemos que o sistema linfático é responsável pela drenagem da linfa. Em nosso pescoço, podem ser encontrados cerca de 300 linfonodos cervicais, que podem sofrer com algumas condições.
Quais os dois linfonodos profundos que temos na região cervical?
- O linfonodo jugulodigástrico encontra-se posterior e inferiormente à mandíbula, e drena as tonsilas e a língua;
- O linfonodo júgulo-omo-hióideo é encontrado próximo ao músculo omo-hióideo, e drena a língua.
Quais os linfonodos do pescoço?
Na junção entre a cabeça e o pescoço existem cinco grupos de linfonodos que formam o colar linfático pericervical, também chamado de círculo linfático pericervical. Eles são os linfonodos occipitais, mastóideos, parotídeos superficiais e profundos, submandibulares e submentuais.
Linfonodos cervicais: anatomia, função e doenças relacionadas | Dr. Arthur Vicentini
Tem linfonodos na nuca?
Realmente temos linfonodos na região occipital e eles podem estar aumentados em doenças como o linfoma, porém seria incomum sem outras linfonodomegalias ("ínguas") no restante do pescoço. Nódulo hepatico pode ser alteração benigna e deve ser investigado mais a fundo.
Quais são os linfonodos da cabeça e pescoço?
Os linfonodos da cabeça e pescoço estão localizados superficial ou profundamente em relação aos tecidos adjacentes. Os linfonodos superficiais da cabeça estão divididos em cinco grupos: occipitais, mastóideos, pré-auriculares, parotídeos superficiais e da face.
O que é linfonodos cervicais de aspecto reacional?
Linfonodos reacionais são linfonodos ativados, devido alguma infecção em andamento, como uma faringite, amigdalite, cárie dentária, acne, tuberculose ganglionar, hiv... Geralmente os linfonodos recionais, benignos, são aumentados mas diminuem após tratado a infecção, são dolorosos, móveis, moles.
Quando o linfonodo pode ser câncer?
As pessoas com sinais de alerta têm mais chance de terem uma doença grave, mas o inchaço dos linfonodos na ausência de outros sintomas também pode ser uma doença grave. Linfonodos endurecidos, muito aumentados e sem mobilidade quando empurrados podem indicar câncer.
Como saber se o linfonodo é maligno ou benigno?
O linfonodo que sofre transformação maligna tende, no início, a apresentar morfologia arredondada, mantendo seus limites com os planos adjacentes. Com a evolução da doença, pode passar a ter bordas boceladas ou espiculadas, perdendo seus limites com os tecidos ao redor.
Quando o linfonodo é preocupante?
Os linfonodos aumentados podem ser também sintoma precoce de câncer. Assim, indivíduos apresentando linfonodos aumentados que não diminuem de tamanho por vários dias, merecem um check-up descartando câncer através de exames de sangue, biópsia ou tomografia, por exemplo.
Como palpar linfonodos cervicais?
O melhor método de palpar essas cadeias é posicionando-se de frente para o paciente e lentamente ir palpando com movimentos circulares e contínuos todo o trajeto de cada cadeia. Um dado interessante é referente à presença de linfonodos palpáveis na membrana hipotireóideia.
Quantos níveis Linfonodais existem no pescoço?
Os linfonodos cervicais dividem-se segundo uma referência topográfica. Desse modo são classificados em cinco níveis anatômicos: I.
Quais os sintomas do linfonodo maligno?
- Perda de peso excessiva;
- Febre;
- Sudorese;
- Alteração na voz;
- Alteração na respiração;
- Sangramento na boca;
- Dificuldade de deglutição;
- Feridas na pele ou na parte aero-digestiva alta.
Qual o tamanho de um linfonodo maligno?
A presença de três ou mais linfonodos, medindo 10 mm ou mais no eixo transversal, numa determinada região deve ser considerada suspeita.
Como é o linfonodo de câncer?
Diagnóstico do câncer nos linfonodos
Os linfonodos normais são pequenos e podem ser difíceis de serem diagnosticados, mas quando há uma infecção, inflamação ou câncer, os gânglios podem aumentar de tamanho. Os localizados próximos da superfície do corpo podem ser palpados e alguns podem até ser vistos.
Qual o tratamento para linfonodo cervical?
Nesses casos, o tratamento para linfonodos cervicais pode ser feito por meio de: Cirurgia; Quimioterapia; Radioterapia.
É normal ter linfonodos no pescoço?
O aparecimento de um caroço no pescoço é bastante frequente. Na maioria dos casos, é decorrente de um linfonodo, também chamado de gânglio linfático, que encontra-se aumentado ou com inchaço. Essa condição é popularmente conhecida como íngua. Podem ser indolores ou causar alguma dor ou desconforto.
Qual o tamanho normal dos linfonodos do pescoço?
Usualmente o tamanho normal do linfonodo é menor que 1 cm de diâmetro, embora haja variações nas diferentes regiões e idades. Nas crianças (2-10 anos) geralmente os linfonodos normais são maiores em tamanho, e aqueles > 2-3 cm são usualmente sugestivos de malignidade ou de doença granulomatosa.
O que pode causar aumento dos linfonodos cervicais?
As infecções são a causa mais comum de adenopatias cervicais. Os gânglios linfáticos aumentam de tamanho enquanto tentam combater os patógenos invasores. Infecções comuns que causam adenopatias cervicais incluem: Infecções do trato respiratório superior (gripes, resfriados, faringites...)
O que causa linfonodos na nuca?
Inflamação dos gânglios linfáticos
A inflamação dos gânglios linfáticos, também chamada de adenite ou linfadenite cervical, geralmente indicam uma infecção da região, podendo também surgir devido a doenças auto-imunes, uso de remédios ou mesmo câncer de cabeça, pescoço ou linfoma, por exemplo.
Qual médico trata linfonodos no pescoço?
Ao perceber um caroço no pescoço, é essencial não ignorá-lo e buscar orientação médica rapidamente. Seja com um cirurgião de cabeça e pescoço ou endocrinologista, a identificação precoce e o tratamento adequado são fundamentais para garantir a saúde e o bem-estar do paciente.
Quando um nódulo na nuca e preocupante?
No entanto, quando os nódulos no pescoço atingem pacientes adultos e demoram para desaparecer, é preciso buscar ajuda médica para a realização de exames complementares, especialmente se o paciente for alcoólatra ou fumante. Nesses casos, os nódulos podem ser um sinal de câncer no pescoço.
Onde ficam os linfonodos da cabeça?
Eles se encontram da borda posterior do músculo esternocleidomastóideo até a borda anterior (lateral) do músculo trapézio. Os linfonodos de nível Xb recebem vasos eferentes da parte posterior do couro cabeludo com cabelo e estão em risco de metástases de câncer de pele da área occipital.
Para que serve teste Speed?
Como alterar ordem na Rico?